Foto: VisitBritain/Zut Media
O noroeste da Inglaterra oferece uma mistura festiva de magia invernal e experiências que unem as pessoas – seja em torno de uma caneca de vinho quente fumegante ou de um concerto de Natal à luz de velas. Com museus, mercados, música e muito mais, Manchester, Chester e Liverpool sabem como celebrar a temporada festiva com estilo. Aqui está o nosso guia para o inverno em alguns dos centros mais vibrantes da Grã-Bretanha, no noroeste da Inglaterra.
Experiências e eventos sazonais
Das experiências de futebol de Manchester e as catedrais de Chester aos agitados restaurantes de Liverpool e à nostalgia dos Beatles, o noroeste da Inglaterra tem muito a oferecer no inverno.

Foto de stock Alamy/Tom McAtee
- Febre festiva do futebol – passeios pelos estádios e jogos sazonais No noroeste da Inglaterra, o futebol é uma paixão constante – e seus clientes podem vivenciar isso em primeira mão neste inverno. No Manchester United(abre em uma nova aba), eles podem percorrer o mesmo túnel que as lendas no Estádio Old Trafford, explorar o museu e comprar presentes na megaloja do clube. No Manchester City(abre em uma nova aba), eles podem ir até o campo no Estádio Etihad com um tour audiovisual imersivo(abre em uma nova aba). Em Liverpool, o Goodison Park do Everton(abre em uma nova aba)– agora casa do Everton Feminino – oferece uma visão dos bastidores do histórico estádio do clube. E, claro, nenhuma peregrinação ao futebol está completa sem um passeio por Anfield.(abre em uma nova aba), onde os clientes podem explorar o campo do Liverpool FC e ver a famosa placa “This is Anfield”. Com uma programação festiva repleta de jogos ao longo de dezembro, os clientes podem combinar passeios com jogos ao vivo.
- Lanternas e Luzes no Zoológico de Chester, Chester,
13 de novembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026 Entre em um paraíso de inverno brilhante com Lanterns and Light(abre em uma nova aba)no Zoológico de Chester(abre em uma nova aba), que acontecerá de meados de novembro de 2025 ao início de janeiro de 2026. Este evento noturno não inclui animais vivos, mas, em vez disso, leva os visitantes por túneis brilhantes de luz e fitas coloridas, passando por instalações de luz imersivas, como a nova Bubble Walk. Animais de lanterna em tamanho real e encontros interativos com fantoches dão vida à narrativa festiva. Após o passeio imersivo, os visitantes podem desfrutar de comidas festivas e brinquedos de parque de diversões.
- Natal na Catedral de Chester, Chester Catedral de Chester(abre em uma nova aba)brilha durante todo o mês de dezembro com uma rica variedade de eventos festivos em um cenário gótico tombado como Grau I. De 28 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, passeie entre mais de 80 árvores decoradas pela comunidade no Festival Anual da Árvore de Natal.(abre em uma nova aba). Outros destaques incluem concertos temáticos de Natal(abre em uma nova aba)à luz de velas em várias datas, incluindo ‘Rat Pack – A Swingin’ Christmas By Candlelight'(abre em uma nova aba)(27 de dezembro de 2025) e várias exibições de The Snowman(abre em uma nova aba)(23 de dezembro de 2025) com uma orquestra ao vivo tocando a trilha sonora. Para vistas paradisíacas, reserve um tour pela Torre(abre em uma nova aba)para ver as luzes de Natal de Chester de cima – uma subida de 216 degraus pela história e torres de sinos.
- Passeios de táxi em Manchester, Manchester Aprecie o horizonte cintilante e o espírito festivo de Manchester a bordo de um táxi preto particular. Estes passeios guiados e personalizados de táxi por Manchester(abre em uma nova aba)são administrados por John Consterdine, o único guia turístico de táxi preto e motorista de táxi totalmente qualificado da cidade, que também atua como guia turístico, historiador musical e fã de futebol. Durante o Natal, dirija por ruas iluminadas, parando nos principais pontos turísticos e também em joias escondidas. Os passeios podem ser personalizados de acordo com os interesses do cliente, abrangendo o passado industrial, esportivo e musical da cidade. Espere muitas histórias, humor mancuniano e oportunidades para fotos sob luzes cintilantes. Os passeios são acessíveis para cadeiras de rodas e à prova de intempéries.
- Coma a cidade – Scranchester Food Tour, Manchester Este tour gastronômico em Scranchester(abre em uma nova aba)É um banquete ambulante repleto de sabores, com duração de três horas e meia, que conta a história de Manchester por meio de diversas paradas para degustação, desde comida de rua até cozinhas de vanguarda. Aprenda sobre a história gastronômica da região e explore o comércio de especiarias, o movimento cooperativo, a dieta de um operário mancuniano e o que já foi o maior mercado coberto da Europa. O passeio começa no centro de Manchester, mas o ponto de partida e todas as paradas serão revelados no momento da reserva. Reservas para grupos e passeios privativos .(abre em uma nova aba)estão disponíveis.
- Museu de Manchester, Manchester Desde a reabertura em fevereiro de 2023, após uma grande reforma, o Museu de Manchester(abre em uma nova aba)– um edifício neogótico projetado por Alfred Waterhouse – abriga mais de 4,5 milhões de objetos que abrangem história natural, arqueologia e antropologia. É o maior museu universitário do Reino Unido, com destaques como Stan, o T-Rex, a primeira Galeria Permanente do Sul da Ásia do Reino Unido (cocurada com o Museu Britânico), um vivário e múmias egípcias. A entrada é gratuita, e os visitantes podem encerrar a visita com uma visita à loja do museu para comprar presentes exclusivos ou uma parada no café para um café com bolo.
- Prefeito de Mackie, Manchester Instalado em um antigo mercado de carnes tombado como Grau II de 1858 no Northern Quarter de Manchester, o Mackie Mayor(abre em uma nova aba)É um movimentado mercado de alimentos e um ótimo lugar para se aquecer no inverno. Lar de uma mistura diversificada de vendedores independentes de comida e bebida, o local serve de tudo, desde pizza de massa fermentada e tacos a cafés e cervejas artesanais, tudo sob um teto de vidro abobadado. Os assentos compartilhados conferem um clima sociável – ideal para almoços em grupo ou uma saída à noite casual. Aberto de terça a domingo.
- Mercado Báltico, Liverpool Situado no Triângulo Báltico de Liverpool, dentro de uma antiga cervejaria, o Baltic Market(abre em uma nova aba)É um local movimentado que reúne os principais comerciantes independentes de alimentos da cidade sob o mesmo teto – de donuts e hambúrgueres gourmet a coquetéis e cervejas artesanais. Música ao vivo e DJs mantêm o clima animado, e as longas mesas comunitárias o tornam ideal para grupos. No inverno, prepare-se para vinho quente e aquecedores para manter o ambiente aconchegante.
- A história dos Beatles, Liverpool Os clientes podem fazer a peregrinação definitiva de Liverpool no The Beatles Story(abre em uma nova aba), a maior exposição permanente do mundo dedicada aos Fab Four. Localizada no histórico Royal Albert Dock, ela registra a ascensão de John, Paul, George e Ringo – desde os primeiros shows no The Cavern Club até o estrelato global. Entre os artefatos originais estão a primeira guitarra de George Harrison, a bateria de Ringo, os óculos de John e letras de músicas escritas à mão. Guias de áudio estão disponíveis em 12 idiomas, e há uma Discovery Zone para os fãs mais jovens. Espere instalações imersivas e uma loja de presentes repleta de presentes de Natal inspirados nos Beatles.
- Museus de Liverpool, Liverpool Cena de museu de Liverpool(abre em uma nova aba)é variado e gratuito. Para conhecer o patrimônio local e a cultura pop, seus clientes devem ir ao Museu de Liverpool,(abre em uma nova aba)onde a história social da cidade assume o centro do palco. A Galeria de Arte Walker(abre em uma nova aba)abriga de tudo, desde retratos Tudor até instalações contemporâneas, enquanto o Museu Mundial(abre em uma nova aba)Ostenta artefatos antigos, um aquário e um planetário. Para os viajantes que viajam no inverno, esses tesouros escondidos oferecem uma mistura de cultura e aconchego à prova de intempéries. Muitos deles oferecem atividades festivas para a família, exposições sazonais e cafés para refrescos após a exploração.
- Floresta Secreta do Papai Noel, Liverpool,
21 de novembro a 24 de dezembro de 2025
Do final de novembro até a véspera de Natal, Orrell Hill Woods, em Liverpool, se transforma em um paraíso de inverno de 16 acres: a Floresta Secreta do Papai Noel(abre em uma nova aba)Trilhas de luz brilhantes levarão a um Centro de Natal festivo. Seus clientes poderão pegar o trem a vapor Tinsel Town Express, explorar o Comando do Polo Norte – a sala de controle de alta tecnologia do Papai Noel, enviar cartas na Sala de Correspondência do Papai Noel, descobrir se estão na Lista dos Bonzinhos por meio de um elevador mágico e dar uma espiadinha no novíssimo trenó do Papai Noel. A jornada termina no Mercado Merrywood, um pátio arborizado festivo com bebidas quentes, guloseimas de inverno e barracas de Natal.
- Catedral de Liverpool, Liverpool Elevando-se sobre a cidade, a Catedral de Liverpool(abre em uma nova aba)é o maior da Grã-Bretanha – e fica ainda mais magnífico durante a temporada de festas. Projetado por Sir Giles Gilbert Scott, este edifício neogótico oferece tetos altos, os arcos góticos mais altos da Inglaterra e vistas panorâmicas da torre (acessível por elevador e 108 degraus). Concertos de canções natalinas e serviços à luz de velas enchem o espaço com o espírito natalino. Com um café e uma loja no local, abastecidos com presentes artesanais, o local oferece uma pausa tranquila entre os passeios pelo mercado e as visitas a museus.
- Candlelight: Trilhas sonoras de filmes de Natal
Liverpool: 13 de dezembro de 2025 e Manchester: 21 de dezembro de 2025
Nesta época festiva, troque o tempo de tela por quartetos de cordas com Candlelight: Christmas Movie Soundtracks – um concerto ao vivo, à luz de velas, com músicas de clássicos natalinos. De Simplesmente Amor a O Amor Não Tira Férias , de Esqueceram de Mim a O Estranho Mundo de Jack , essas trilhas sonoras são executadas por um conjunto de cordas em locais com atmosfera vibrante, incluindo o St. George’s Hall em Liverpool (13 de dezembro) e o Concorde Conference Centre em Manchester (21 de dezembro). Imagine velas acesas e 60 minutos de nostalgia festiva. Reserve com antecedência, pois esses shows costumam esgotar rapidamente.
- Almoço de Natal no Northern Belle
4 de dezembro de 2025 (Crewe, Chester e Liverpool) e 20 de dezembro (Manchester, Huddersfield e Leeds)
Embarque no Northern Belle(abre em uma nova aba)– um trem de luxo restaurado da década de 1930 – para uma viagem de um dia que oferece puro glamour vintage. Partindo de estações selecionadas do norte, incluindo Liverpool (4 de dezembro de 2025) e Manchester (20 de dezembro de 2025), esta viagem festiva inclui champanhe, canapés e um almoço de Natal com vários pratos, todos servidos em vagões Pullman art déco com estofamento luxuoso e decoração tradicional. Espere serviço de primeira, guloseimas natalinas e entretenimento ao vivo ao longo do caminho. É uma mistura de Downton Abbey com o Expresso Polar – com muito brilho e vistas panorâmicas de colinas e paisagens urbanas.
Compras de Natal e mercados festivos
De galerias de compras com teto de madeira a lojas de grife reluzentes, o noroeste da Inglaterra transforma as compras festivas em uma experiência única. Seja olhando presentes artesanais em Chester, degustando glühwein em Liverpool ou procurando pechinchas em Cheshire Oaks, esta região combina terapia de compras com a alegria festiva.

Foto: VisitBritain/Zut Media
- Mercado de Natal de Chester, Chester,
19 de novembro a 22 de dezembro de 2025
Situado em meio aos edifícios de enxaimel de Chester, o Mercado de Natal de Chester(abre em uma nova aba)é cheio de personalidade. Mais de 70 barracas de madeira se alinham na Praça da Prefeitura, oferecendo presentes artesanais, produtos locais e comidas e bebidas sazonais. Com luzes cintilantes, cenários históricos e atrações próximas, como a Catedral de Chester(abre em uma nova aba)e as muralhas romanas, é um deleite festivo para quem gosta de passear. Continue as compras de Natal em Chester’s Rows(abre em uma nova aba), as únicas galerias elevadas de dois níveis do mundo, datadas do século XIII.
- Mercado de Natal de Liverpool, Liverpool,
15 de novembro a 24 de dezembro de 2025
Emoldurado pelas colunas neoclássicas do St George’s Hall, o Mercado de Natal de Liverpool(abre em uma nova aba)É um deleite visual – e delicioso também. Espere encontrar chalés festivos vendendo presentes artesanais, nozes torradas e chocolate quente. Prepare-se para uma roda-gigante com vistas panorâmicas, carrosséis vintage e bares em estilo bávaro que servem cerveja e glühwein. É um lugar agradável, familiar e acessível a pé da maioria das principais atrações. Seus clientes podem combinar a visita ao mercado com um tour pelo St. George’s Hall.(abre em uma nova aba).
- Mercado de Natal de Manchester, Manchester,
7 de novembro a 22 de dezembro
Mercado de Natal de Manchester(abre em uma nova aba)está prestes a tomar conta do centro da cidade com mais de 225 barracas espalhadas pelos Jardins da Catedral, pela Rua Exchange e além. Saboreie glühwein alemão, experimente iguarias festivas, compre artesanato e sinta o aroma da salsicha e do porco assado.
- Cheshire Oaks Designer Outlet, Ellesmere Port Carvalhos de Cheshire(abre em uma nova aba), o maior outlet de grife do Reino Unido, com mais de 140 lojas e 37.000 metros quadrados de área de compras, transforma-se em um destino festivo e reluzente a cada temporada de Natal. Confira as pechinchas de luxo e depois aqueça-se em um dos 18 cafés e restaurantes com uma bebida quente ou um petisco festivo. Com horário de funcionamento estendido em dezembro e decoração festiva reluzente, é um lugar prático para fazer compras, jantar e aproveitar a alegria do Natal.
Experiências de cinema e TV
O noroeste da Inglaterra já estrelou de tudo, de dramas de época a sucessos de bilheteria de Hollywood. Enquanto seus clientes estiverem na região, eles poderão seguir os passos de favoritos das telas. Liverpool serviu como cenário para Nova York, Londres e até Gotham em sucessos de bilheteria como Batman, Animais Fantásticos e Capitão América: O Primeiro Vingador, além de servir de cenário para Peaky Blinders. Pontos turísticos de Manchester apareceram em The Crown, O Destino de uma Nação e Peaky Blinders.

Foto: Visite Liverpool
- Passeio de ônibus do Peaky Blinders por Liverpool Vista-se e embarque no ônibus turístico do filme britânico Peaky Blinders(abre em uma nova aba)– uma jornada de quatro horas pelos locais de filmagem reais que deram vida à Birmingham da família Shelby (grande parte das filmagens foi em Liverpool). Guiados por guias especializados, seus clientes visitarão locais como o pub Garrison e a mansão rural de Tommy, com muitas histórias e curiosidades dos bastidores ao longo do caminho. O passeio está disponível o ano todo, mas fica ainda mais interessante quando Liverpool se enfeita para o Natal.
- Prefeitura de Manchester Sherlock Holmes resolveu casos aqui. Winston Churchill (Gary Oldman) arrasou em A Hora Mais Escura. E o clã Shelby dos Peaky Blinders pairava sob seus arcos góticos. Prefeitura de Manchester(abre em uma nova aba)é uma maravilha neogótica – concluída em 1877 pelo arquiteto Alfred Waterhouse – projetada para destacar o status global da cidade durante a Revolução Industrial. Com suas impressionantes escadarias em espiral, corredores revestidos de mosaicos e a imponente torre do relógio (apelidada de “Big Abel”), não é surpresa que tenha se tornado um dublê de Westminster e além. Embora o edifício esteja fechado para grandes restaurações até 2027, sua fachada ornamentada o torna um dos pontos turísticos mais cinematográficos de Manchester.
- Edifício Royal Liver, Liverpool No Natal, a orla de Liverpool brilha com luzes – e um de seus edifícios mais icônicos tem um grande poder de estrela. O Royal Liver Building, apresentado em The Batman (2022), é o telhado do Departamento de Polícia de Gotham City, de onde Batman faz uma fuga ousada. Neste inverno, os visitantes podem dar vida ao seu super-herói interior no Royal Liver 360 Tour.(abre em uma nova aba)e desfrute de vistas panorâmicas da torre do 15º andar. Com luzes festivas cintilando sobre o Mersey e pontos turísticos próximos, como o St. George’s Hall(abre em uma nova aba)e a Galeria de Arte Walker(abre em uma nova aba)(também usado no filme), é uma paisagem urbana sazonal digna de um super-herói.