Foto: Cruzeiros no Lago Windermere / VisitBritain
Quando o ar fica mais fresco e a alta temporada chega ao fim, o inverno oferece aos seus clientes a oportunidade de vivenciar um lado mais tranquilo e intimista da Grã-Bretanha. Explore paisagens invernais, desfrute das tradições britânicas e aqueça-se em pousadas aconchegantes e retiros de bem-estar no campo. Aqui está uma prévia do que espera por você em 2026.

Foto: Cruzeiros no Lago Windermere / VisitBritain
Distrito dos Lagos
O maior parque nacional da Inglaterra é um lugar mágico no inverno, onde paisagens tombadas pela UNESCO, com lagos tranquilos e picos imponentes, criam um ambiente sereno e atmosférico – e, nos dias mais frios, as montanhas podem até estar cobertas de neve. Os visitantes podem navegar pelo Lago Windermere, seguir os passos do poeta William Wordsworth em Grasmere e explorar vilarejos históricos como Hawkshead e Bowness. Acrescente a isso pousadas aconchegantes com lareiras crepitantes, restaurantes com estrelas Michelin, trilhas panorâmicas e passeios guiados de microônibus por locações de filmes, para uma escapada de inverno repleta de aventura ao ar livre, cultura e muitas oportunidades para recarregar as energias.

Cruzeiros no Lago Windermere. Foto: VisitBritain
O que fazer
- Mountain Goat Tours, vários pontos de partida Descubra a região dos lagos com a Mountain Goat Tours.(abre em uma nova aba)A empresa organiza excursões em pequenos grupos para a região com guias especializados. Viajando em microônibus, seus clientes visitarão pontos turísticos históricos e locações de filmes, ouvindo histórias de moradores famosos como Beatrix Potter ao longo do caminho – e talvez um almoço opcional em um pub entre as paradas. Os roteiros incluem passeios de barco no Lago Windermere e paradas em vilarejos medievais, incluindo Hawkshead, onde Wordsworth estudou. Excursões temáticas de meio dia e dia inteiro partem de Ambleside, Bowness, Kendal, Liverpool, Manchester e Windermere. Como chegar: O aeroporto principal mais próximo é o Aeroporto de Manchester.(abre em uma nova aba)Os trens diretos para Kendal ou Windermere levam cerca de uma hora e 40 minutos.
- Cruzeiros no Lago Windermere Explore o maior lago natural da Inglaterra a bordo de um barco a vapor vintage operado pela Windermere Lake Cruises.(abre em uma nova aba)Partindo de Bowness, Ambleside ou Lakeside, os passageiros podem desfrutar do ambiente tranquilo com uma bebida quente na mão, ou reservar um bilhete de 24 horas e desembarcar para passeios de inverno e almoços com vista para o lago em um dos restaurantes à beira-lago. Experimente o Lake View .(abre em uma nova aba)Em Bowness, desfrute de um bar, grill e restaurante especializado em carnes assadas, ou aqueça-se junto a uma lareira crepitante com um assado de pub em uma estalagem tradicional, como o The Royal Oak.(abre em uma nova aba)em Ambleside. Como chegar: O aeroporto internacional mais próximo é o Aeroporto de Manchester.(abre em uma nova aba)A viagem de carro até o Lago Windermere pode levar entre uma hora e 40 minutos e duas horas, dependendo do destino.
- Museu Wordsworth e Dove Cottage, Grasmere Entre no mundo de William Wordsworth em Dove Cottage.(abre em uma nova aba)A casa do poeta do século XVIII, na histórica vila de Grasmere, onde ele escreveu grande parte de sua obra mais célebre, é um dos destaques da visita. O Museu Wordsworth, anexo à casa, traça a vida e o legado do poeta por meio de manuscritos, objetos pessoais e exposições. Depois, os visitantes podem explorar as lojas independentes de Grasmere e degustar o tradicional pão de gengibre na Sarah Nelson’s Grasmere Gingerbread.(abre em uma nova aba)Ou então, desfrute de um almoço junto à lareira em uma pousada tradicional. Nas proximidades, você pode fazer caminhadas de inverno, como a trilha circular de duas horas ao redor de Grasmere e Rydal Water.(abre em uma nova aba), oferecem vistas panorâmicas da paisagem romântica que inspirou a poesia de Wordsworth. Como chegar: Fica a cerca de uma hora e 40 minutos de carro ou trem do Aeroporto de Manchester.(abre em uma nova aba)para Grasmere.
Onde ficar
- Cedar Manor, Windermere Situada no coração do Lake District, Cedar Manor(abre em uma nova aba)É um hotel boutique familiar em Windermere, que preza pela sustentabilidade com aquecimento eficiente em termos energéticos, produtos de limpeza ecológicos e um programa de redução do desperdício alimentar. O restaurante serve pratos criados com produtos regionais, levando os sabores do Lake District aos pratos dos seus clientes, tudo isso minimizando a distância percorrida pelos alimentos. Os quartos da mansão combinam o charme tradicional com um design moderno e sustentável – imagine camas modernas com dossel, detalhes elegantes e minimalistas, artigos de higiene pessoal de fabricação local e roupa de cama de algodão orgânico. Como chegar: Há trens regulares partindo do Aeroporto de Manchester.(abre em uma nova aba)Para Windermere. Cedar Manor fica a dez minutos a pé da estação de trem de Windermere.
- Hotel Lindeth Howe, perto de Bowness-on-Windermere Antigamente propriedade de Beatrix Potter, Lindeth Howe(abre em uma nova aba)É um hotel de 34 quartos situado no topo de uma colina com vistas deslumbrantes para o Lago Windermere. Localizado em jardins paisagísticos perto de Bowness-on-Windermere, seu interior ostenta janelas panorâmicas, poltronas de veludo e detalhes de época. Os hóspedes podem jantar no restaurante Henrock, de Simon Rogan, que celebra os produtos sazonais da região de Cumbria, e depois relaxar junto à lareira ou observar as nuvens deslizarem sobre o Lago Windermere a partir de uma suíte elegante. Como chegar: Do Aeroporto de Manchester(abre em uma nova aba)O hotel fica a aproximadamente uma hora e 45 minutos de carro.
- Gilpin Hotel e Lake House, Windermere Oferecendo luxo com um toque pessoal, Gilpin(abre em uma nova aba)Oferece duas opções de hospedagem distintas no coração do Lake District. Os hóspedes podem escolher o elegante Gilpin Hotel, onde os chalés com spa incluem banheiras de hidromassagem privativas e saunas de cedro, ou relaxar na exclusiva Gilpin Lake House, um refúgio com seis quartos, lago próprio, casa de barcos e spa. Sustentabilidade e requinte se unem aqui, com menus que priorizam ingredientes locais no restaurante SOURCE, premiado com uma estrela Michelin, e sabores vibrantes da culinária pan-asiática no Gilpin Spice. Não deixe de observar as alpacas e lhamas que vivem no local. Como chegar: O aeroporto principal mais próximo é o Aeroporto de Manchester.(abre em uma nova aba)A viagem de carro até Windermere leva cerca de uma hora e meia do hotel. Como alternativa, os hóspedes podem pegar um trem de Manchester para Windermere, que fica a apenas dez minutos de táxi do hotel.
Mais informações para o setor de viagens.
Mais informações para o setor de viagens.
Turismo em Cumbria: https://www.cumbriatourism.org/traveltrade/(abre em uma nova aba)
Nordeste da Inglaterra
Da vibrante Newcastle à costa selvagem de Northumberland, esta região combina cultura urbana, história rica e a hospitalidade da culinária reconfortante. Os hóspedes podem jantar em um mosteiro do século XIII, visitar mercados de artesanato e explorar o Castelo de Bamburgh, com sua atmosfera cinematográfica e vista para praias varridas pelo vento. O inverno torna a observação de estrelas ainda mais especial no maior Parque de Céu Escuro da Europa, enquanto a Muralha de Adriano, Alnwick e Durham são ótimas opções para passeios de um dia repletos de cultura – tudo com fácil acesso a partir do Aeroporto de Newcastle.

Foto: VisitBritain/Thomas Heaton/English Heritage
O que fazer
- Restaurante Blackfriars, Newcastle, Tyne and Wear Instalado em um convento do século XIII no coração de Newcastle upon Tyne, o Blackfriars(abre em uma nova aba)Considerado um dos salões de jantar construídos especificamente para esse fim mais antigos da Inglaterra, o Blackfriars oferece um ambiente histórico acolhedor para refeições de inverno, desde banquetes com vários pratos até o chá da tarde. Além das refeições, o Blackfriars promove uma programação de eventos sazonais e workshops de culinária, desde jantares com mistério de assassinato até aulas de panificação para iniciantes. Os menus de inverno incluem produtos regionais saborosos e pratos inspirados na culinária medieval. Como chegar: O restaurante fica a aproximadamente 20 minutos de carro ou metrô do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
- Tour Gastronômico “A Taste of Newcastle”, Newcastle, Tyne and Wear Começando no Monumento Grey na Rua Grainger, a Triple A Food Tours oferece passeios gastronômicos.(abre em uma nova aba)O passeio guiado “Um Gosto de Newcastle” percorre a vibrante cena gastronômica de Newcastle, apresentando aos participantes padeiros artesanais, queijeiros, cervejeiros artesanais e outros favoritos locais – como ostras frescas pescadas nas Ilhas Lindisfarne e comida de rua no Mercado Grainger. Além das degustações, os guias compartilham informações culturais e histórias sobre as tradições culinárias do Nordeste da Inglaterra. Os participantes podem comprar ingressos para este passeio gastronômico de 2,1 km na loja VisitBritain.(abre em uma nova aba), que inclui toda a comida e bebida oferecidas durante o passeio. Como chegar: A Grainger Street fica a cerca de 20 minutos de carro ou metrô do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
- Castelo de Bamburgh, Bamburgh, Northumberland Com vista para o Mar do Norte, ergue-se a fortaleza do século VI do Castelo de Bamburgh.(abre em uma nova aba)(Horário de funcionamento no inverno: das 10h às 16h todos os dias) é um dos favoritos do cinema – de Outlander e The Last Kingdom a Indiana Jones e o Relógio do Destino . No interior, os visitantes podem explorar os opulentos salões de estado, um arsenal e um museu dedicado ao inventor e industrial William George Armstrong, que comprou e restaurou o castelo em 1894. Para quem quiser aproveitar tudo depois que os turistas de um dia forem embora, é possível se hospedar nos jardins do próprio Castelo de Bamburgh. Reserve uma das Torres do Relógio ou Neville através da Bamburgh Holidays .(abre em uma nova aba). Como chegar: Bamburgh fica a cerca de uma hora de carro do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
Onde ficar
- Hotel Gotham, Newcastle, Tyne and Wear Com inauguração prevista para outubro de 2025, o novo Hotel Gotham(abre em uma nova aba)Traz um toque do glamour exuberante dos anos 1920 para o coração de Newcastle. Instalado em um dos mais grandiosos edifícios em estilo neobarroco de Newcastle, com decoração inspirada na opulência da Era do Jazz, o hotel combina interiores revestidos de mármore, móveis de veludo e iluminação de época para criar uma atmosfera saída diretamente do romance de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby . Espere camas king-size suntuosas, detalhes art déco e banheiros com acessórios reluzentes. À noite, os hóspedes podem visitar o exclusivo Club Brass para curtir jazz ao vivo ou saborear coquetéis exclusivos no bar clandestino Fire Bar. O restaurante Siren, com uma filosofia “da fazenda ao prato”, serve pratos clássicos britânicos com um toque moderno. Como chegar: O Hotel Gotham fica a aproximadamente 20 minutos de carro do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
- Hotel Langley Castle, Hexham, Northumberland Construído no século XIV, o Langley Castle Hotel(abre em uma nova aba)Parece uma fortaleza de conto de fadas, completa com ameias e seteiras. No interior, o luxo aguarda: Quartos Especiais, como o Quarto Derwentwater, oferecem tetos altos, banheiras de hidromassagem relaxantes e camas com dossel, enquanto os Quartos de Luxo do Castelo exibem detalhes originais em pedra e assentos junto à janela com vista para os jardins. Os hóspedes podem desfrutar de uma experiência gastronômica requintada, “do castelo à mesa”, no suntuoso Restaurante Josephine, decorado com cortinas de brocado vermelho e vigas de madeira originais. Caminhadas ao longo da Muralha de Adriano, nas proximidades, e eventos sazonais variados, como excursões para observação de estrelas no Observatório de Kielder, no Parque Nacional de Northumberland, contribuem para a magia do inverno. Como chegar: O hotel fica a cerca de 40 minutos de carro do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
- Bar e Restaurante Battlesteads, Wark, NorthumberlandLocalizado na vila de Wark, em Northumberland, na orla do Parque Florestal e do Lago Kielder, Battlesteads(abre em uma nova aba)É uma antiga estalagem do século XVIII com 22 quartos, um restaurante e seu próprio Observatório do Céu Escuro.(abre em uma nova aba)Sendo um dos dois únicos hotéis em Northumberland a possuir o prêmio Gold Award do Green Tourism Business Scheme, o local é neutro em carbono, alimentado por painéis solares e uma caldeira de biomassa, e cultiva vegetais em estufas próprias para seus menus sazonais. No inverno, os hóspedes podem participar de sessões guiadas de astronomia à noite ou explorar a Muralha de Adriano e a Floresta de Kielder durante o dia. Como chegar: Battlesteads fica a cerca de 50 minutos de carro do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
- Hotel Bailiffgate, Alnwick, Northumberland Desde a sua inauguração em maio de 2025, o Hotel Bailiffgate tem se destacado.(abre em uma nova aba)O hotel revitalizou os edifícios georgianos da antiga Duchess’ High School, no centro de Alnwick. Uma extensão contemporânea de cinco andares agora se destaca ao lado da fachada histórica, com vista para a entrada do Castelo de Alnwick, no Barbican. Seus 48 quartos, suítes e apartamentos preservam características originais de época, como janelas com venezianas e tetos com cornijas, que contrastam com interiores modernos. No térreo, um bar e restaurante sob o comando do chef Paul Blakey oferece produtos sazonais da Nortúmbria, celebrando a herança culinária da região. Como chegar: O hotel fica a cerca de 45 minutos de carro do Aeroporto de Newcastle.(abre em uma nova aba).
Mais informações
Mais informações para o setor de viagens.
Destino Nordeste da Inglaterra: https://traveltrade.destinationnortheastengland.co.uk(abre em uma nova aba)
Escócia Oriental
As tradições de inverno estão muito vivas no leste da Escócia – desde degustações de uísque e queijo em Royal Deeside até a exploração do design no V&A Dundee. Os dias mais curtos proporcionam noites mais longas para contemplar as estrelas nos Cairngorms, onde alguns dos céus mais límpidos da Grã-Bretanha revelam constelações com detalhes gloriosos. Os clientes podem explorar castelos de conto de fadas, teatros de vanguarda e vastas propriedades sem a agitação da alta temporada. E com o Aeroporto de Edimburgo oferecendo acesso rápido ao litoral, à cultura e ao interior repleto de castelos, o leste da Escócia é um refúgio de inverno com um brilho especial.

Foto: VisitBritain/Andrew Pickett
O que fazer
- Teatro Dundee Rep Assista a peças de teatro inovadoras no Dundee Rep.(abre em uma nova aba)O The Rep Theatre é sede do aclamado grupo de teatro escocês, bem como do Scottish Dance Theatre. O teatro já produziu inúmeras peças aclamadas e premiadas, incluindo a estreia escocesa da vencedora do Prêmio Pulitzer, August: Osage County , e encena de tudo, desde Tennessee Williams até novas peças escocesas. Os clientes podem desfrutar de uma refeição antes ou depois do espetáculo no restaurante The Rep ou visitar a loja para encontrar presentes personalizados – de sacolas ecológicas a camisetas. Como chegar: Dundee fica a aproximadamente uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)Os trens que partem da estação Edinburgh Waverley, no centro da cidade, para Dundee levam cerca de uma hora e dez minutos.
- V&A Dundee Maravilhe-se com o V&A Dundee(abre em uma nova aba)Instalado em um edifício impressionante revestido com painéis horizontais de concreto, o museu foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e busca evocar a paisagem da costa escocesa e seus penhascos escarpados. Dentro do primeiro museu de design da Escócia, os visitantes podem explorar exposições sobre diversos temas, desde o design escocês até a moda global. Entre os destaques está o restaurado Salão do Carvalho.(abre em uma nova aba)de Charles Rennie Mackintosh e exposições itinerantes do V&A de Londres. Após uma tarde explorando a coleção, relaxe no Tatha Bar and Kitchen ou visite a loja do museu para encontrar presentes e livros sobre design. Reservas para grupos de turismo.(abre em uma nova aba)estão disponíveis no site do museu. Como chegar: Dundee fica a aproximadamente uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)Os trens da estação Edinburgh Waverley, no centro da cidade, para Dundee levam a partir de uma hora e 10 minutos.
- Excursão Real de Whisky e Queijo, Ballatar, Aberdeenshire Nada expressa requinte e indulgência como a harmonização de uísque e queijo – e este passeio pelas Royal Deeside, organizado pela Bothies and Bannocks, é imperdível.(abre em uma nova aba)Não decepciona. Os clientes poderão degustar whiskies dignos de um palácio na Destilaria Royal Lochnagar e visitar a Estação Ferroviária Antiga.(abre em uma nova aba)Em Ballatar, para vislumbrar a carruagem do trem real. Acrescente queijos locais da Cambus O’May Creamery, juntamente com iguarias artesanais em uma padaria-café local, e seus clientes poderão ter uma experiência de degustação tão rica em história da realeza quanto em sabor. Como chegar: Ballater fica a cerca de uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Aberdeen.(abre em uma nova aba)e a aproximadamente duas horas e 45 minutos do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba).
- Jardim e propriedade do Castelo Fraser, Inverurie, Aberdeenshire Esta fortaleza de conto de fadas(abre em uma nova aba)É uma das mais grandiosas casas-torre da Escócia – e por dentro, é repleta de escadarias imponentes, alçapões secretos e salas repletas de tesouros de época. Com extensos parques, um jardim murado com árvores exemplares e canteiros de flores, o Castle Fraser Garden and Estate é perfeito para caminhadas românticas de inverno. Fique atento ao gado das Terras Altas e aos esquilos vermelhos ao longo das trilhas – e aos fantasmas na torre, se as histórias forem verdadeiras… Como chegar: O Castelo Fraser fica a cerca de 25 minutos de carro do Aeroporto de Aberdeen.(abre em uma nova aba)e a aproximadamente duas horas e 20 minutos do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba).
- Observação de estrelas em Howe of Torbeg, Cairngorms Um paraíso para observadores de estrelas, Howe of Torbeg(abre em uma nova aba)Oferecemos observação do céu noturno no inverno no Parque Nacional de Cairngorms, um dos lugares mais escuros da Grã-Bretanha. As noites frias de inverno proporcionam mais horas de escuridão e céus mais limpos para observar constelações, planetas e até mesmo meteoros ocasionais. Os clientes podem se hospedar em aconchegantes cabanas de glamping, cada uma equipada com aquecimento e camas confortáveis, ou usar o observatório no local com telescópios e binóculos. Sessões regulares de observação de estrelas guiadas para pequenos grupos também são oferecidas.(abre em uma nova aba)Até dez pessoas podem fornecer comentários especializados. Como chegar: Howe of Torbeg fica a aproximadamente uma hora de carro do Aeroporto de Inverness.(abre em uma nova aba)Como alternativa, o local fica a cerca de três horas de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba).
Onde ficar
- Hotel Saplinbrae, Mintlaw, Aberdeenshire Situada na paisagem ondulada de Aberdeenshire, Saplinbrae(abre em uma nova aba)O local recebe os hóspedes com edifícios de pedra típicos de uma fazenda, interiores de madeira e lareiras que remetem às suas raízes como estalagem do século XVIII. Além de quartos elegantes, os hóspedes podem se acomodar em cabanas de madeira independentes, incluindo o chalé de três quartos com fogão a lenha, sofá-cama e uma espaçosa cozinha integrada à sala de estar. Para uma experiência mais grandiosa, o Shooting Lodge, com quatro suítes de casal, acomoda oito pessoas e evoca um refúgio de caça de conto de fadas: vigas de madeira, sofás confortáveis, amplo espaço para refeições e grandes janelas com vista para a propriedade. Situado na propriedade da Saplinbrae House em Mintlaw, é uma base pitoresca para escapadas de inverno. Como chegar: O hotel fica a cerca de 30 minutos de carro do Aeroporto de Aberdeen.(abre em uma nova aba).
- The Fife Arms, Turiff, Aberdeenshire Situado no Parque Nacional de Cairngorms(abre em uma nova aba), The Fife Arms(abre em uma nova aba)É o que acontece quando uma tradicional cabana de caça escocesa encontra arte de classe mundial e a excentricidade escocesa. Pertence aos galeristas Hauser & Wirth.(abre em uma nova aba)Os interiores são um verdadeiro tesouro: esboços de Picasso, esculturas contemporâneas, poltronas de tartan, chifres de veado, animais empalhados e aquarelas pintadas pela própria Rainha Vitória. É onde a tradição das Terras Altas encontra a alta costura. Desfrute de vistas panorâmicas de Braemar e das paisagens circundantes das Terras Altas a partir das suítes vitorianas decoradas com móveis antigos e papel de parede de época. À noite, seus clientes podem dar asas à imaginação no glamoroso Berties Whisky Bar – imagine sofás de veludo vermelho, luzes suaves e painéis de madeira escura por todo o lado. Como chegar: O Fife Arms fica a cerca de uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Aberdeen.(abre em uma nova aba)e a aproximadamente duas horas e 15 minutos do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba).
- Hotel Gleneagles, Auchterarder Desfrute do luxo clássico em Gleneagles.(abre em uma nova aba)O tradicional hotel cinco estrelas construído em 1924 é conhecido como a “Riviera das Terras Altas”. Estrela da série Succession da HBO , esta propriedade de 344 hectares oferece três campos de golfe de campeonato, uma escola de falcoaria, um centro equestre e até mesmo passeios off-road. A apenas 20 minutos de carro do centro de Perth, os hóspedes podem desfrutar de refeições com duas estrelas Michelin no restaurante Andrew Fairlie ou saborear coquetéis no elegante American Bar em estilo dos anos 1920. Como chegar: Gleneagles fica a cerca de uma hora e 10 minutos de carro dos aeroportos de Edimburgo ou Glasgow.



