Reconhecimento oficial fortalece identidade turística e cultural da Estância e fomenta economia e promove o desenvolvimento sustentável
A Estância Turística de São Pedro (SP) deu um importante passo no fortalecimento de sua identidade cultural e de sua vocação como destino turístico ao reconhecer oficialmente três manifestações como patrimônios culturais e turísticos de natureza imaterial: o voo livre, o mototurismo e a Semana Gustavo Teixeira.
As leis sancionadas no dia 26 de junho de 2025 pelo prefeito Thiago Silvério da Silva consolidam ações que promovem o turismo de aventura, valorizam a memória histórica local e estimulam práticas culturais que já fazem parte do cotidiano da cidade.
Com a sanção da Lei nº 4.705, a prática do voo livre, tradicional na região em virtude das condições geográficas privilegiadas, passa a integrar o patrimônio imaterial do município. A proposta visa fortalecer e incentivar a atividade, posicionando São Pedro como polo de esportes aéreos e de turismo de aventura no Estado de São Paulo.
Já o mototurismo foi reconhecido como patrimônio cultural e turístico por meio da Lei nº 4.708. A prática atrai motociclistas de todo o país para eventos e passeios na região, movimentando a economia local. O novo status permite ao poder público desenvolver ações e políticas voltadas ao segmento, promovendo São Pedro como destino estratégico para os apaixonados por estrada.
A Semana Gustavo Teixeira, tradicional homenagem ao poeta são-pedrense, foi oficializada como patrimônio imaterial por meio da Lei nº 4.709. A celebração anual reforça os vínculos entre a cidade e sua herança literária, promovendo atividades culturais, educativas e turísticas em torno da figura de Gustavo Teixeira, que é símbolo da identidade local.
Atualmente, São Pedro conta com outros patrimônios culturais imateriais já reconhecidos, como o jaracatiá, fruto que tornou-se um símbolo da cidade e traduz a riqueza e diversidade gastronômica e cultural são-pedrense.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes, o reconhecimento oficial representa mais do que um gesto simbólico:
“Esse reconhecimento representa um compromisso com a preservação das nossas raízes e uma oportunidade real de ampliar a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável. A cultura e o turismo caminham juntos na construção de uma cidade mais próspera e conectada com sua história”, destaca.
As três novas leis entraram em vigor na data de sua publicação e autorizam o Poder Executivo a promover ações voltadas à valorização, preservação e difusão dos bens reconhecidos. A medida está em sintonia com os decretos federais e estaduais sobre patrimônio cultural e representa uma diretriz de fortalecimento da política pública de cultura e turismo de São Pedro. Com isso, a cidade reafirma seu protagonismo como destino turístico multifacetado, que une natureza, esporte, cultura e tradição, uma combinação que encanta moradores, visitantes e investidores.
A prática do voo livre, tradicional na região em virtude das condições geográficas privilegiadas, passa a integrar o patrimônio imaterial do município
As leis sancionadas no dia 26 de junho de 2025 pelo prefeito Thiago Silvério da Silva consolidam ações que promovem o turismo de aventura, valorizam a memória histórica local e estimulam práticas culturais que já fazem parte do cotidiano da cidade.