Foto: Divulgação
Realizado entre 10 e 19 de outubro, o evento contará com gastronomia típica, distribuição do maior risoto de frutos do mar do Brasil, shows nacionais e apresentações culturais
A tradição pesqueira artesanal, que há mais de 200 anos molda a identidade da região, até mesmo antes da emancipação de Porto Belo, será exaltada na 10ª edição do Festival do Camarão, uma das mais autênticas festas de outubro de Santa Catarina. Realizado entre os dias 10 e 19 de outubro, com entrada gratuita na Praça da Bandeira, no centro da cidade, o evento valoriza a pesca como expressão cultural, econômica e histórica da comunidade local, e ainda vai celebrar os 193 anos do município. Para exaltar o camarão, a festa reúne gastronomia típica, shows nacionais, atrações para toda a família e a distribuição do maior risoto de frutos do mar do Brasil, com mais de duas toneladas, servido gratuitamente para mais de 5 mil visitantes.
Considerado um dos pontos altos pela representatividade pesqueira, o risoto gigante será produzido em uma panela especial com capacidade para 2,5 mil litros, bem no centro do evento, pelos amigos do Rancho do Turucutuco, que carregam consigo os valores e a tradição regional. Além disso, o camarão integra a gastronomia principal da festa e aparece em dezenas de pratos especiais de restaurantes da cidade, que levam para o evento todos os sabores típicos.
A programação inclui feira artesanal, além da exposição de uma embarcação de pesca de camarão no centro da festa. Os visitantes poderão entrar no barco, conhecer os detalhes da embarcação e conversar com os pescadores, que compartilham histórias e curiosidades sobre a vida no mar. Toda a ambientação reforça o papel da pesca na construção da identidade local.
O taxista Clóvis Ferreira de Oliveira frequenta o evento com sua família desde a primeira edição, pois considera um grande exemplo da cultura enraizada na cidade. “O principal é o encontro com os amigos, saborear um bom prato à moda da casa, curtir um show musical e fazer parte da nossa tradição. Não representa só o município, mas toda a região, e está sendo conhecida em outros estados através dos turistas que vêm prestigiar”, conta.
Identidade construída pela pesca
Toda a programação em torno do pescado ilustra e materializa o quanto a atividade representa para a cidade. Porto Belo é responsável por 90% da produção pesqueira de Santa Catarina, junto com municípios da região, que os colocam entre os maiores produtores do Brasil, com movimentação de quase 200 mil toneladas por ano.
“Essa tradição é passada de geração para geração. Aqui, as famílias crescem envolvidas com a pesca. Vai de pai para filho”, conta Marcos Jaques, presidente da Fundação de Turismo. Os mais de dois séculos da ligação de Porto Belo com o camarão iniciaram ainda durante o período colonial, com a fundação da primeira colônia de pescadores do Brasil, ativa no município até os dias atuais.
Shows nacionais e diversidade musical
Outra tradição que atrai milhares de visitantes ao Festival do Camarão são os shows nacionais. A programação musical deste ano contempla artistas de diferentes estilos e promete agradar a todos os públicos. A abertura da festa, na sexta-feira (10/10), será marcada pelo show de Michel Teló. No sábado (11/10), é a vez da banda Papas da Língua subir ao palco. O domingo (12/10) traz uma dobradinha com Gustavo Mioto e o DJ Monge.
Na segunda-feira (13/10), Zezé Di Camargo & Luciano comandam a noite. A terça-feira (14/10) será animada pela Rainha Musical; seguida pela Banda Uniclãs na quarta-feira (15/10). O DJ Guto Loureiro se apresenta na quinta-feira (16/10); e na sexta-feira (17/10) é a vez da Traia Véia. No sábado (18/10), Naiara Azevedo promete levantar o público. Para encerrar a festa com chave de ouro, o domingo (19/10) será dedicado à terceira idade, com o show de Cezar & Paulinho.
A abertura oficial do festival também será marcada pela coroação da realeza da festa. Beatriz Gomes será coroada rainha, Gabriela Nascimento como primeira princesa e Yasmin Mick como segunda princesa. Já o tradicional corte do bolo de aniversário da cidade será realizado na segunda-feira (13/10), em celebração aos 193 anos de Porto Belo.
Programação de shows nacionais do 10º Festival do Camarão de Porto Belo
10 de outubro – Michel Teló
11 de outubro – Papas da Língua
12 de outubro – Gustavo Mioto + DJ Monge
13 de outubro – Zezé Di Camargo & Luciano
14 de outubro – Rainha Musical
15 de outubro – Banda Uniclãs
16 de outubro – DJ Guto Loureiro
17 de outubro – Traia Véia
18 de outubro – Naiara Azevedo
19 de outubro – Cezar & Paulinho
Serviço
O quê: 10º Festival do Camarão de Porto Belo
Quando: de 10 a 19 de outubro
Onde: Praça da Bandeira, Porto Belo (SC)
Entrada: gratuita
Realização: DCX Eventos e Prefeitura Municipal de Porto Belo
Festival do Camarão de Porto Belo
Instagram: @festivalcamaraoportobelo