Rotas do café dominicano levam a uma experiência ecológica e cultural única

Em meio a florestas tropicais, montanhas e rios, inúmeras rotas convidam os turistas a descobrir todas as etapas da produção do renomado café da República Dominicana e ter contato direto com as famílias produtoras

dominica 24

República Dominicana. Foto: Divulgação/ Mitur Republica Dominicana

 


O café é o produto de exportação mais importante da República Dominicana, e também uma das melhores maneiras de vivenciar de perto a natureza e a cultura locais. Seja no norte, no sul ou na região central do país, os passeios por diferentes rotas convidam a visitar as plantações de café, conhecer os processos de torrefação e de moagem, conectar-se às comunidades que o produzem e apreciar degustações deliciosas.

 

“Visitar algumas das inúmeras rotas do café é uma opção excelente para os visitantes por ser uma experiência que combina aroma e sabor às paisagens naturais incríveis e à cultura dominicana”, diz Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). “São opções que refletem o foco que temos dado ao turismo sustentável em nosso país”.

 

O cultivo de café ocupa um lugar de destaque na região central da República Dominicana. Em meio a montanhas, vales, inúmeros rios e vegetação densa, as províncias Hermanas Mirabal e Monseñor Nouel abrigam vários passeios para explorar o plantio, o cultivo e o processamento dos grãos. A rota do Café Atabey, nas colinas do município de Bonao, e a rota do Café Jamao (orgânico), nas colinas de Salcedo, são duas das sugestões.

 

Ambas contam com trilhas muito diferentes, com vegetação, nível de dificuldade e tempo de trajeto distintos, mas em todas se destacam a beleza natural da região e a possibilidade de estar em contato direto com famílias que se dedicam ao café há gerações. Além de conhecer as plantações de café, as trilhas permitem caminhar entre árvores frutíferas e plantas silvestres, observar as aves ou tomar um banho refrescante em algum dos vários rios.

 

Na rota do Café Atabay, a uma altitude média de 950 metros, encontram-se as trilhas ecológicas El Higo, no final da qual a comunidade da região vende artesanatos feitos de bambu; El Cafetal, com sua bela plantação à sombra; e El Candongo, que pode ser acessada no lombo de mulas para apreciar vistas panorâmicas incríveis de todo o vale do Bajo Yuna e do vale do Cibao. A rota do Café Jamao é composta pela trilha La Confluencia, onde se unem os rios Jamao e Partido; El Cafetal; e a trilha La Cueva de Los Soños, um trajeto que adentra uma caverna enorme em quase completa escuridão, cheia de estalactites –  imperdível para quem está com bom condicionamento físico.

 

Na província de Barahona, no sudoeste do país, também há opções de rotas do café para apreciar a colheita, a torrefação e a moagem dos grãos. A trilha do Café Toral é um percurso de uma hora que cruza esta conhecida plantação localizada nas montanhas do município de Polo. Outra boa opção nessa área é visitar Cafeto Madre com os guias locais, combinando essa excursão a um passeio à floresta nublada Cachote. Em Polo também se encontra a Cooperativa Simona Esmeralda Feliz, onde se pode conhecer a pequena fábrica e seus processos entre os meses de novembro a janeiro.

 

A região montanhosa de Jarabacoa, com seus rios e paisagens verdes ladeados por densos bosques de pinheiro e montanhas, é outro destino excelente para os viajantes que amam um bom café. A fábrica de Café Monte Alto oferece uma visita completa por suas instalações de produção de café orgânico. Além de mostrar o processo do grão à xícara, o tour termina com a degustação de diversos cafés preparados na cafeteria do local.

 

Puerto Plata, no norte do país, também conta com tours cafeeiros. No povoado de Cabarete, a Cabarete Coffee Company, fornecedora de café orgânico cultivado à sombra e de acordo com os princípios do comércio justo (fair trade), oferece passeios por várias fazendas de café na região. Enquanto isso, perto da divisa entre Puerto Plata e Santiago fica a trilha Pedro García, que foi reflorestada e renovada para fomentar a produção de café nessa área rica em rios e abraçada pela Cordilheira Setentrional. O passeio dá a oportunidade de torrar, moer e preparar sua própria xícara de café, além de comprar grãos frescos para presentear a família e os amigos.

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

© 2014-2024 Copyright