Foto: Dani Garbiatti
#SUSTENTABILIDADE #TEMPORADA2026 #ESTUDOS_DO_MEIO
#VIAGEM_CULTURAL #COMUNIDADES_TRADICIONAIS #OUTROS_TURISMOS
“Quer conhecer a Baía de Castelhanos de verdade? Vem com o TBC de Castê!”
Esse é o lema do grupo de Turismo de Base Comunitária de Castelhanos, em Ilhabela (SP), que busca promover seu jeito de fazer turismo. O TBC de Castê é uma alternativa ao turismo de massa, e oferece muito além de sol, praia e mar, conduzindo as pessoas a um passeio não só pelo espaço, mas também pelo tempo, pela história, pelos saberes e fazeres caiçaras neste local de inegável beleza natural que abriga seis comunidades tradicionais.

Foto: Arquivo do TBC de Castelhanos
Para isso, o TBC de Castê oferece inúmeras experiências (clique nos links). TRILHAS para praias, cachoeiras, ruínas e mirantes guiadas por quem conhece cada pedaço desse chão; OFICINAS como as de rede de pesca, farinha e biojoias ministradas por quem herdou saberes de gerações; PASSEIOS DE BARCO E CANOA e visita ao cerco de pesca, com quem se sustenta em harmonia com o mar; REFEIÇÕES com peixe fresco e ingredientes da horta, servidas nas varandas e quintais com o sabor de um modo de vida; HOSPEDAGENS que oferecem a mais rica simplicidade de pernoitar cercado de natureza e paz; ROTEIROS COMPLETOS de 1, 2 ou 3 dias que reúnem um conjunto de atividades, alguns voltados a grupos e escolas, que podem realizar ali um belíssimo Estudo do Meio em qualquer época do ano. Essas são algumas das várias opções para quem quer conhecer Castelhanos de verdade, como o próprio lema do TBC de Castê propõe.

Foto: Frederico Guidorizzi
Além de promover uma vivência genuína para o turista, que conhece o território com quem nele está há mais de dois séculos, o TBC de Castê beneficia diretamente a comunidade. Por ser construído e gerenciado pelos moradores, gera renda, trabalho justo, incentivo à permanência dos jovens no território, valorização dos anciões, empoderamento e autonomia, além de preservar a natureza.
O Turismo de Base Comunitária de Castelhanos nasceu em 2017, por iniciativa dos caiçaras da Baía de Castelhanos, apoiados pela Associação Castelhanos Vive. A iniciativa é parte de um movimento de reafirmação da cultura caiçara, que se iniciou com a luta das Comunidades Tradicionais de Ilhabela e da Sociedade Civil contra projetos e grandes empreendimentos que afetavam diretamente a população.
Em 2024, a Associação Castelhanos Vive foi contemplada no edital 045/2024 da Secretaria de Cultura do Município de Ilhabela e com isso viabilizou o desenvolvimento do projeto “Cultura Caiçara em Foco: o Turismo de Base Comunitária de Castelhanos como Difusor do Saber Fazer”. Assim, durante 2024 e 2025, o TBC de Castê realizou inúmeras reuniões internas para criar e disponibilizar novas atividades e serviços. Com o objetivo de fortalecer a iniciativa e formar parcerias, participou de eventos com a Secretaria de Turismo, o Parque Estadual de Ilhabela, instituições de educação e o setor de turismo da cidade, contemplado por agências, jipeiros e rede hoteleira. Durante o período, também contou com uma equipe técnica que criou identidade visual e editorial, renovou o SITE, a página de INSTAGRAM e desenvolveu novos materiais – como o LIVRETO distribuído pela cidade -, e produtos para venda – como xícaras e ímãs.
Com a conclusão deste projeto, agora ao final de 2025, o TBC de Castê espera cada vez mais atuar junto ao trade de turismo e instituições de ensino, desenvolvendo um turismo responsável, solidário e sustentável na região, além de fortalecer a rede de turismo de base comunitária Brasil afora e inspirar iniciativas similares. O TBC de Castê almeja seguir na construção de um turismo bom para todos: que traga impactos positivos para os caiçaras e ofereça experiências autênticas para os visitantes que queiram conhecer de verdade esta linda Baía localizada do lado oceânico da paradisíaca Ilhabela.

