TotalEnergies fornecerá até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável ao longo de uma década

 

 

A TotalEnergies e a Air France-KLM assinaram um contrato para que a TotalEnergies forneça até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável (SAF) para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM ao longo de um período de dez anos, até 2035.

 

Este contrato representa um dos maiores contratos de compra de SAF assinados pelo grupo até o momento. Em 2022 e 2023, a Air France-KLM foi o maior usuário de SAF do mundo, representando 17% e 16% da produção global total, respectivamente.

 

Acelerando a descarbonização do transporte aéreo na Europa

 

Este contrato se baseia em um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) assinado em 2022 para o fornecimento de 800 mil toneladas de SAF. Ao reavaliar este acordo hoje, as empresas reafirmam seu objetivo de reduzir o impacto ambiental do setor de transporte aéreo o mais rápido possível, diminuindo as emissões de CO2.

 

Até 2030, a Air France-KLM pretende reduzir suas emissões de CO2 por passageiro/km em 30% em comparação com os níveis de 2019. Para alcançar esse objetivo, será utilizada uma combinação de renovação da frota, medidas operacionais como ecopilotagem e a incorporação de pelo menos 10% de combustível de aviação mais sustentável em todos os seus voos. Essas metas ambiciosas vão além das obrigações regulatórias.

 

O SAF fornecido será produzido a partir de resíduos e sobras da economia circular nas biorrefinarias e refinarias da TotalEnergies na França e na Europa por meio de coprocessamento. Este SAF será utilizado para abastecer voos operados pelas companhias aéreas do Grupo Air France-KLM que partem da França, Países Baixos e outros países europeus. O desenvolvimento do SAF está no centro da estratégia de transição da TotalEnergies para atender à demanda do setor de aviação.

 

A Air France-KLM implementou uma política rigorosa de aquisição, comprando apenas SAF de segunda geração que não compete com a produção alimentar global e que possui certificação RSB ou ISCC+ para sua sustentabilidade.

 

O SAF permite uma redução nas emissões de CO2 de pelo menos 75% e até 90% ao longo de todo o ciclo de vida do combustível, em comparação com combustíveis fósseis equivalentes.

 

“Garantir os volumes de combustível de aviação mais sustentável necessários para descarbonizar nossa atividade é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é um passo adicional nessa direção e um testemunho do nosso apoio de longa data ao desenvolvimento da produção de SAF na França e na Europa. Um setor sólido de SAF capaz de atender às necessidades da nossa indústria é um fator chave para a soberania e independência energética da Europa”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM.

 

“O SAF contribui tanto para a transição energética de nossos clientes no setor de aviação quanto para a transição industrial de nossas refinarias. Portanto, representa um verdadeiro 'ganha-ganha' para o futuro da indústria e da aviação”, afirmou Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies. “Nos últimos dez anos, temos sido pioneiros na área, investindo em biorrefinarias e instalações de produção de SAF na França, além de desenvolver tecnologias de coprocessamento em nossas refinarias. Com base nesses sucessos industriais, pretendemos continuar esse impulso na Europa e no mundo”.

 

Uma parceria de longa data entre a TotalEnergies e a Air France-KLM

 

Na última década, a TotalEnergies e o Grupo Air France-KLM têm trabalhado juntos para testar e incorporar combustível de aviação sustentável. Esta parceria começou em 2014 com o “Lab’line for the Future”, um experimento de dois anos durante o qual 78 voos da Air France entre Paris-Orly e Toulouse, e entre Paris-Orly e Nice foram abastecidos com 10% de SAF fornecido pela TotalEnergies.

 

Em janeiro de 2020, ambas participaram, junto com a Safran e a Suez, da Chamada para Expressões de Interesse lançada pelo governo francês para incentivar o surgimento de uma indústria de produção de SAF na França. Desde 2022, a TotalEnergies tem fornecido SAF para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM na França, como parte do mandato de incorporação francês.

 

Produção de SAF na França e na Europa

 

A TotalEnergies está investindo fortemente em projetos para produzir combustível de aviação mais sustentável na França e na Europa:

 

  • Em Grandpuits: A TotalEnergies está transformando o local em uma plataforma sem petróleo, com um investimento de 400 milhões de euros. Focada principalmente na produção de SAF a partir da economia circular, Grandpuits será capaz de produzir 210 mil toneladas de combustível de aviação sustentável até 2025 e mais 75 mil toneladas até 2027.

  • Na Normandia: A TotalEnergies começou a produzir SAF em sua refinaria de Gonfreville. A empresa planeja aumentar a produção para 160 mil toneladas de SAF por ano até 2025.

  • Em La Mède: A TotalEnergies investiu 340 milhões de euros para transformar sua refinaria em uma biorrefinaria. Em 2024, a TotalEnergies investiu mais 70 milhões de euros para processar até 100% de resíduos da economia circular e produzir SAF até 2025. Desde 2021, o biodiesel produzido em La Mède tem sido usado para produzir SAF na planta da TotalEnergies em Oudalle, perto de Le Havre.

  • A TotalEnergies está estudando a produção de SAF por meio de coprocessamento em suas outras refinarias europeias até 2025.
Pin It