O hub da Delta no Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul é “o lar dos melhores removedores de gelo do mundo”. Se os meses de inverno são sua estação usual de trabalho, o verão é o momento do treinamento, quando esse pessoal se prepara e se aprimora para o inverno que se aproxima
Foto: Divulgação / Delta Airlines
Ao entrar nas instalações de degelo da Delta nos arredores do Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul (MSP), nos Estados Unidos, uma faixa proclama com orgulho: “Lar dos melhores deicers (removedores de gelo) do mundo”. A placa é uma mensagem de mobilização não apenas para esses profissionais que trabalham ali, mas para todos os deicers da companhia, não importa onde estejam localizados. O pessoal da Delta de toda a operação, do Alasca à Flórida, reúne-se no MSP todo verão para aprender as mais recentes técnicas e protocolos para degelo de aeronaves.
A prioridade número 1: garantir uma operação segura e tranquila durante os meses de inverno.
As equipes de degelo da Delta no MSP têm muita experiência. Ali, mais de 250 funcionários da companhia estão treinados para essa função. Durante a temporada de inverno de 2022/2023, eles degelaram 14.040 aeronaves que partiram desse aeroporto – mais de 20% do total de 65.538 voos da Delta degelados no decorrer da operação, número muito maior do que em qualquer outra estação. O hub da Delta no Aeroporto Metropolitano Wayne County, em Detroit (DTW), registrou o processo em 8.255 aviões da Delta, enquanto no Aeroporto Internacional de Salt Lake City (SLC) as equipes da companhia degelaram 8.160 aeronaves.
“Eu diria que eles estabeleceram o padrão ouro para o degelo”, disse a vice-presidente de Operações do Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul, Jeannine Ashworth. “A equipe faz um trabalho incrível para garantir a segurança de nossos clientes, nosso pessoal e nossas aeronaves”.
Essa experiência, aliada a instalações bem equipadas, é o motivo pelo qual a equipe de Aprendizagem e Desenvolvimento de Atendimento ao Cliente em Aeroportos da Delta realiza seu treinamento anual em degelo no MSP, levando ao local cerca de 400 especialistas em degelo de toda a cadeia de operações da Delta para aulas e treinamento.
Foto: Divulgação / Delta Airlines
O treinamento em degelo é um evento de “treinamento de instrutores”, com grupos alternando entre sessões durante o verão. Cada estação inclui treinamento em computador, demonstrações de instrutores e, claro, práticas “mãos na massa” de pulverização de água nos aviões, em vez de fluido de degelo.
“O treinamento realmente atualiza tudo”, disse o instrutor de degelo Michael Ruby, de Detroit. “Isso coloca todos nós na mesma página para executarmos nosso trabalho”.