Rota Gastronômica Mantiqueira Paulista e Rios do Vale – Em Paraibuna, a Serra da Mantiqueira tem um doce sabor de infância

Portão de entrada da fábrica da Bananinha Paraibuna. Foto: Beatriz Yamamoto

De uma receita caseira a um ícone presente nos lares de milhões de brasileiros, a famosa “bananinha” mantém seu legado com produtos que ultrapassa gerações

Na Estância Turística de Paraibuna, que integra a Rota Gastronômica Mantiqueira Paulista e Rios do Vale, há diversos atrativos culturais, gastronômicos, náuticos, naturais, religioso, esportivo. Porém, existe uma atração que tornou a cidade famosa e deu à Serra da Mantiqueira, um doce sabor de infância, literalmente. Trata-se da loja de fábrica da famosa “Bananinha Paraibuna”. Nesta loja, o visitante consegue encontrar todos os produtos produzidos pela empresa, num só lugar.

O doce, um ícone da gastronomia brasileira, que colocou a cidade no mapa de milhões de brasileiros, vem de uma receita caseira criada pelo mineiro Célio Geraldo da Silva, após uma adversidade em sua vida profissional. Com a chegada das grandes lojas de departamentos, o alfaiate Célio ficou sem serviço, então, no ano de 1975, começou a fazer doces nos fundos da casa onde morava com a esposa Jacyra Paiola da Silva e os filhos. Entre os doces que vendiam, um feito apenas com banana e açúcar, logo se destacou e impulsionou as vendas da empresa artesanal. Nascia assim, a bananinha mais adorada do Brasil.

Bananinha Paraibuna. Foto: Beatriz Yamamoto

Já em meados dos anos 80, um casal de amigos que gostava muito de bananinha, mas que por serem diabéticos não podiam consumi-la em maior quantidade, inspiraram o casal a criar uma versão sem açúcar, somente com banana. “Hoje, 74% das nossas vendas, é bananinha sem açúcar, ela representa tanto que a gente criou a linha mix. O que é a linha mix? É a bananinha sem açúcar com um mix de ingredientes para tornar o que é bom ainda melhor, a gente brinca sempre, então eu tenho ela com nibs de cacau e cacau em pó e tem ela também com mix de castanhas: castanha de caju, Pará e amendoim. E como bons mineiros doceiros, a gente inventou a paçoca também, disse Júlia Paiola, neta de Célio e Supervisora Comercial e Marketing da Bananinha Paraibuna.

Fotos: Viagem News

No ano de 2011, foi criada a bananinha com chocolate, em 2020, foi lançada a paçoca de bananinha com açúcar contendo 64% de amendoim. Em razão da pandemia, essa paçoca foi relançada no ano de 2022, ganhando, logo em seguida, uma versão sem açúcar, com xilitol. E mais recentemente, foi relançado o pack “Favoritos”, com um ítem de cada produto. O produto mais novo é o pacote de 70g da linha mini da Turma da Mônica em parceria com a Maurício de Souza Produções.

A empresa está sempre expandindo seu portifólio com novos produtos, mas sempre mantendo seu legado que já ultrapassa gerações.

Related Posts:

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2026 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página