Confira diferentes opções de atividades que podem ser feitas viajando sozinho(a), com liberdade e segurança pela ilha
Porto Santo. Foto: Andre Carvalho
A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é ideal para viajar em qualquer época do ano e agrada todo tipo de perfil de viajante. Existem atrações para famílias, casais, grupo de amigos e para quem está desacompanhado(a).
Para quem viaja solo, é possível percorrer a ilha toda de forma segura e tranquila, alugando um carro que dará liberdade e autonomia, em um itinerário com atividades perfeitas e incríveis para curtir sozinho(a).
Com um território montanhoso que atinge grandes altitudes, a Madeira conta com diversos pontos que oferecem vistas deslumbrantes. Esses cenários incluem mar, uma charmosa capital, montanhas e a Floresta Laurissilva. O mirante mais conhecido é o Cabo Girão, localizado em Câmara do Lobos a 580 metros de altura e que conta com uma passarela suspensa de vidro, conhecida como skywalk.
Na mesma cidade fica o Curral das Freiras, único ponto da ilha de onde não se pode ver o mar, e o Estreito de Câmara de Lobos, onde se fabrica o vinho Madeira, a principal iguaria da região.
Câmara de Lobos – Cabo Girão. Foto: Francisco Correia
Por toda a ilha, existem antigos canais de irrigação conhecidos como levadas, construídos há mais de 400 anos para levar água do norte para o sul da Madeira. São mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros que formam caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode fazer longas e agradáveis caminhadas.
Outra maneira popular e incrível de aproveitar os belíssimos cenários naturais da ilha é sobre duas rodas. Basta alugar uma bicicleta e explorar uma das inúmeras trilhas que passam por diferentes lugares e em percursos de diferentes níveis. Para finalizar o roteiro solo pela Madeira, é imprescindível passar pelo menos um dia nas praias de Porto Santo e desfrutar do sol e da brisa do mar para relaxar.