Ministra em exercício do Turismo destacou sustentabilidade, inclusão e o papel dos agentes de viagem; ela também participou de painel sobre protagonismo feminino no evento, realizado no Rio de Janeiro (RJ)
Com um discurso reforçando a importância do turismo responsável, a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, participou nesta quarta-feira (8), da cerimônia de abertura da Abav Expo 2025, no Riocentro. Na fala, cheia de simbolismos, a primeira mulher a comandar a Secretaria Executiva da pasta – cargo que ocupa desde 2023 – celebrou o marco histórico de 7 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil em 2025 e destacou a importância de fortalecer a inclusão, a sustentabilidade e a proteção de públicos vulneráveis no turismo.
“Eu sigo o coração no Ministério do Turismo. E é com o coração que a gente chegou até aqui: com trabalho, diálogo e a certeza de que o turismo voltou e veio para ficar”, afirmou Lopes, sob aplausos.
Ana Carla fez questão de homenagear a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, e de reconhecer o papel estratégico dos agentes de viagem. “São eles o primeiro rosto, a primeira voz, a primeira mensagem que representa o Brasil. São atos diários de coragem para mostrar ao mundo quem somos e o que queremos ser”, elogiou. Em seguida, apontou a necessidade da atuação integrada entre governo federal, estados e municípios: “Sem os estados e municípios, nada seria possível. O trabalho de regionalização garante resultado para o pequeno, o médio e o grande. O turismo é de todos e para todos”, frisou.
A cerimônia também colocou em destaque a presença de outras lideranças do setor. A presidente da Abav, Ana Carolina Medeiros, reforçou a responsabilidade e o valor dos agentes de viagem para a economia: “Coragem não pode ser confundida com atitudes impulsivas. Precisamos refletir sobre o que realmente é importante para o turismo: sermos empresas saudáveis, sustentáveis e comprometidas com clientes, fornecedores e parceiros”, disse.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o simbolismo da marca histórica de turistas internacionais. “É a prova de que o Brasil voltou a ser admirado, voltou a ser respeitado, e ninguém visita aquilo que não se admira. Esse resultado é fruto de uma equipe técnica, do diálogo e de um país que voltou a pensar grande, colocando o povo acima de qualquer diferença política”, declarou.
PROTAGONISMO FEMININO – Na parte da tarde, Ana Carla Lopes participou do painel “Protagonismo Feminino: da inspiração à ação”, ao lado de outras relevantes representantes do setor. Ela lembrou os desafios enfrentados pelas mulheres e destacou a composição do próprio Ministério do Turismo: “O MTur é formado em sua maioria por mulheres, e nos orgulhamos disso. É um desafio diário para todas nós. As ações que implementamos no Ministério têm que ser para a vida toda”, sustentou.
Encerrando a agenda, Ana Carla esteve ainda na entrega do Prêmio ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo), a maior condecoração destinada a turismólogos e profissionais que se destacam nas diferentes áreas do ramo.
A premiação, que chega este ano à sua 11ª edição, joga luz sobre a importância da valorização daqueles que constroem diariamente o turismo brasileiro.
“A entrega do Prêmio ABBTUR reforça a importância de reconhecer o trabalho dos turismólogos, que constroem diariamente o turismo brasileiro. A aprovação da lei que regulamenta a profissão, que ainda precisa passar pelo Senado, é fundamental para dar ainda mais valorização e segurança a esses profissionais”, apontou Ana Carla.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo