Promovido pela Aguama Ambiental, II Festival de Sustentabilidade e Turismo de Noronha exibe em primeira mão os resultados da Pesquisa de Felicidade Interna Bruta realizado em Fernando de Noronha – em parceria com o governo do Butão, o índice mede o desenvolvimento de um território pelo bem-estar e o equilíbrio com a natureza
A Aguama Ambiental, empresa brasileira especializada em sustentabilidadee turismo regenerativo, promove o II Festival de Sustentabilidade e Turismo, em Fernando de Noronha, com foco na comunidade local, entre os dias 16, 17, 18 e 19.
O Festival de Sustentabilidade e Turismo de Fernando de Noronha tem como um de seus principais objetivos apresentar, em primeira mão, os primeiros resultados da pesquisa sobre Felicidade Interna Bruta (FIB), realizada com os moradores do arquipélago desde o início de setembro.
O arquipélago de Noronha é a primeira região do Brasil a aplicar o método em parceria oficial com o Governo do Butão — país criador do FIB.
A pesquisa, composta por mais de 100 questões, aborda temas como qualidade de vida, sustentabilidade e felicidade, oferecendo uma visão ampla sobre o que realmente importa para o desenvolvimento humano. Todo o processo é realizado por meio de um aplicativo criado pela Aguama Ambiental, responsável pela implementação do índice em Fernando de Noronha.
O FIB foi criado em 1972 pelo rei Jigme Singya Wangchuck, do Butão, como uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), que mede somente o crescimento econômico. Entre os critérios qualitativos usados para determinar o FIB, estão a qualidade de vida das pessoas, a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a preservação da cultura e a governança.
II Festival de Sustentabilidade e Turismo de Fernando de Noronha
O Festival começa trazendo a comunidade para perto, como protagonista. Em um encontro na sede do Projeto Tamar, o Festival apresentará o resultado da pesquisa inédita. Serão explicadas cada uma das 9 dimensões do FIB: Padrões de vida, Educação e Saúde, Meio Ambiente, Comunidade, Vitalidade, Uso do tempo, Bem-estar psicológico e Boa governança. Na sequência, cada dimensão ganha uma apresentação especial.
“Desde 2017, atuamos em Fernando de Noronha com um propósito claro: preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida de quem vive e visita esse lugar único. Agora, damos um passo ainda mais profundo com a implementação do Índice de Felicidade, inspirado no Butão. Esse indicador nos permite medir não apenas resultados ambientais, mas também sentimentos, percepções e bem-estar. Ele traduz em números e histórias humanas o impacto das nossas ações e nos orienta para criar projetos ainda mais transformadores”, conta Caio Queiroz, CEO da Aguama.
No primeiro dia do Festival, lideranças locais estarão no Forte Noronha, para uma série de conversas e palestras com representantes do poder público e privado, como Charles Albuquerque, Gerente de Meio Ambiente de Noronha, e Daniel Coelho – Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco. Já representando empreendedores e lideranças locais, estarão presentes Dora Martins, empreendedora local e coordenadora do Maracatu Nação Noronha, Major Brussolo, proprietário do Solar dos Ventos, Henrique Pistilli, world class speaker e fundador da Escola do Mar, Zé Maria, fundador do Grupo Zé Maria, e George Costa, proprietário do Maré Gastronomia.
Para trazer ainda mais inspiração ao encontro de líderes, Livia Azevedo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken, e Barbara Baccei, fundadora da Pacco By, vão falar sobre negócios com propósito.
Ainda no primeiro dia do Festival haverá um encontro comunitário, com lideranças locais, poder público e comunidade.
O Festival ainda conta com outras atividades para a população, como aula de yoga, exposição de fotos, feira cultural com gastronomia e música e cinema ao ar livre.
I Fórum de Sustentabilidade e Turismo, em 2024
O I Fórum de Sustentabilidade e Turismo, em 2024, a Aguama Ambiental, empresa que atua no arquipélago desde 2017, reuniu a comunidade local com os representantes dos setores públicos e privados, criando uma rede positiva de especialistas de diferentes áreas para trabalhar e apoiar o desenvolvimento sustentável deste paraíso brasileiro.
Foram dois dias de debates e troca de conhecimento e experiências, para apoiar a criação de estratégias e soluções a partir de diferentes perspectivas. Participaram instituições privadas, públicas, ONGs, associações e as pessoas que vivem por lá, todos unidos pelo ideal de criarem uma nova realidade para Noronha.
Entre os presentes, um dos principais destaques foi Dasho Karma Ura, presidente do Centro de Estudos do Butão e Pesquisa da Felicidade Nacional Bruta. Na palestra, o líder butanês apresentou o Índice de Felicidade Interna Bruta como uma medida para avaliar o desenvolvimento de um país, considerando aspectos além dos econômicos.
Serviço
II Festival de Sustentabilidade e Turismo de Fernando de Noronha
Programação
Dia 16 de outubro / quinta-feira / manhã
Encontro de lideranças locais – 9hs
LOCAL: Forte Noronha – Sala Multiuso
Apresentação:
· Thania Brito
Abertura:
· Caio Queiroz – CEO da Aguama
· Charles Albuquerque – Gerente de Meio Ambiente de Noronha
· Daniel Coelho – Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco
· Paulo Henrique Alves – Superintendente de Turismo, Cultura e Esporte
· Dora Martins – Empreendedora Local e Coordenadora do Maracatu Nação Noronha
· Major Brussolo – Proprietário Solar dos Ventos
Palestras:
· Expansão de consciência – Renata Rocha – Fundadora da YOUniversality
· Dasho Karma Ura – Presidente do Centro de Estudos do Butão e Pesquisa da Felicidade Interna Bruta (Apresentação em vídeo)
· Introdução ao FIB e Resultado da Pesquisa Inédita em Fernando de Noronha – Renata Rocha (YOUniversality) e Caio Queiroz (Aguama)
· Negócios com propósito: Livia Azevedo – Diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken e Barbara Baccei – Fundadora da Pacco By
· Cases locais: Zé Maria – Fundador do Grupo Zé Maria e George Costa – Proprietário do Maré Gastronomia
· Henrique Pistilli – World Class Speaker e Fundador da Escola do Mar
-Roda de conversa entre lideranças e exposição de ideias
Fechamento: Caio Queiroz – CEO da Aguama
Dia 16 de outubro / quinta-feira / noite
Encontro Comunitário – 19hs
LOCAL: Projeto Tamar
NOVIDADE: música, comidinhas e sorteio
Apresentação:
· Thania Brito
Abertura:
· Caio Queiroz – CEO da Aguama
Palestras:
· Introdução ao FIB e Resultado da Pesquisa Inédita em Fernando de Noronha – Renata Rocha – YOUniversality e Caio Queiroz – CEO Aguama
Apresentação das 9 dimensões do FIB e projetos relacionados que já atuam em cada um deles:
· Saúde – Fernanda Santos – Pedagoga e Fundadora Projeto Alma Solar
· Vitalidade comunitária – Dora Martins – Coordenadora do Maracatu Nação Noronha
· Meio ambiente – Rafaely Ventura – Gestora do Projeto Tamar Noronha
· Governança – Francinny Silva – Gerente de Proteção Social
· Felicidade – Livia Azevedo – Diretora de Felicidade HNK
· Educação – Waldeck Jr – Professor de Maracatu e Wilson Jordão – Gerente Adm. da Sup. de Educação
· Cultura: Roberta Magalhães – Fundadora e coordenadora Projeto Noronharte
Palestra especial: Doutores da Alegria – José Lopes
Dia 17 de outubro / sexta- feira
Atrações Culturais e de bem-estar para a comunidade
Dia 18 de outubro / sábado
9hs – Aula de yoga com Bruna Shashi
10hs – Palestra com Alessandra Valois – estilista e palestrante sobre o universo feminino
11hs – Exposição Fotos Michele Roth na Geodésica, Vila dos Remédios
19hs – Feira cultural: gastronomia e música para todos na Praça São Miguel
Atrações musicais
· Ju Medeiros
· Nação Noronha Maracatu
· Dayane Santos e Banda
· Dj Edy
Dia 19 de outubro / domingo
19hs – Cinema ao ar livre com pipoca na Praça São Miguel
FILMES:
· Hokule”A – O descobrimento da cultura Havaiana
· A Vida na Ilha
No vídeo abaixo, você pode conferir como foi a 1ª edição do Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Fernando de Noronha