O ‘Festival 51 anos Brasil e China’ contará com diversas atividades que promovem o intercâmbio cultural entre as culturas brasileira e chinesa. O evento marca o 80º aniversário das vitórias dos aliados na segunda guerra mundial
Quando Brasil e China se unem, a arte e a tradição ganham novos sentidos — e o público é convidado a viver essa experiência. Celebrando os 51 anos de amizade diplomática entre os dois países, no dia 16 de agosto, sábado, às 16h, a Orquestra Forte de Copacabana, o Instituto Rudá e o Museu Histórico do Exército – Forte de Copacabana promoverão o Festival 51 Anos Brasil e China em seu tradicional palco, o Forte de Copacabana. Na programação, que conta com curadoria de Márcia Melchior, Diretora Geral do Instituto Rudá e Presidente da RioMont, além do show da Orquestra, exposição, o Toque dos Tambores Chineses, a Dança do Dragão, a Dança do Leão e até demonstração de chá, caligrafia chinesa e medicina chinesa gratuita para o público.
O objetivo do evento é destacar a riqueza dos laços culturais e históricos que unem as duas nações. A principal atração da noite, a partir das 18h, é a apresentação da Orquestra do Forte com um repertório mesclando músicas chinesas, muitas delas cantadas em mandarim, além de hits brasileiros que farão o público se emocionar. O evento marca o 80º aniversário das vitórias dos aliados na Segunda Guerra Mundial.
Os integrantes da Orquestra Forte de Copacabana têm se aventurado na cultura chinesa desde 2022, quando teve início a parceria com a CNOOC, empresa chinesa em atuação no Rio de Janeiro que hoje é mantenedora do grupo. Desde então, a Orquestra vem estreitando, cada vez mais, os laços com o país, tendo realizado, em 2024, uma turnê por lá, se apresentando em importantes palcos como a Beijing University e a Beijing Technology and Business University.
“Brasil e China compartilham uma essência calorosa e acolhedora, presente tanto na forma como recebem seus visitantes quanto na riqueza de suas expressões culturais. Essa afinidade se reflete nas trocas constantes — artísticas, humanas e econômicas — que só reforçam a força dessa parceria tão especial”, afirma Márcia Melchior, diretora geral da Orquestra e presidente da RioMont.
Dança do Leão, Dança do Dragão, exposição, demonstração de chá e até medicina chinesa: confira as atrações
O Festival 51 Anos Brasil e China começará às 16h, com um estande de medicina tradicional chinesa, oferecendo diversas especialidades para o público. Também a partir das 16h, numa parceria com o Instituto Confucius PUC-Rio, o público poderá visitar uma exposição inédita de objetos chineses, fotografias e pergaminhos no Salão de Exposições do Forte, além de usufruir de uma degustação de chá, uma tradição milenar chinesa e apreciar a arte da caligrafia tradicional chinesa.
Às 17h, desde o pórtico do Forte, duas típicas manifestações culturais do país oriental vão animar a tarde: o Toque dos Tambores Chineses, com o grupo de alunos de percussão da Associação Cultural Chinesa; e a Dança do Leão e a Dança do Dragão apresentadas pelos integrantes da Associação Kung Fu Garra de Águia Gonçalense do ERJ.
O Festival 51 Anos Brasil e China é realizado em parceria entre o Forte de Copacabana, o Instituto Rudá e a Orquestra Forte de Copacabana. O patrocínio é da CNOOC, por meio da Lei Rouanet.
SERVIÇO:
Orquestra Forte de Copacabana convida para o Festival 51 Anos Brasil e China
Data: 16 de agosto, sábado
Horário: Das 16h às 19h30
A Orquestra Forte de Copacabana subirá ao palco às 18h
Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
Grátis. Livre.
LINKS:
Acesse o site oficial da OFC: www.orquestrafortedecopacabana.com.br/
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram: @orquestrafortedecopacabana
YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafortedecopacabana
Facebook: https://www.facebook.com/OrquestraFortedeCopacabana
Siga a Orquestra no Spotify: Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8