Inclusão e acessibilidade transformam o Natal de Joinville em uma celebração para todos

Evento em Santa Catarina valoriza a diversidade com atrações acessíveis, espaços adaptados, participação de grupos inclusivos e experiências sensoriais

Natal é tempo de encantamento, de união e de esperança renovada. É quando luzes, músicas e tradições despertam sentimentos que aproximam as pessoas e criam memórias afetivas que atravessam gerações. No Natal de Joinville, o propósito é claro: para que essa magia realmente se materialize, ela precisa ser vivenciada por todos, sem exceção e sem barreiras.

Por isso, a inclusão e a acessibilidade são valores que norteiam as ações do evento e se traduzem em iniciativas práticas, pensadas para garantir conforto, autonomia e participação plena de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, crianças e famílias com diferentes necessidades. Mais do que um cenário encantado, o Natal de Joinville se propõe a ser um espaço de acolhimento, pertencimento e celebração coletiva.

Realizado desde 2021, o evento aprimora esse cuidado a cada ano, transformando um dos circuitos natalinos mais tradicionais de Santa Catarina em uma celebração com atrações inclusivas e democráticas para todos os públicos.

“Acreditamos que o espírito natalino é um bem comum e temos como premissa criar experiências acessíveis que despertem emoções, memórias e que façam com que cada indivíduo se sinta parte integrante dessa magia”, comenta a presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte.

O compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade renderam ao Natal de Joinville, em 2023, o Troféu Boas Práticas, entregue durante o Summit Cidades, em Florianópolis, em reconhecimento pelo esforço contínuo da organização.

Espaços de acolhimento e acesso preferencial

Uma das iniciativas mais importantes do Natal de Joinville é o Espaço de Acomodação Sensorial e Acolhimento, localizado ao lado da Vila do Papai Noel, no Ginásio Abel Schulz.

O local recebe pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes, que podem se hidratar, descansar em um ambiente calmo, controlado e também retirar a fita de identificação que garante acesso preferencial a todas as atrações.

Arte e tecnologia para todos os sentidos

O Natal de Joinville investe em recursos multissensoriais e de apoio para que as experiências do público sejam completas.

  • Libras no espetáculo de abertura: o espetáculo de abertura do Natal de Joinville, realizado nos dias 15 e 16 de novembro, contou com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma área exclusiva para pessoas com deficiência. O coral do Instituto Arte Maior também apresentou canções natalinas em Libras durante o evento.

  • Visita guiada com audiodescrição: para pessoas com deficiência visual, o Natal de Joinville oferece visitas guiadas com audiodescrição. Os participantes percorrem o circuito natalino utilizando um aparelho com fone de ouvido. Um audiodescritor narra em detalhes os cenários, cores, formas, texturas e tamanhos dos adereços e cenários. Os participantes são convidados a tocar nas decorações para ampliar a experiência sensorial e imersiva.

  • Casa do Papai Noel e Bosque Encantado com audiodescrição: além das praças, duas das principais atrações do Natal de Joinville também contam com audiodescrição: a Casa do Papai Noel e o Bosque Encantado – Caminho de Luzes. Esse recurso permite que pessoas cegas ou com baixa visão possam desfrutar plenamente desses espaços.

  • Palco Cultural inclusivo: uma das atrações do Natal de Joinville, o Palco Cultural recebe apresentações de grupos inclusivos, valorizando e respeitando a diversidade. A iniciativa reforça o protagonismo desses artistas e amplia a representatividade nas manifestações culturais do evento.

  • Apoio integral: o evento também disponibiliza brinquedos adaptados, audiodescrição nas praças, equipes de apoio treinadas, orientações especiais e gratuidade nas atrações para garantir a participação de todos.

Inclusão que vai para a rua

O espírito inclusivo do Natal de Joinville se estende às atividades paralelas que compõem a programação, como a Ho Ho Run, uma corrida de rua temática promovida pela Number Esportes.

Na edição de 2025, o evento contou com a participação de 45 pessoas que utilizam cadeira de rodas, reforçando a mensagem de que a celebração é sobre superar limites e promover a inclusão.

Consultoria especializada fortalece inclusão e acessibilidade

Nesta edição, o Natal de Joinville contou com a consultoria do Instituto IMPAR – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento –, referência em acessibilidade cultural e cultura do acesso em Santa Catarina. A parceria teve como foco aprimorar pontos-chave do evento relacionados à inclusão, acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, garantindo que as experiências natalinas fossem pensadas desde o planejamento para atender à diversidade de corpos, vivências e necessidades do público.

A consultoria envolveu desde visitas técnicas aos espaços e acompanhamento das atrações até formações com as equipes que atuam no evento, abordando temas como atitudes anticapacitistas, fruição cultural por pessoas com deficiência, audiodescrição, Libras e organização de áreas acessíveis.

Para Nathielle Wougles, consultora do Instituto IMPAR e pessoa com deficiência, o processo representa um avanço importante na construção de eventos culturais mais democráticos. “A acessibilidade cultural é um desafio constante e está sempre em construção. O que vimos no Natal de Joinville é um compromisso real em repensar práticas, ouvir pessoas com deficiência e incluí-las nos processos. Quando pessoas com deficiência participam das decisões, o resultado é um evento que consegue acolher a maior parte dos corpos, das existências e das vivências”, destaca.

Programação abrangente e gratuita

Realizado pelo Instituto Natal Joinville e promovido pela Prefeitura, o evento natalino segue com sua programação até o dia 4 de janeiro. São mais de 20 atrações gratuitas que integram o circuito de praças e ruas centrais, e que pode ser todo percorrido a pé.

Entre os destaques, o público pode conferir a pista de patinação no gelo, o carrossel, a Estação da Neve, a Casa do Papai Noel, o novo Bosque Encantado – Caminho de Luzes, o Mercado de Natal, as apresentações culturais e o túnel iluminado, além de se divertir com Banda do Noel e os personagens da festa.

Serviço:

O quê: Natal de Joinville 2025
Quando: até 4/01/2026 (exceto às segundas-feiras e nos dias 24/12, 31/12 e 01/01), das 17h às 23h
Onde: Circuito de Natal – Praças Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Rua das Palmeiras, Prefeitura, Rua Rio Branco e Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://www.nataldejoinville.com.br

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página