Viajar com consciência: nova calculadora ajuda a medir e compensar o impacto ambiental das viagens

Foto: Divulgação Braztoa

Ferramenta gratuita permite estimar as emissões de carbono de cada viagem e apoiar projetos ambientais certificados

Já está no ar uma calculadora gratuita que permite estimar o impacto ambiental — ou a chamada pegada de carbono — da sua próxima viagem e, se desejar, compensá-lo com apenas alguns cliques. Desenvolvida pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em parceria com a Eccaplan, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer viajante e representa um passo prático para quem deseja viajar com mais responsabilidade ambiental.

Viajar é uma das experiências mais transformadoras que podemos viver, mas também deixa um rastro ambiental. O setor de turismo é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo dados do World Travel & Tourism Council. Esse número considera não só o transporte (avião, carro, cruzeiros), mas também atividades ligadas à hospitalidade, alimentação e consumo no destino.

Para se ter uma ideia, uma viagem de avião entre São Paulo e Lisboa, ida e volta, emite cerca de 2,44 toneladas de CO₂ por passageiro. E mesmo trajetos menores, com transporte rodoviário e hospedagem, deixam uma marca significativa.

Quando você viaja, diferentes atividades geram emissões de CO₂, como o combustível usado em aviões, ônibus, carros e vans; a energia consumida em hotéis e acomodações durante a estadia; e o transporte de alimentos, bagagens e materiais necessários a viagem. São impactos ainda pouco conhecidos por boa parte dos viajantes, mas que, somados, formam a pegada de carbono da viagem.

Segundo dados da UN Tourism, as emissões de CO₂ provenientes do transporte turístico devem aumentar 25% entre 2016 e 2030, saltando de 1.597 milhões para 1.998 milhões de toneladas. Ao final desse período, a previsão é que representem cerca de 5,3% de todas as emissões geradas pela atividade humana.

A nova calculadora ajuda a transformar essa consciência em ação prática. Em poucos passos, ela permite ao usuário estimar as emissões de carbono de sua viagem e, de forma voluntária, segura e transparente, compensar o impacto por meio da compra de créditos vinculados a projetos certificados — como reflorestamento, energia renovável e apoio a comunidades sustentáveis.

A compensação de carbono não substitui a redução de emissões, mas é uma forma de equilibrar o impacto que ainda não pode ser evitado. Além disso, ajuda a financiar iniciativas que atuam diretamente na regeneração do meio ambiente. Assim, comprar créditos de carbono certificados é uma forma eficaz de neutralizar as emissões que não podem ser eliminadas. A ferramenta está disponível online e pode ser utilizada por qualquer viajante.

Apesar da dimensão dos números, ainda há pouca oferta de recursos acessíveis que ajudem o consumidor comum a entender e agir sobre seu impacto ambiental. A nova calculadora supre essa lacuna, promovendo uma mudança cultural e permitindo decisões mais conscientes.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso a soluções que ajudem o viajante a entender e reduzir seu impacto. Com essa ferramenta, qualquer pessoa pode estimar suas emissões e, se quiser, apoiar projetos certificados de impacto positivo”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

Como funciona

Em uma interface simples, o usuário informa todos os meios de transporte utilizados (avião, carro, ônibus, van), tanto para o deslocamento principal até o destino quanto para os trajetos locais — como o percurso do aeroporto ao hotel, passeios e demais atividades. Segundo a UNWTO (Organização Mundial do Turismo), o transporte associado ao turismo é responsável por cerca de 22% das emissões totais do setor de transportes, o que reforça a necessidade de ações integradas e específicas.

Além disso, o viajante deve indicar o período de hospedagem, informando quantas noites passou no destino. Em poucos passos, a calculadora estima a quantidade de CO₂ gerada por pessoa. A compensação é totalmente opcional e pode ser feita pela plataforma carbonfair.com.br, da Eccaplan, por meio da aquisição de créditos de carbono ligados a projetos certificados — como reflorestamento, energia renovável e apoio a comunidades sustentáveis.

A ferramenta também está sendo disponibilizada pelos associados da Braztoa, que podem integrá-la aos seus sites e canais de atendimento, oferecendo a funcionalidade aos seus clientes sem nenhum custo adicional.

Mais do que neutralizar emissões, a proposta da iniciativa é contribuir para uma mudança de cultura: fazer com que a responsabilidade ambiental seja parte natural da experiência de viajar.

“Compensar o que não pode ser evitado é uma atitude do presente que ajuda a transformar o futuro. A ferramenta foi criada para tornar essa decisão fácil, confiável e acessível. Nosso convite é simples: Viaje com consciência. Compense com propósito. Comece agora e dê o primeiro passo rumo ao turismo que queremos: mais consciente, inovador e sustentável.”, completa Marina.

“É muito gratificante colaborar com a Braztoa em uma iniciativa que alia tecnologia, transparência e responsabilidade ambiental. Oferecer uma ferramenta acessível e robusta, capaz de traduzir dados técnicos em informações claras para o público, é um avanço importante. Essa parceria reforça como a união entre diferentes setores pode facilitar escolhas conscientes, ampliando o engajamento em torno da neutralização de emissões e contribuindo para um mercado cada vez mais alinhado às metas globais de sustentabilidade”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

A Calculadora de Carbono Neutro já está disponível no site da BRAZTOA:
https://www.braztoa.com.br/calculadoracarbononeutro

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright