Sol se pondo na Vinícola Alfa Crux. Foto: Viagem News
Las Leñas. Foto: Viagem News
Esquiar no mais importante centro de esqui da Argentina e vivenciar experiências fantásticas em vinícolas mundialmente famosas é a combinação perfeita para os praticantes de esqui e amantes de vinho que visitam a Província de Mendoza. Convidados pelo Sr. Fernando Musauer, especialista em esportes de neve e representante de estações de esqui argentinas, vivemos essa experiência fascinante. Confira:
Situada a aproximadamente 4h de carro da cidade de Mendoza, a capital da província, Las Leñas é mais que uma estação de esqui, é um complexo turístico internacional que oferece ótimas opções de hospedagem, gastronomia, um pequeno shopping e mercado, além de várias opções de diversão e relaxamento. Um local ideal, tanto para quem deseja iniciar-se no esporte quanto para quem já é experiente, e até mesmo para aqueles que apenas querem conhecer o destino. Saiba mais aqui.
Las Leñas. Foto: Viagem News
Contando com toda a infraestrutura, as facilidades do complexo turístico e a enorme variedade de pistas disponíveis, os praticantes de esqui e snowboard podem passar o dia inteiro esquiando nas montanhas sem a menor preocupação. Inclusive, aqueles que não querem perder tempo retornando à base para o almoço, podem fazer um lanche rápido num dos paradores na montanha.
Parador La Rita em Las Leñas. Ao fundo as pistas Minerva I e Minerva II. Fotos: Viagem News
E mesmo aqueles que vão com a família toda podem desfrutar do lugar tranquilamente, uma vez que há áreas kids, onde os pequenos podem se divertir sob os cuidados de monitores, e escola de esqui para crianças.
Foto: Viagem News
Enoturismo em Mendoza
Plaza Independência em Mendoza. Foto: Viagem News
Depois de curtir a neve, é hora de aproveitar alguns dias na cidade de Mendoza para descansar, conhecer seus atrativos turísticos e principalmente visitar as vinícolas.
Monumento em homenagem ao Exército de Los Andes, no Cerro de La Gloria, localizado dentro do Parque General San Martín, em Mendoza. Foto: Viagem News
Os vinhos de excelente qualidade, famosos no mundo todo, tornam-se ainda melhores quando saboreados nas próprias vinícolas que estão abertas às visitações.
A maioria delas contam com restaurantes próprios, onde oferecem almoços harmonizados com pratos típicos preparados por chefs renomados, além de tours pelas adegas subterrâneas, nas quais estão armazenados seus melhores exemplares. Muitas possuem até salas de degustação, nas quais guias-sommeliers das vinícolas ensinam desde como abrir uma garrafa de espumante até como fazer a avaliação de um vinho. É sem dúvida uma experiência maravilhosa para os amantes dos vinhos!
Vinícola Salentein no Vale do Uco, em Mendoza. Foto: Viagem News
Vista a partir do restaurante Salentein e bar. Fotos: Viagem News
Juan Pablo, guia-sommelier da vinícola Salentein, ensina a avaliar os diferentes tipos de vinhos e como abrir uma garrafa de espumante. Foto: Viagem News
As mesas dispostas ao ar livre em meio às videiras da vinícola Kaiken, no Vale do Uco, promovem uma experiência única. Foto: Viagem News
O maravilhoso menu de 4 tempos elaborado pelo renomado Chef argentino, Francis Mallmann, para seu restaurante Ramos Generales, na vinícola Kaiken, em Mendoza. Fotos: Viagem News
Os vinhos descansam em barris e garrafas na imensa e peculiar adega subterrânea da vinícola Kaiken. Foto: Viagem News
A vista esplêndida do restaurante Crux Cocina, na vinícola Alfa Crux. Foto: Viagem News
Alguns pratos do espetacular menu de 6 tempos do almoço harmonizado do restaurante Crux Cocina, na vinícola Alfa Crux. Fotos: Viagem News
A experiência de provar um vinho retirado diretamente da barrica de carvalho, na bodega Alfa Crux. Foto: Viagem News
Algumas dessas vinícolas já dispõem até mesmo de hospedagem para que o visitante possa pernoitar e vivenciar de corpo e alma o universo do enoturismo.
A Bodega Salentein é uma das bodegas que dispõe de pousada para receber os visitantes. Foto: Viagem News
Na foto à esquerda, sala de estar comunitária, na foto da direita a decoração de um dos quartos. Fotos: Larissa Mayumi
Cada quarto tem uma decoração diferente e são identificados por nomes dos tipos das uvas. Foto: Viagem News
O difícil mesmo é decidir quais vinícolas conhecer, porque todas são espetaculares e cada uma tem sua particularidade.
* Agradecimento especial ao Sr. Fernando Musauer e à Mendoza Hollidays pelo suporte dado na realização dessa matéria.