Em uma conferência online exclusiva para a imprensa realizada na manhã de hoje, a França anunciou uma série de novidades, eventos e aberturas programados para este ano e os próximos, além de uma seleção de 23 motivos para visitar a França em 2023
Foto: Reprodução Youtube/ Atout France/ ₢Ville de Paris
A Atout France, a Agência Oficial de Desenvolvimento Turístico da França, anunciou sua “to do list” para 2023, apresentando uma variedade de experiências inesquecíveis para os visitantes descobrirem na França este ano.
Entre as principais atrações da lista estão as celebrações em torno dos 400 anos do Château de Versailles, a Copa do Mundo de Rugby, exposições imperdíveis sobre Yves Saint Laurent na Cité de la dentelle et de la Mode em Calais, e sobre Moda e Esporte no Musée des Arts Décoratifs de Paris, a abertura da Maison Gainsbourg, e outras grandes novidades como o Via Sensoria, na cité du Vin de Bordeaux, e o inovador empreendimento Aurore da Compagnie de Phalsbourg.
Além disso, a lista apresenta uma variedade de atrações a serem descobertas, como a Vallée de la Gastronomie, um novo conceito que convida os visitantes a explorar quatro regiões de elite da metade oriental da França através de uma abundância de viagens sensoriais. Este roteiro de 620 quilômetros, que começa na região da Bourgogne-Franche-Comté, proporcionará aos amantes da gastronomia e do vinho uma deliciosa maneira de experimentar esta trilha gourmet de Dijon a Marselha.
No outono (primavera no hemisfério norte), a uma hora de Paris, o Departamento de Aisne dará as boas-vindas à Cité Internationale de la langue française, e na região da Borgonha, os visitantes poderão conferir a espetacular Cité des Climats et Vins de Bourgogne, um projeto emblemático que acontecerá em três locais da região vinícula: Chablis, Beaune e Mâcon.
A Copa do Mundo de Rúgbi 2023 será realizada na França de sexta-feira, 8 de setembro a sábado, 28 de outubro de 2023. Durante esse período, 20 países competirão em mais de 45 partidas, em 10 cidades francesas e 9 locais de competição. A partida de abertura será muito próxima a Paris em Saint-Denis, no impressionante Stade de France. Deverá ser memorável e emocionante, colocando o time da casa conhecido como “Les Bleus” contra o formidável “All Blacks”, da Nova Zelândia.
2023 é também o ano de alguns grandes aniversários que serão celebrados e comemorados na França. Haverá o 100º aniversário da morte de Gustave Eiffel, o brilhante engenheiro que criou e construiu a icônica torre da França. O mundialmente famoso Monte St-Michel da Normandia vai comemorar mil anos. A França se unirá à Espanha para recordar Pablo Picasso e sua arte.
Olhando mais adiante, Paris sediará os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, de 26 de julho a 11 de agosto, seguida dos Jogos Paraolímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro. 2024 será também o 80º aniversário dos desembarques do Dia D na Normandia e acontecerá a reabertura do percurso de visitas da Notre-Dame de Paris. Até 2025, novas atrações estão previstas para serem inauguradas na Disnleyland de Paris. E, um grande projeto de renovação do Musée D’Orsay está em andamento e deverá ser concluído até 2026.
“Estamos entusiasmados em compartilhar nossa ‘to do list’ para 2023 e esperamos dar as boas-vindas aos visitantes de todo o mundo para descobrir tudo o que a França tem a oferecer”, disse um Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul. “Com tantas experiências incríveis para escolher, há algo para todos na França neste ano.”
Ainda durante a conferência, foi confirmada a 3ª edição do evento France Excellence, que terá o dia de Conferências no dia 18 de setembro, quando serão debatidos o cenário e as perspectivas dos serviços e bens de luxo franceses, com a participação de grandes nomes internacionais do setor.
Para mais informações e atualizações sobre esse e outros eventos, exposições e datas importantes, visite france.fr.
Confira também o vídeo com as novidades 2023:
VOOS PARA A FRANÇA
A Air France segue sua política de retomada proativa com importantes investimentos na região. Após um verão europeu marcado pelo aumento na demanda de viagens, a Air France continua expandindo sua malha aérea global. Na América do Sul, dois voos diários partindo de São Paulo, uma operação diária no Rio de Janeiro e três voos semanais em Fortaleza ligam o Brasil a Paris. Em Buenos Aires e Santiago, a Air France opera um voo diário a partir de cada cidade. Com isto, a Companhia recuperou praticamente 100% de sua operação na região. Além disso, está gradualmente instalando o novo assento da classe Business, que em breve estará disponível nos voos do Rio de Janeiro.