A SUALSA WTH Corp (empresa do Grupo La Chapelle) e a ArcelorMittal estão colaborando na construção do emblemático TRYP by Wyndham Punta Cana, na República Dominicana, o primeiro hotel do mundo a incorporar quantidades significativas de aço com baixa emissão de carbono

 

Na construção do hotel serão utilizadas estruturas de aço XCarb® reciclado e produzido de maneira renovável

 

As obras de construção começaram em 22 de abril de 2024 e a entrega na República Dominicana das estruturas de aço com baixa emissão de carbono está prevista para julho de 2024

 

 

 

Está sendo construído atualmente um novo hotel em Punta Cana (República Dominicana) que incorporará aço com baixa emissão de carbono. Nesse projeto, a World Trade Holding Corp (WTH Corp) empregará vigas de aba larga fabricadas em aço XCarb® reciclado e produzido de maneira renovável pela ArcelorMittal, o principal produtor siderúrgico e minerador do mundo, transformadas pela SUALSA, empresa espanhola especializada na transformação de produtos siderúrgicos.

 

As estruturas de aço XCarb® reciclado e produzido de maneira renovável foram fabricadas pela ArcelorMittal Olaberria (Espanha) através do processo de forno de arco elétrico, utilizando 100% de sucata reciclada e eletricidade 100% renovável. Esse processo permite reduzir a emissão de CO2 dos produtos em até 70% (dependendo do tipo de produto de aço utilizado) em comparação com o aço produzido pelo processo convencional, mantendo os mesmos padrões de qualidade. A ArcelorMittal Distribution Iberia iniciou a entrega das estruturas ao transformador siderúrgico SUALSA.

 

O novo complexo fará parte da maior companhia hoteleira do mundo, a Wyndham Hotels & Resorts, dentro da sua marca TRYP. O hotel incorpora em seu design os mais elevados padrões de sustentabilidade e representa um investimento de mais de 16 milhões de dólares (USD), partilhado entre Banco BHD León e BIO Investment Group SAS, ambos firmemente comprometidos em unir esforços para contribuir para a proteção ambiental, não apenas na República Dominicana, mas em escala mundial. A inauguração do hotel, que contará com 97 quartos e uma área comercial de 2.200 metros quadrados, ocorrerá no final de 2025.

 

O Eng. Nigel La Chapelle, presidente das empresas WTH e BIO Investment Group, destaca: "Esse projeto pioneiro não apenas representa um marco na indústria hoteleira, mas também reflete nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos agradecidos pelo apoio da Wyndham, ArcelorMittal e SUALSA para que juntos possamos liderar o caminho para a construção na América com materiais ecológicos e inspirar outras empresas e comunidades a seguir nosso exemplo. O aço XCarb® reciclado e produzido de maneira renovável é fabricado com tecnologias inovadoras e processos que respeitam o meio ambiente, minimizam a emissão de carbono e promovem a conservação de recursos naturais. Nosso hotel não só está localizado em um destino excepcional para viajantes, mas também será um modelo a seguir na busca de soluções sustentáveis para a indústria da construção. Desde a escolha dos materiais até o design e operação, cada aspecto desse projeto foi cuidadosamente considerado para maximizar seu impacto positivo no meio ambiente e transmitir uma mensagem poderosa: é possível construir um futuro melhor, se tivermos a coragem de sonhar grande e o compromisso de agir com determinação."

 

Louis Alicea, diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de Franquias da Wyndham Hotels & Resorts, acrescenta: "Como a principal empresa hoteleira a nível mundial, estamos em uma posição única para criar um impacto positivo e significativo no mundo enquanto cumprimos nossa missão de tornar a hospedagem acessível a todos. Estamos incrivelmente orgulhosos de trabalhar com a WTH e BIO. Nosso objetivo é fazer negócios de uma maneira que gere orgulho para nossos membros da equipe, proprietários e hóspedes."

 

Jorge Álvarez, CEO do grupo familiar SUALSA, ressalta: "Desde 1981 participamos de projetos em diferentes países e é muito emocionante fazer parte do início da mudança de consciência na nova fabricação de estruturas de aço, demonstrando que tudo pode ser feito de maneira mais sustentável. O XCarb® reciclado e produzido de forma renovável nos fornece as mesmas características de qualidade, mecânicas e de resistência que o aço grau A992 fabricado convencionalmente. Para o TRYP by Wyndham Punta Cana, foi projetada com a mais recente tecnologia em software 3D uma 'superestrutura' formada por estruturas de aço, preparada para suportar atividade sísmica e furacões que possam ocorrer na região. Fabricaremos a estrutura na Espanha sob rigoroso controle de qualidade e será transportada em contêineres marítimos. No final de julho, o material pré-fabricado e pronto para aparafusar será recebido na República Dominicana, o que reduzirá consideravelmente os tempos de construção e a geração de resíduos locais. Esta nova forma de proceder contribuirá para a redução de nossa pegada de carbono tanto para este hotel quanto para os projetos futuros da SUALSA."

 

Cédric Bouzar, CEO da ArcelorMittal Downstream Solutions, sublinha: "Estamos orgulhosos de que parceiros como SUALSA, WTH e BIO escolham nosso aço com baixas emissões de CO2 para reduzir a pegada de carbono de seus projetos. Este projeto é especialmente empolgante, pois se trata do primeiro hotel em cuja construção serão utilizadas estruturas de aço XCarb® reciclado e produzido de maneira renovável, o que o posiciona como um referencial e um modelo a ser seguido pelo restante do setor na hora de reduzir as emissões em suas cadeias de fornecimento."

 

A marca XCarb® agrupa todos os produtos e atividades siderúrgicas da ArcelorMittal com uma pegada de carbono reduzida, baixa ou nula, no âmbito de um esforço unificado para impulsionar um avanço demonstrável na transição para uma produção de aço neutra em carbono.

Pin It