Abertura do 62º Festival do Folclore reúne 31 mil pessoas para celebrar a diversidade cultural brasileira no Recinto

Cerimônia celebrou a cultura popular e anunciou o Amazonas como estado homenageado da edição do ano que vem

A 62ª edição do Festival do Folclore de Olímpia foi aberta em grande estilo na noite do último sábado, dia 1º de agosto, em uma noite marcada pela emoção e alegria. Com o tema “Aquele Abraço”, em homenagem ao estado do Rio de Janeiro, o evento celebra seu Jubileu de Alecrim e reúne mais de 70 grupos folclóricos e parafolclóricos de 21 estados, das cinco regiões brasileiras.

Segundo a Comissão Organizadora, cerca de 31 mil pessoas estiveram presentes no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” para acompanhar a noite de abertura e as transmissões alcançaram cerca de 10.200 mil visualizações.

A programação oficial teve início com o lançamento do Anuário do 62º FEFOL, no Pavilhão Institucional. A publicação registra a memória viva de cada edição, com informações sobre os grupos participantes, homenagens, fotografias, pesquisas e registros que preservam a história do evento. Na sequência, foi inaugurada a nova Vila Brasil, totalmente revitalizada, ampliando a experiência cultural do público ao integrar gastronomia, música e tradições populares.

O momento mais esperado ficou por conta do Espetáculo de Abertura, preparado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Defesa do Folclore, envolvendo cerca de 600 participantes, entre alunos, professores, funcionários da rede municipal, artistas e convidados. Inspirada no legado do professor José Sant’anna, a apresentação reforçou o papel da educação na preservação das tradições populares e abordou o tema da edição, arrancando aplausos e vibração do público. Em seguida, os grupos participantes que já estavam em Olímpia fizeram um grande desfile pela arena do Recinto do Folclore.

Durante a cerimônia, o representante do Ministério da Cultura, Sebastião Soares, destacou a importância do Festival do Folclore de Olímpia para a preservação da cultura popular brasileira. “O Festival do Folclore de Olímpia é um espelho; nele o Brasil se olha e se reconhece em sua diversidade”, afirmou.

Outro momento marcante da noite foi o anúncio oficial do Amazonas como estado homenageado da 63ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, em 2027. Na ocasião, a secretária de Cultura de Parintins celebrou a escolha e o fortalecimento dos laços. “É um orgulho para a cidade de Parintins ter assinado o pacto de irmandade cultural com Olímpia e, ainda, sermos o estado escolhido como homenageado para 2027. Vamos trazer a tradição dos bois Garantido e Caprichoso”, declarou.

Participaram da cerimônia o prefeito Geninho Zuliani; o representante do Ministério da Cultura, Sebastião Soares; a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton; a secretária de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Ana Biselli Aidar; a subsecretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Viana; o vice-prefeito Dr. Márcio Iquegami; a secretária municipal de Cultura e Defesa do Folclore e presidente da Comissão Organizadora do Festival, Priscila Foresti; a presidente de honra da Comissão do Folclore, Professora Cidinha Manzoli; o presidente da Câmara Municipal, Flávio Olmos, acompanhado dos vereadores; além dos secretários municipais.

Também prestigiaram a abertura o presidente da Fundação MIS do Rio de Janeiro, César Miranda Ribeiro; o diretor-geral e presidente do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), Francisco Carlos Teixeira Brando; a secretária de Cultura de Parintins, Rozenilce Santos; o secretário-adjunto de Cultura da cidade de São Paulo, Rodrigo Massi; o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Myriel Neto; Clarismundo Sant’anna, irmão do saudoso professor José Sant’anna; o produtor Davi Mendes, da Intercultural Produções, parceira do Festival, além de membros da Comissão Organizadora e demais convidados.

Com a abertura oficial realizada, o público acompanhou as primeiras apresentações do palco principal, que teve como destaque os grupos representantes do estado homenageado, o Rio de Janeiro. A noite contou com as apresentações do Mineiro Pau e Boi Pintadinho, de Santo Antônio de Pádua; Ciranda de Tarituba, de Paraty; Associação Carnavalesca de Bois Malhadinhos, de Quissamã; Afoxé Maxambomba, de Nova Iguaçu; e A Brilhante Estrela de Belém, do Rio de Janeiro.

Encerrando a programação da primeira noite, o público recebeu um dos grandes nomes do samba brasileiro: Neguinho da Beija-Flor, que levou para a arena do Recinto do Folclore um espetáculo repleto de sucessos, emoção e referências à cultura carioca, coroando a abertura da 62ª edição do Festival do Folclore de Olímpia.

O 62º FEFOL segue até o dia 10 de agosto, com diversas atividades gratuitas, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” e pela cidade. A programação completa está disponível no site https://www.folcloreolimpia.com.br/servicos/programacao/92/

Fotos: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72177720334948922/

62º Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL)

Datas: 1º a 9 de agosto de 2026

Local: Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna” — Av. Menina Moça, 800 — Olímpia/SP

Entrada gratuita

Canais oficiais: linktr.ee/folcloreolimpia

Related Posts:

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2026 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página