
Crédito: Produtora Tripé
A 8ª edição da São Paulo Oktoberfest começou oficialmente nesta sexta-feira (19), no Parque Villa-Lobos, e vai até o dia 5 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, O público poderá vivenciar uma celebração multicultural que une tradição germânica, gastronomia típica, experiências cervejeiras inéditas e uma programação artística que contempla diferentes gerações.
A cerimônia de abertura foi marcada pelo tradicional estouro do barril, símbolo da Oktoberfest no mundo, e contou com a presença de autoridades e convidados especiais. Entre eles, o Fundador e Presidente da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro, a Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, além de Philipp Schiemer (Embaixador da São Paulo Oktoberfest na Alemanha) e Alexander Seitz (Embaixador da São Paulo Oktoberfest no Brasil), que chegou à Biertent a bordo do novo Volkswagen Tera, acompanhado pela fanfarra da banda Dauerlaufband.
Também prestigiaram a cerimônia na sexta-feira o Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves; Rodrigo Capuruço, Managing Director da Volkswagen Financial Services no Brasil e América do Sul, Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Bosch América Latina, e Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “A São Paulo Oktoberfest já faz parte do calendário cultural da cidade. Nosso objetivo é proporcionar experiências únicas que unem a tradição germânica à diversidade de São Paulo, em um ambiente de alegria, convivência e celebração”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e CEO da São Paulo Oktoberfest.
A noite de estreia ficou ainda mais festiva com o show da Blitz, liderada por Evandro Mesquita, que embalou o público com clássicos que atravessaram décadas. Até o final do festival, grandes nomes passarão pelo palco principal, como Barão Vermelho, CPM 22, Roupa Nova, Diogo Nogueira, Adryana Ribeiro, Entre Elas e Acoustix, além das aguardadas Noites de Oktober, com homenagens a hits das décadas de 70 a 90, tributos ao rock e o espetáculo Queen Experience.
Sábado começou com “Maratoma”
Mesmo sob o sol de mais de 30 graus, a São Paulo Oktoberfest promoveu neste sábado (20) a estreia da MaraToma São Paulo, atração que já entrou para a lista das experiências mais originais do festival. A caminhada de 3,4 km reuniu cerca de 400 participantes, entre homens e mulheres, que percorreram o trajeto com paradas de hidratação à base de chope artesanal em pontos estratégicos do percurso. O circuito começou e terminou em frente ao Biertent, palco principal dos grandes shows da festa.
Entre os participantes, destaque para a presença da Rainha da Festa, Raphaela Hagemann, que entrou no clima da atividade e reforçou o espírito de integração cultural e descontração que marca a São Paulo Oktoberfest. Diferente de uma corrida convencional, a MaraToma uniu saúde, alegria e tradição em uma atividade leve, festiva e voltada à integração de amigos e famílias. A proposta foi aplaudida pelo público, que emendou a caminhada diretamente na atmosfera vibrante da Oktoberfest.
Noites de Oktober
Entre as grandes novidades da edição 2025 estão as Noites de Oktober, que transformarão os sábados em verdadeiras celebrações temáticas. O público será convidado a reviver clássicos que marcaram gerações, em viagens musicais pelos hits das décadas de 70 a 90, além de tributos especiais ao rock e a apresentação de um dos espetáculos mais aclamados do gênero, o Queen Experience. Uma programação que une nostalgia, energia e entretenimento de alto nível, consolidando a São Paulo Oktoberfest como um espaço de cultura e diversidade musical.
SERVIÇO
São Paulo Oktoberfest 2025
De 19.09 a 05.10.25 – Sempre às sextas, sábados e domingos
Horários: Sextas – 16:00 às 23 / Sábados e domingos: 14:00 às 23:00
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1.315 – Vila Hamburguesa – Acesso Portal 2B