Famosa pela estação de esqui, o complexo turístico também oferece passeios e excursões em meio à natureza na época mais quente do ano
Las Leñas. Foto: Viagem News
Localizado no coração da Cordilheira dos Andes, na Província de Mendoza, na Argentina, mais precisamente no Departamento de Malargüe, Las Leñas é um complexo turístico completo que oferece opções de hospedagem, restaurantes, bares, um shopping, mercado, diversões e relaxamento para todos os gostos e bolsos. Diga-se de passagem, com um dos melhores custo-benefício de toda a América do Sul. À convite do especialista em esportes de neve e representante de estações de esqui argentinas, Fernando Musauer, visitamos Las Leñas e vamos te contar tudo sobre o destino.
O complexo encontra-se a 80 km da cidade de Malargüe, 200 km de San Rafael, 450 km de Mendoza e aproximadamente 1.200 km de Buenos Aires.
Nele, há cinco hotéis disponíveis: Virgo Hotel and Spa, 4 estrelas, Aries Hotel, Piscis Hotel & Spa, Hotel Escorpio, todos esses 3 estrelas e Hotel Acuario, 2 estrelas. Consulte o site de Las Leñas para mais informações sobre cada acomodação.
Virgo Hotel & Spa. Foto: Viagem News
Todos eles, à exceção do Piscis Hotel & Spa são esqui in-out, ou seja, o hóspede pode sair e voltar esquiando aos hotéis, o que é muito cômodo para os esquiadores.
Piscis Hotel & Spa. Foto: Viagem News
Para aqueles que preferem se hospedar no meio da agitação da estação de esqui, o Hotel Acuario é o mais indicado. Já para quem prefere um local mais isolado, o Aries Hotel é o mais retirado, fica a 1,2 km da estação e conta com transfer gratuito até o centro de esqui.
Las Lenãs é sinônimo de diversão na neve, pois o centro de esqui possui várias pistas para praticantes de todos os níveis e até mesmo para esquiadores de primeira viagem. Além disso, conta com uma infraestrutura excelente tanto para a prática do esqui como do snowboard, inclusive, com loja de aluguel de equipamentos, departamento de segurança da neve e centro médico com ambulâncias para eventuais emergências. Mas, lembre-se de levar roupas apropriadas para o esporte, pois o serviço de aluguel de roupas é precário, contando apenas com roupas velhas que o staff não utiliza mais. É apenas um serviço emergencial para aqueles que não levaram roupas apropriadas.
Base da montanha em Las Leñas. Foto: Viagem News
Parador La Rita, em Las Leñas. Foto: Viagem News
Ponto de encontro na base da montanha em Las Leñas. Foto: Viagem News
Há ainda uma escola de esqui e snowboard tanto para adultos quanto para crianças com aulas particulares ou em grupos para todos os níveis de aprendizagem.
Escola de esqui e Snowboard. Foto: Viagem News
Normalmente a temporada de esqui vai de meados de junho a setembro, sempre dependendo das condições climáticas local.
Painel diário que relata o clima na montanha e a qualidade da neve nas pistas. Foto: Viagem News
Mapa de Las Leñas. Foto: Viagem News
A base da estação está a 2.240 metros acima do nível do mar e seu cume está a 3.430 metros. É a mais alta estação de esqui da Argentina e a mais importante também. Existem paradores nas montanhas para o caso de querer comer ou beber algo sem ter que descer para a base.
Os agentes de viagem brasileiros José Marlos e Vinícius Medeiros estiveram em Las Leñas para conhecer o destino e contaram suas experiências.
O gaúcho Vinícius que viveu sua primeira experiência com neve em Las Leñas e fez sua iniciação no snowboard, achou a estrutura do local e de equipamento boas, assim como as pistas e os professores. “Gostei das aulas, pra mim foram boas as aulas, tanto que no terceiro dia já estava bem solto, já querendo esquiar sozinho”. Ele contou que já se identificava muito com o esporte pelo fato dele sempre ter praticado esporte com prancha, pois surfa desde pequeno e também anda de skate.
Aluguel de equipamentos. Fotos: Viagem News
Em relação à hotelaria, Vinícius destacou que Las Leñas atende a todos os perfis de viajantes, do mais econômico ao mais luxuoso.
Ao contrário de Vinícius, José Marlos, que reside em Aspen, no Colorado, EUA, é um snowboarder experiente e exigente, e em relação à hotelaria em Las Leñas, destacou os hotéis Piscis e Virgo como os melhores. Também fez questão de ressaltar o atendimento, a excelente gastronomia e as diversas opções de estabelecimentos e serviços disponíveis no complexo e com fácil acesso, o que na opinião dele, faz toda a diferença, servindo inclusive, como entretenimento àqueles que não esquiam.
Pirámide Shopping. Foto: Viagem News
Hell’s Pizza e Restaurante Innsbruck. Fotos: Viagem News
Vista do andar superior do restaurante Innsbruck. Foto: Viagem News
Foto: Viagem News
UFO Point, o bar à noite vira balada. Foto: Viagem News
Vista interna do bar UFO. Foto: Viagem News
Com relação às pistas em si, ele disse: “As pistas são sensacionais, abertas, largas, amplas, você pode andar do jeito que você quiser.” Marlos também comentou que se a estação de esqui fizer atualizações pontuais como, trocar o sistema do lift passando de dois para quatro lugares, que tornaria o sistema mais estável e evitaria a formação de longas filas e caprichar no “grooming” (trabalho de aplainar a neve, feito por tratores à noite deixando as pistas esquiáveis com as chamadas listras de “veludo”), Las Leñas será a melhor estação de esqui de toda a América do Sul, dada a sua topografia abençoada.
Mapa de pistas de Las Leñas. Imagem: Reprodução/ lasleñas.com
Veja abaixo, um vídeo da temporada de inverno 2023:
Passeios e excursões
Ao contrário do que muitos pensam, Las Leñas não é apenas um destino de inverno. No verão, o complexo turístico oferece diversas opções de passeios e excursões em meio à natureza peculiar do local.
Passeio a cavalo. Foto: Reprodução / laslenas.com
Atividades como mountain bike, trekking, passeios a cavalo, zipline, escalada, rapel, ponte de comando e passeios de teleférico, além de excursões às atrações naturais da região estão à disposição dos hóspedes na época mais quente do ano.
Portanto, Las Leñas é um destino para se visitar durante todo o ano, pelo viajante solitário, por casais, por grupos de amigos, por famílias e por funcionários de empresas em viagens de incentivo.
Mais informações: https://laslenas.com/pt-br/
Dicas
Para esquiadores iniciantes, lembrem-se de levar meias compridas que alcancem quase a altura dos joelhos, porque é necessário que as meias fiquem acima da altura das botas para que essas não machuquem as canelas dos esquiadores. Também devem levar luvas e óculos escuros, pois em Las Leñas não há aluguel desses acessórios.
A estrada para Las Leñas possui muitas curvas fechadas no trecho final da subida, então, caso você sofra de labirintite ou costuma enjoar nessas condições, tome um medicamento para isso antes de iniciar a viagem.
* Agradecimento especial ao Sr. Fernando Musauer pelo suporte dado na realização dessa matéria.