Passeio guiado explora prédios históricos, complexos culturais e atrações icônicas da capital
Famoso por seu rooftop com vista para o Teatro Amazonas, o hotel-boutique Juma Ópera oferece experiências únicas para quem deseja aproveitar a cidade de Manaus (AM) com muito estilo e exclusividade. Recentemente, o empreendimento lançou um novo tour guiado focado na cultura, na arquitetura e no legado histórico da capital amazonense.
Batizado de Quadrado Cultural, o passeio começa em frente ao hotel, no icônico Teatro Amazonas, que foi inaugurado em 1896 e segue recebendo grandes espetáculos até hoje. Os participantes podem contemplar o prédio neoclássico por fora – com destaque para sua enorme cúpula esmaltada nas cores da bandeira do Brasil – e ainda conhecer a parte interna da casa de shows.
O roteiro inclui também passagens por alguns dos prédios históricos mais imponentes da cidade, como o Palácio da Justiça, edificado em alvenaria de pedra e tijolo. Projetadas com base em diferentes estilos arquitetônicos, as construções da região central remetem ao período conhecido como “Belle Époque da Amazônia” (entre 1879 e 1912), que foi marcado por um momento de grande prosperidade econômica graças à produção de borracha. O Juma Ópera, inclusive, está situado em um conjunto de casarões com muita história para contar – ao longo dos anos, foram sede do consulado dos Estados Unidos e até receberam uma visita do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt.
Na sequência, os participantes são levados à GaleriAmazônica para conferir e comprar peças artesanais de alto nível produzidas com elementos típicos da região. Em seguida, há uma parada na aconchegante cafeteria do Valer Teatro, que serve cafés especiais e salgados deliciosos. Além de ser um centro cultural, o complexo funciona como editora e tem sua própria livraria, onde é possível encontrar coleções com diversos livros amazônicos.
Para finalizar, o guia propõe uma caminhada pela praça do Largo de São Sebastião, onde é possível ver e aprender sobre a história do Monumento à Abertura dos Portos, criado para celebrar o início das navegações regionais e estrangeiras.
É importante destacar que o novo tour do Juma Ópera é realizado com horários agendados e não está incluso nas diárias (é necessário pagar uma taxa à parte).