Maior região de Portugal aposta nos itens produzidos localmente para suas iguarias
Fotos: Turismo do Alentejo
O Alentejo, maior região de Portugal, conquista viajantes não só com suas paisagens incríveis, vinhos deliciosos e excelentes hotéis, mas também com sua saborosa gastronomia. Com uma herança milenar e combinações surpreendentes, os pratos alentejanos são uma boa mudança para quem está acostumado com o tradicional arroz e feijão brasileiro.
Gastronomia alentejana – Restaurante O Fialho. Foto: Turismo do Alentejo
Isso acontece porque a culinária alentejana é intimamente ligada aos ingredientes que a natureza oferece. Enquanto no Brasil a carne de gado é a mais consumida, por exemplo, por lá a carne mais popular é a do porco alentejano, criado pelos produtores locais. Sua particularidade é que ele é alimentado com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas. Por isso, sua carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol, e possui um sabor incrível.
Além do porco, os alentejanos consomem muito as chamadas carnes de caça, como veado, lebre ou perdiz. Completando os pratos de carne estão os peixes e frutos do mar, mais populares no litoral da região.
Sopa de cação. Turismo do Alentejo
Depois, há outros ingredientes que marcam os sabores do Alentejo, a começar pelo azeite de oliva. Existem inúmeros olivais espalhados pelo território alentejano, que produzem azeites de altíssima qualidade. Não é à toa que o olivoturismo é forte na região: viajantes podem visitar as propriedades produtoras, aprender sobre as oliveiras, a extração do azeite e seus tipos e até fazer degustações.
Para incrementar os pratos, os alentejanos apostam nos temperos que vêm da terra, como coentro, hortelã, hortelãzinho, orégano, louro, salsa e outras ervas aromáticas, complementadas com cebola e alho.
São esses ingredientes que dão origem a iguarias de dar água na boca, tais como a açorda alentejana, o ensopado de cordeiro, a sopa de cação, as empadas de galinha, as migas, o javali estufado e o lombo de porco.
Vale lembrar também os itens que tornam as refeições ainda melhores. Se no Brasil nunca pode faltar arroz e feijão, por exemplo, no Alentejo todas as refeições contam com o pão típico da região, rústico, caseiro e extremamente apetitoso, com casca grossa e miolo denso.
Sobremesas alentejanas – Restaurante O Fialho. Foto: Turismo do Alentejo
Por fim, há dois itens que não podem ficar de fora quando se fala de gastronomia do Alentejo: são os queijos e os embutidos produzidos por lá, perfeitos como aperitivos para saborear um bom vinho local. Os queijos mais conhecidos são o Serpa, o Nisa e o Évora, feitos com leite de ovelha, todos Denominação de Origem Protegida. Os embutidos, chamados de “enchidos” pelos alentejanos, também têm modo de preparo artesanal.