As equipes editoriais globais da National Geographic colocaram a Eslovênia entre os 25 lugares e comunidades mais extraordinários para inspirar sua próxima viagem na categoria “Natureza”. Assim, a Eslovénia é um dos oito destinos europeus que integram a lista dos 25 destinos selecionados
Foto: Uroš Rojc, Vale de Vipava
Hoje, a National Geographic, uma das mídias mais renomadas do mundo, reconhecida principalmente por promover uma atitude sustentável em relação ao meio ambiente, divulgou sua lista anual dos 25 destinos inspiradores para o cenário de viagens renovado para ajudar as pessoas a dar um salto no planejamento para o próximo ano . Pela primeira vez, a Eslovênia fez parte da lista de viagens Melhores do Mundo 2023. O que todos os destinos da lista têm em comum é que incluem os efeitos positivos do turismo no fortalecimento de suas comunidades locais e do meio ambiente.
Diretor do Conselho de Turismo da Eslovênia, MSc. Maja Pak destaca a grande importância da inclusão da Eslovênia na prestigiosa lista da National Geographic: “A classificação da Eslovênia entre os 25 destinos inspiradores do mundo para 2023 e entre os oito destinos europeus selecionados pela National Geographic significa um importante reforço na visibilidade da Eslovênia como um dos principais destinos turísticos sustentáveis do mundo. Como uma das marcas mais reconhecidas e influentes especializada em natureza, experiências na natureza e viagens e com um alcance de mais de meio bilhão de seguidores nas redes sociais, a National Geographic atinge um objetivo público de hóspedes mais exigentes em busca de experiências únicas na natureza intocada. E esses são os hóspedes que queremos abordar.”
Ao traçar o perfil da Eslovênia na lista na categoria “Natureza“, a National Geographic descreveu a Eslovênia como líder de longa data no campo do turismo sustentável, onde novos produtos de turismo sustentável estão sendo constantemente desenvolvidos. Entre elas, destacaram-se as ciclovias gastronômicas sustentáveis que levam a fazendas turísticas, queijeiras e outros produtores de alimentos. National Geographic destacou a rota gourmet verde da Eslovênia, um produto turístico de ciclismo sustentável e experiências gastronómicas, que foi desenvolvido em parceria com o consórcio Slovenia Green e o Slovenian Tourist Board (STB) em 2021, ano em que a Eslovénia detinha orgulhosamente o título de Região Gastronómica Europeia. Nessa altura, os primeiros fornecedores de Cozinha Verde da Eslovénia aderiram ao Esquema Verde do Turismo Esloveno. A rota ciclável conecta destinos com o selo Eslovênia Green, oferecendo experiências culinárias em restaurantes de orientação sustentável, incluindo aqueles com estrelas Michelin, e ao mesmo tempo inspira com rotas entre vinhedos, spas e fazendas turísticas.
No passado, a Eslovênia e o STB foram repetidamente destacados pela National Geographic, especialmente no campo da promoção e implementação bem-sucedidas do desenvolvimento sustentável. Em particular, cabe destacar o prestigioso prêmio National Geographic World Legacy Destination Leadership, que o STB recebeu no ITB Berlin em 2017.
Foto: Tomo Jeseničnik
Eslovênia destacada na categoria Natureza – destinos selvagens, intocados e bonitos
A National Geographic listou a Eslovénia entre cinco destinos a nível global e entre três destinos europeus na categoria “Natureza” (juntamente com a Eslovénia, as Terras Altas da Escócia e os Açores incluídos na lista), descrevendo-a como “há muito tempo líder em turismo sustentável”.
A lista Best of the world 2023 foi criada pela equipe editorial global da National Geographic Traveler, que pesquisa, relata e escreve sobre destinos inspiradores ao longo do ano e os apresenta a um público global de milhões. Conforme anunciado, sua seleção anual celebra destinos e experiências de viagem que iluminam o mundo e as diversas comunidades que o habitam. Os destinos são classificados em cinco categorias diferentes: Família, Aventura, Cultura, Natureza e Comunidade, sendo esta última apresentada pela primeira vez. Em 2023, o foco é em experiências que também tenham uma nota educativa – na categoria Família, destacam-se destinos que oferecem experiências para todas as gerações, na categoria Aventura, experiências incríveis em lugares de tirar o fôlego, a categoria Cultura concentra-se na pesquisa de história e patrimônio, e a nova categoria Comunidade destaca a cura e viagens sustentáveis, conservação e retribuição à comunidade. A categoria Natureza, onde a Eslovênia está incluída, celebra experiências em um ambiente selvagem, intocado e pitoresco.
“Best of the World é a carta de amor anual da Nat Geo para os lugares mais incríveis do mundo, próximos e distantes.”
“Tivemos tantas mudanças e interrupções na maneira como exploramos nos últimos anos, então, com a lista deste ano, realmente queríamos voltar a identificar histórias positivas sobre destinos e comunidades”, disse Amy Alipio, editora sênior da National Viagem Geográfica . “Com nossa equipe de especialistas e editores de viagens, mergulhamos mais fundo em lugares em todo o mundo que estão proporcionando experiências únicas e benéficas para moradores e viajantes: locais onde os visitantes sustentam e apoiam – não danificam – o meio ambiente do destino e comunidade. Também trabalhamos duro para fornecer joias menos conhecidas na lista, alternativas igualmente inspiradoras para destinos que ficaram superlotados (pense em Choquequirao vs. Machu Picchu no Peru).”
Foto: Matic Ritonja / Karata film & Ciril Jazbec, Tent Film
“‘Best of the World’ é a carta de amor anual da Nat Geo para os lugares mais incríveis do mundo, tanto próximos quanto distantes”, disse Nathan Lump, editor-chefe da National Geographic. “Não poderíamos estar mais orgulhosos de lançar luz sobre esses 25 lugares extraordinários que mais nos inspiraram este ano e que sabemos que definirão os itinerários dos viajantes nos próximos anos. De cervejarias artesanais e o principal festival de cinema da Ásia em Busan, na Coreia do Sul, ao turismo indígena liderado por mulheres em Alberta, Canadá, e a mais densa área de nidificação de tartarugas-de-couro do mundo em Trinidad e Tobago, a lista deste ano nos lembra que ainda há muito muito para explorar e experimentar.”
Lista dos “Melhores do Mundo 2023” da National Geographic:
NATUREZA: Terras Altas Escocesas, Botsuana, Eslovênia , Parque Nacional Big Bend, Texas, Açores
CULTURA: Via Ápia, Itália; Busan, Coreia do Sul; Grutas de Longmen, Província de Henan, China; Egito; Charleston, Carolina do Sul
AVENTURA: Nova Zelândia; Choquequirao, Peru; Utá; Alpes Austríacos; Parque Nacional Revillagigedo, México
COMUNIDADE: Ilhas do Dodecaneso, Grécia; Milwaukee, Wisconsin; Alberta, Canadá; Laos, Gana
FAMÍLIA: Trinidad e Tobago; São Francisco, Califórnia; Colômbia; Manchester, Reino Unido; Suíça