Brough of Birsay. Foto: © VisitScotland / Ian Cowe
Esqueça a lista de lugares para ver e coisas para fazer em sua próxima visita à Escócia e descubra os prazeres da viagem lenta.
A viagem lenta é melhor descrita como uma perspectiva que inspira os viajantes a reservar um tempo para realmente mergulhar em um destino.
Você pode fazer isso de várias maneiras, mas a ideia principal é desacelerar e permitir-se o espaço e o tempo para rejuvenescer adequadamente – para experimentar plenamente a jornada, em vez de simplesmente ir de A para B. Em suma, trata-se de conhecer um recanto do país e fazer uma ligação com as suas gentes, gastronomia, cultura e ambiente natural.
Aqui estão nove ideias para aventuras lentas e sustentáveis que você pode fazer na Escócia em um ritmo descontraído.
1 – Pedale pelas Terras Altas das Terras Baixas
Galloway Forrest Park
Loch Ken Eco Bothies – O Osprey Bothy. Foto: © VisitScotland / Luigi Di Pasquale
Dumfries & Galloway é frequentemente descrito como ‘Escócia em miniatura’. Em nenhum lugar isso é mais aparente do que no Galloway Forest Park, que abriga 250 lagos, florestas extensas, colinas ondulantes de urze e vales tranquilos. Também possui as premiadas trilhas de mountain bike 7stanes em Glentrool.
Leve o seu tempo explorando este microcosmo da Escócia em trilhas como a Big Country Route, uma rota de 36 milhas repleta de descidas emocionantes e vistas de tirar o fôlego. Com tanto para ver e fazer, você pode facilmente passar uma semana ou mais neste deserto frequentemente ignorado. Hospede-se em um dos cinco botes localizados dentro do parque nas margens do Loch Ken, ou opte por um dos três botes ecológicos fora da rede que vêm com seu próprio caiaque e uma banheira de hidromassagem de madeira.
2 – Dê um passeio ao crepúsculo em Orkney
Orkney continental
Pilha marítima do Castelo de Yesnaby, na costa oeste de Orkney
O meio do verão nas Ilhas do Norte é um período de dias intermináveis - conhecido como as noites brancas em Orkney e o crepúsculo em Shetland – que dá aos visitantes a chance de explorar mais as ilhas do que em qualquer outra época do ano, sem serem pressionados por tempo.
O continente de Orkney, onde os mares do Atlântico e do Norte se cruzam, é conhecido por seus espetaculares pores do sol – especialmente durante a temporada de noites brancas. Observe o sol quase se pondo abaixo do horizonte por volta das 22h em um local dramático como Longagleeb, onde o mar corta uma fenda na costa, antes de embarcar em uma caminhada crepuscular enquanto continua em direção à ponte em Brough of Birsay. Aqui, você pode cruzar para uma ilha de maré vazia para ver ruínas pictas e nórdicas iluminadas pela luz de um dos famosos faróis de Stevenson. Continue mais adiante e escolha um local para assistir ao nascer do sol por volta das 4h.
3 – Tenha uma experiência de spa sobre rodas
Terras Altas da Escócia
O Trem a Vapor Jacobita. Foto: © VisitScotland / Ian Rutherford
As viagens de trem são uma ótima maneira de relaxar, desestressar e refletir sobre o campo que passa. Leve esta clássica experiência de viagem lenta para o próximo nível a bordo do Belmond Royal Scotsman, um trem de luxo que serpenteia pelas Terras Altas da Escócia, e agende um horário em seu spa exclusivo.
Experimente os tipos de tratamentos que você encontraria em qualquer spa de luxo, incluindo tratamentos faciais, massagens e manicure durante esta viagem de trem mais tranquila e tranquila. Construídas a partir de madeira sustentável, as salas de tratamento gêmeas também oferecem vistas fascinantes das belas paisagens escocesas que se desenrolam do lado de fora de sua janela enquanto você está envolto em luxo.
Embarque nas ferrovias da Escócia
4 – Navegue pelo Canal da Caledônia
O Grande Vale
O Canal da Caledônia. Foto: © VisitScotland / Airborne Lens
A viagem lenta tem tudo a ver com fazer o quanto você quiser nas férias. Parece atraente? Um cruzeiro tranquilo a bordo de uma barcaça tradicional que desce pelas águas serenas do Canal da Caledônia pode ser a escolha perfeita para sua próxima pausa escocesa. À medida que sua embarcação percorre lentamente o majestoso Great Glen da Escócia, você pode optar por simplesmente relaxar e admirar os lagos cintilantes e as magníficas montanhas flutuando ou desembarcar e explorar a paisagem em caminhadas, passeios de bicicleta ou até passeios de caiaque.
Reserve uma estadia em um barco
5 – Forragem para o seu jantar nas Terras Altas
Roshven, Lochailort
Acampamento selvagem em Glentrool. Foto: © Forestry and Land Escócia
Viagem lenta significa levar tudo em um ritmo mais lento. Isso também se aplica à degustação de comidas e bebidas locais. Abrace seu caçador-coletor interior com Wildwood Bushcraft e vá em busca de ingredientes selvagens em destinos intocados das Terras Altas para criar seu próprio banquete de origem natural, nutritivo e sustentável, cozido em uma fogueira.
Liderado por um guia especializado, você aprenderá a preparar uma incrível variedade de pratos – incluindo sobremesa – de frutos do mar comestíveis, frutos do mar e plantas. Descubra novos sabores fantásticos ao longo do caminho, enquanto estabelece uma conexão mais profunda com o mundo natural.
Dica importante: o Lynbreck Croft de 150 acres in the Highlands oferece cursos de forrageamento, artesanato em madeira e agricultura de baixa intensidade.
Experimente o acampamento selvagem
6 – Jogue Midnight Golf na Escócia
Lerwick
O Shetland Golf Club está localizado no Dale Golf Course de 18 buracos. Foto: © VisitScotland / Paul Tomkins
Você não experimentará um jogo de golfe mais tranquilo e descontraído em nenhum outro momento ou lugar do que no Shetland Golf Club durante o meio do verão ou da fervura fraca . Aproveite ao máximo até 19 horas de luz do dia durante junho e julho e siga para o segundo campo de 18 buracos mais ao norte da Grã-Bretanha. Localizado ao norte de Lerwick, você pode participar de competições de golfe que começam à meia-noite, cercadas por algumas das paisagens costeiras mais deslumbrantes que se possa imaginar. Outros campos, como o Asta Golf Club e o Whalsay Golf Club, também oferecem horários de funcionamento estendidos durante o período de verão.
Dica importante: experimente a Shetland Late Summer Experience. Esta viagem de sete dias liderada por naturalistas locais explora a notável vida selvagem do arquipélago. Começa no continente em Sumburgh Head antes de continuar para a Ilha de St Ninian e seguir para Unst, a ilha mais ao norte do Reino Unido.
7 – Viva a Vida Rural
Vários locais
Aikenshill House, uma pousada e fazenda de gado. Foto: © VisitScotland / North East 250 / Damian Shields
Acorde em uma verdadeira fazenda escocesa e descubra uma nova maneira de viver. De acomodações modernas construídas especificamente para quartos lindamente decorados em fazendas centenárias, sua estadia em uma fazenda pode ser tão luxuosa ou básica quanto você desejar. Passe seus dias aprendendo sobre a realidade cotidiana da vida na fazenda enquanto coloca a mão na massa trabalhando com plantações ou gado e descubra como os produtos locais são cultivados a partir do zero. Desfrute de refeições caseiras preparadas com os mesmos ingredientes e escolha entre uma variedade de cursos, atividades para toda a família e outras ofertas exclusivas.
Dica: A Aikenshill House está localizada ao longo da North East 250. Esta rota circular de carro e ciclismo leva você pelo nordeste da Escócia; uma vasta área que abrange Cairngorms, a dramática costa de Aberdeenshire e os vales ricos em uísque de Speyside.
Desfrute de uma estadia em uma fazenda
8 – Siga o Caminho Affric Kintail
Planalto
Loch Affric. Foto: © VisitScotland / Paul Tomkins
Siga uma rota menos percorrida no Affric Kintail Way. Lançado em 2015, oferece uma alternativa igualmente bonita, mas muito menos movimentada, ao famoso West Highland Way. Além do mais, pode ser facilmente resolvido em quatro pedaços pequenos, descritos de maneira útil em www.affrickintailway.com.
Esta rota de 44 milhas se estende de Loch Ness a Loch Duich na costa oeste, passando por um dos vales mais dramáticos da Escócia, Glen Affric. Aproveite o tempo para explorar os muitos desvios espalhados ao longo da rota que abrange antigas estradas de tropeiros e trilhas através de florestas de pinheiros perfumadas, passando por lagos serenos e vales verdejantes.
Ao chegar ao topo de Glen Affric, você continua em direção aos picos de Beinn Fhada e as Cinco Irmãs de Kintail até chegar ao mar.
Explore o Caminho Affric Kintail
9 – Cruzeiro em torno de St Kilda
Hébridas Exteriores
St Kilda. Foto: © VisitScotland / Airborne Lens
Vá com o fluxo em um feriado de vela para St Kilda nas Hébridas Exteriores. Este aglomerado de quatro ilhas é famoso por sua próspera avifauna e imensas falésias que se projetam até 1.000 pés fora do Atlântico.
Também está entre as ilhas mais inacessíveis da Escócia, com apenas algumas pequenas empresas de cruzeiros que navegam para este Patrimônio Mundial da UNESCO durante os meses de verão – se as condições climáticas permitirem.
Junte-se ao cruzeiro pela ilha a bordo do MV Cuma, um antigo navio de pesquisa marinha, para um cruzeiro de seis dias. Enquanto espera pelas condições climáticas certas para traçar um curso para St Kilda, o capitão navegará para outras ilhas, permitindo aos passageiros a oportunidade de explorar Scarp, Taransay e as ilhas Monarch e Flannan. Sem itinerário definido, saboreie a liberdade do mar aberto ao ancorar em baías vazias, avistar baleias, golfinhos e focas e descobrir a beleza das Hébridas.