Propriedade trabalha com ingredientes locais e valoriza técnicas culinárias da Patagônia chilena
Hotel-boutique AWA. Foto: Divulgação
A belíssima Região dos Lagos e Vulcões, no Chile, é lar do conceituado hotel-boutique AWA, que fica a 20 minutos do centro de Puerto Varas. Além de servir de ponto de partida para quem quer explorar a Patagônia com muito conforto, o empreendimento se destaca pela alta gastronomia. Ali, cada refeição é cuidadosamente pensada como parte central da experiência dos viajantes.
Comandado pelo chef Jorge Diaz, o restaurante do AWA cria sabores únicos ao mesclar receitas da culinária contemporânea internacional com técnicas e preparos locais – conceito desenvolvido para o hotel pelo belga Mathieu Michel, que já foi eleito chef do ano pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos do Chile. Há ainda um cuidado especial com os ingredientes, que são comprados fresquinhos de produtores locais ou cultivados na horta orgânica da propriedade.
Chef Jorge Diaz – Hotel-boutique AWA. Foto: Divulgação
O resultado de tudo isso é um menu rotativo, com pratos sazonais memoráveis. Entre eles, destacam-se opções como o tartar de carne com torrada caseira e salsa holandesa. Outro sucesso é o polvo cozido por sete horas e servido com batatas nativas, coulis de azeitonas e tatsoi.
Hotel-boutique AWA. Foto: Divulgação
As criações gastronômicas do hotel-boutique incluem ainda receitas como homus de grão-de-bico e merluza grelhada com crosta de frutas secas, purê de grão-de-bico e salsa de mariscos. Para a sobremesa, os viajantes podem pedir delícias como o brownie de chocolate bitter, que acompanha sorvete de baunilha.
Hotel-boutique AWA. Foto: Divulgação