Companhia fechou o ano com um mapeamento dos hábitos de quem embarcou de janeiro a dezembro em suas rotas nacionais e internacionais;
Entre as curiosidades levantadas, há desde os destinos mais comprados de última hora até os assentos preferidos dos Clientes
A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, fez um panorama inédito sobre curiosidades, hábitos e comportamento dos Clientes que escolheram a Companhia para viajar, em 2025. O estudo reúne diversos dados como preferências de assentos, datas de maior movimento e os destinos dos Clientes que mais compraram passagens de última hora.
De janeiro a dezembro deste ano, o público masculino representou a maior parte dos Clientes, representando 57% de quem voou com a Azul, enquanto as mulheres corresponderam a 43% do total. Em relação ao objetivo das viagens dos Clientes em 2025, 61% foram feitas a lazer, enquanto 39% foram corporativas, o que mostra a proporção entre os mercados de turismo e de negócios deste ano.
Outro dado interessante foi o mapeamento dos assentos preferidos dos Clientes da Azul. Nos voos nacionais, a janela foi imbatível, com 45% da preferência do público, ficando à frente de quem escolhe corredor ou assento do meio. Os três assentos mais reservados no Brasil pelos Clientes que voaram com a Companhia foram as poltronas 8A, 7A e 6A. Nos voos internacionais, os assentos do corredor foram os campeões, com mais de 54% da preferência dos Clientes. O assento de corredor mais escolhido foi o 22D. No geral, os assentos internacionais mais escolhidos foram 22A, 23A, 20A.
Já o levantamento dos três destinos que tiveram a maior procura por passagens de última hora — considerando compras feitas com menos de três dias de antecedência — mostrou a força dos três hubs da Azul. Em primeiro lugar, ficou o aeroporto de Viracopos, seguido por Confins e Recife.
A Azul também mapeou o dia da semana com maior procura por passagens em 2025: quartas-feiras. Em todo o ano, o dia com mais embarques nos aviões da Companhia foi 22 de abril, que caiu em uma quinta-feira e foi logo depois do feriado da Semana Santa deste ano. Curiosamente, as quintas-feiras também foram os dias em que os Clientes mais perderam voos ao longo do ano.
“Esses dados de 2025 reforçam a importância de ouvir os nossos Clientes e entender os seus hábitos de viagem. Cada informação nos ajuda a aprimorar os nossos processos, definir a nossa malha aérea e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada. Desta forma, conseguimos construir uma Azul mais eficiente e com mais serviços de excelência“, disse Daniel Bicudo, Vice-Presidente Comercial e Negócios da Azul.




