Projeto foi lançado no Mesa SP para valorizar os destinos e produtos paulistas
O Governo de São Paulo lançou, nesta quinta-feira, 30, durante o Mesa SP, as Rotas do Queijo de São Paulo, ação que reúne 102 queijarias, rotas regionais e experiências em destinos pelo estado. O objetivo é valorizar a produção dos queijos artesanais, além de estimular o desenvolvimento e promover o queijo tanto no mercado interno quanto no externo. Esta é mais uma ação intersecretarial sob a coordenação da Casa Civil, com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Invest SP.
Classificadas em oito rotas estruturadas, as Rotas do Queijo de São Paulo agregam propriedades localizadas em 57 municípios, distribuídos nas Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. Já as experiências e destinos queijeiros somam 18.
O estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O estado de São Paulo garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.
Produto típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
“São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar os processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações, além de eventos turísticos dos mais diversos, que incrementam a economia e valorizam a produção e a cultura local”, comenta o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Queijos premiados
Foi com o queijo Tulha que a Fazenda Atalaia, de Amparo, conquistou a cobiçada medalha de ouro no World Cheese Awards, a maior exposição de queijos do mundo, realizada anualmente na Europa. A propriedade, que tem Meiri Cardoso como responsável pela queijaria, produz 40 tipos de queijos e está aberta para visitação todos os dias, das 9h às 17h. Oferece café da manhã, almoço e tour guiado de aproximadamente 50 minutos.
Meiri avalia que o bom momento dos queijos paulistas é resultado de iniciativas conjuntas, como a do Governo de São Paulo, para a promoção dos produtos paulistas. “Estamos ocupando espaços em feiras nas cidades do estado e fazendo trocas generosas com os produtores”, afirmou. E ressalta: “As Rotas do Queijo trazem protagonismo e nos aproximam cada vez mais dos nossos consumidores.”
Mesa SP
Com o tema “Cozinha de Amor sem Fronteiras: A Gastronomia Necessária”, o Mesa SP 2025 celebra a culinária como ponte entre culturas, histórias e territórios, promovendo o diálogo entre saberes tradicionais e práticas contemporâneas. Ao longo dos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, o evento reunirá chefs, produtores, lideranças comunitárias e empreendedores da gastronomia em uma programação ampla, inclusiva e profundamente conectada com os valores do turismo sustentável e cultural.



