Carreiras de sucesso: Programa Social da Azul transforma vidas de jovens aprendizes

Mais de 2 mil jovens já ingressaram na Azul como aprendizes, e cerca de 600 foram efetivados

Histórias pessoais mostram como a iniciativa pode impulsionar carreiras profissionais no país

Melhor Aprendiz – 70 estudantes iniciaram na Azul semana passada

Para muitos jovens em vulnerabilidade social, o futuro profissional costuma parecer um caminho distante. Mas dentro dos hangares e escritórios da Azul, essa realidade pode mudar. O Melhor Aprendiz – programa social da companhia voltado a pessoas em vulnerabilidade social – tem revelado talentos, dando a estudantes a chance de crescer, aprender e transformar suas histórias profissionais. Atualmente, a empresa, líder em número de voos atendidos no país, conta com um total de 238 estudantes aprendizes atuando como Tripulantes. Já foram efetivadas pela aérea cerca de 600 pessoas.
 

No Brasil, 65 mil jovens foram contratados como aprendizes nos primeiros cinco meses de 2025, elevando o número total para mais de 600 mil com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Azul colabora de perto com os avanços nacionais, já tendo recrutado e capacitado 2.053 jovens para o mercado de trabalho, desde seu lançamento. Para se ter uma ideia, a seleção mais recente recebeu 15 mil inscritos, cujos selecionados ingressarão na companhia em setembro deste ano.

Melhor Aprendiz – 70 estudantes iniciaram na Azul semana passada

Caroline Morgado – de aprendiz a gerente de base aérea

No ano passado, A Azul teve a oportunidade de participar da Jornada de Conhecimento do Movimento Educa30, promovida pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A imersão nos permitiu identificar que já colocamos em prática, por meio do Melhor Aprendiz, grande parte das diretrizes esperadas pelas Nações Unidas para empresas comprometidas com transformação social. A Companhia fica feliz em contribuir com o crescimento profissional e a qualidade de vida desses jovens“, destacou Antônio Dibai, diretor de Pessoas da Azul.
 

Plano de voo – A Azul também acompanha de perto o crescimento dos seus Tripulantes, tanto nas cabines quanto no solo. Caroline Morgado é um exemplo inspirador dessa trajetória. Com apenas 30 anos de idade, passou metade de sua vida como colaboradora da Companhia. Natural de Campinas (SP), graduada em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Pessoas, ela iniciou sua trajetória na Azul como Melhor Aprendiz, em 2010, aos 15 anos, e hoje comanda uma base inteira. “Precisava muito trabalhar para melhorar a vida da minha família. Soube da oportunidade depois de me candidatar em uma plataforma de estágio em Campinas. Meu perfil se encaixava em uma vaga na Azul. Disputei com outros 50 candidatos e me destaquei“, conta Caroline.
 

Decolagem – A paixão de Caroline pela aviação crescia junto com suas aspirações. Embora surgissem oportunidades na área administrativa, ela escolheu permanecer no setor até conquistar uma vaga como Tripulante de solo, em uma das bases da Azul. Após concluir o programa de aprendizagem, foi efetivada como Auxiliar de Aeroporto, atuando no check-in em Campinas, onde lidava diretamente com os Clientes. “Tive paciência, me dediquei bastante e finalmente cheguei onde queria. Logo surgiu uma promoção para Agente de Aeroporto e, enfim, fui para o solo como blue cap – hoje chamada de Pista Azul – onde passei a atuar nas operações de pista“, relembra Caroline.
 

Altitude de Cruzeiro – Após vivenciar a rotina intensa do aeroporto e ainda mais apaixonada pela aviação, Caroline se desafiou novamente e foi promovida a Supervisora de Aeroporto em Ribeirão Preto (SP), mudando de cidade aos 20 anos para seguir seu sonho. “Depois dessa mudança, veio outra grande oportunidade: fui promovida a Coordenadora de Base B, onde fiquei por mais de três anos. Em seguida, assumi como Coordenadora de Hub em Viracopos – uma conquista que me fez acreditar ainda mais no processo, já com a vida estruturada e muitos sonhos na bagagem“, conta.
 

Pouso seguro – O retorno à cidade natal marcou uma virada na trajetória de Caroline. Em 2024, surgiu uma oportunidade para atuar como Coordenadora de Base, e ela se mudou para Londrina (PR), onde exerce a função há 10 meses. “Esse novo desafio significa muito para mim. Focar nas metas fez toda a diferença na minha carreira aeroviária, e isso me enche de orgulho. Com o cargo, vieram novas responsabilidades, como liderar um time de 21 Tripulantes e gerir processos operacionais mais complexos. Nos últimos meses, nossa base tem se destacado no ranking de aderência de solo, indicador que mede a pontualidade dos voos, o que mostra que estamos indo bem“, destaca Caroline.
 

Nova rota – O plano de voo mudou novamente, e Caroline já traça novas rotas. Estuda outros idiomas com o objetivo de gerenciar uma base internacional na Azul. “Espero que essa oportunidade venha em breve, pois estou muito focada em manter bons resultados na gestão. Minhas malas já estão prontas para esse novo desafio“, conclui.

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright