O Matterhorn sempre foi um símbolo da Suíça e um lugar de força e estabilidade. Zermatt está convencido: tão forte quanto a Matterhorn, a sociedade agora deve permanecer unida, ancorada e deixar a tempestade passar. Com referência a este símbolo, a montanha vem sendo iluminada diariamente desde 24 de março de 2020 – se as condições climáticas permitem.
Esperança, solidariedade e gratidão!
Fiel ao lema “luz é esperança”, Zermatt quer dar às pessoas um sinal de esperança e solidariedade neste momento difícil da pandemia de coronavírus. A vila mostra solidariedade a todas as pessoas que estão sofrendo atualmente e é grata a todos aqueles que estão ajudando a sobreviver à crise. Isso inclui a equipe médica, todos que garantem a logística e o suprimento da população, bem como aqueles que ficam em casa por respeito e adaptam sua rotina e tarefas diárias às circunstâncias.
O artista suíço Gerry Hofstetter, é responsável pela implementação do projeto. Desde 1999, o artista da luz transforma edifícios, monumentos, paisagens e montanhas em objetos de arte temporários em todo o mundo.
A noite de 22 de abril de 2020 às 02:30 – 03:00 (horário da Suíça), 21h30 – 22h de 21 de abril (horário de Brasília), foi dedicada aos brasileiros.
Entre os países da América do Sul, o Brasil é o país mais afetado pelo coronavírus. Com a projeção da bandeira, Matterhorn leva a mensagem de esperança e força para sobreviver à crise.
A bandeira do Brasil, com mais de 1.000 metros, foi testemunhada também em webcams no website: www.zermatt.ch/en/hope.