- Details
- Category: DESTINOS NACIONAIS
- Published: 24 January 2022
Nova rota reúne 11 empreendimentos familiares que oferecem experiências exclusivas, gastronomia e contato com a natureza
Colônia Família Bordin tem vista privilegiada para o Rio das Antas. Foto: César Paludo / Divulgação
Vinícolas familiares, gastronomia típica, belezas naturais e quase 140 anos de história para contar. Essa é a aposta dos Caminhos do Alfredo - Enoturismo Rural, nova rota turística de Flores da Cunha (RS) que foi lançada oficialmente no último sábado (22), com jantar na Cantina Gelain. O cardápio foi o tradicional menarosto, iguaria trazida à região pelos imigrantes italianos e que consiste em variados cortes de carne assados lentamente em um rolete de espetos giratórios.
Localizada no Travessão Alfredo Chaves, interior do município, a rota é composta por 11 empreendimentos que prezam pelo atendimento personalizado, feito pelas famílias dos proprietários. No percurso de aproximadamente cinco quilômetros, encontram-se vinícolas, paradas gastronômicas, trilhas ecológicas e uma paisagem formada por videiras e montanhas. O visitante também pode conferir pontos como a Cascata Bordin, com cerca de 100 metros de altura; o Campo Santo dos Imigrantes, primeiro patrimônio histórico cultural tombado de Flores da Cunha; a Capela São João Batista, construída em 1924; e o Mirante Gelain, instalado a 420 metros acima do vale do Rio das Antas, proporcionando um visual de tirar o fôlego.
“Nós nascemos com o objetivo de ser uma rota diferente, no sentido de não oferecer apenas um tipo de atrativo. A ideia é que as pessoas vivenciem uma experiência que combine enoturismo, gastronomia e belezas naturais. É um passeio ideal para casais, pessoas maduras, famílias com crianças, pessoas que desejam curtir um momento de calmaria”, convida Edegar Scortegagna, presidente da Rota Caminhos do Alfredo - Enoturismo Rural.
A história do Travessão Alfredo Chaves remonta a 1884, com a chegada dos imigrantes que ali instalaram suas lavouras e moradias. Foi chamado inicialmente de Nova Veneza, em homenagem à cidade italiana. Já a denominação oficial foi dada pelo governo do Império Brasileiro como tributo a Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, engenheiro que, entre outros cargos públicos, foi ministro da Colonização.
A ideia de formatar uma rota turística na comunidade surgiu em 2018, com levantamento dos atrativos que poderiam participar e um encontro inicial dos idealizadores. Dali em diante, cada um fez seus investimentos para receber os visitantes. Entre os apoiadores, o Sebrae RS ofereceu capacitação profissional em turismo, a Sicredi Serrana entrou com patrocínio e fomento para abertura de crédito, enquanto a prefeitura de Flores da Cunha atuou na reforma da praça do Travessão Alfredo Chaves, liberação de alvarás e instalação de placas de sinalização.
Conforme Scortegagna, outro destaque dos Caminhos do Alfredo é o fato de todos os empreendimentos participantes serem geridos por jovens. “Eu e meus primos somos os mais velhos, na faixa dos 40 anos. O restante do pessoal é mais jovem. Isso deu muito gás para que desenvolvêssemos a rota. É claro que tem toda uma história por trás de cada empreendimento, tem o apoio dos pais dessa gurizada, que estão apostando na ideia, mas o importante é que todos permaneceram nas suas raízes, não houve êxodo. Estão trabalhando e investindo ali, valorizando a terra e os produtos na sua origem”, afirma.
Visitante pode fazer degustações nas vinícolas da região. Foto: Mateus Viapiana / Divulgação
Para a administração municipal, o lançamento dos Caminhos do Alfredo é considerado um importante passo na consolidação de Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. O município, que ostenta o título de maior produtor de uvas e vinhos do Brasil (a safra 2017/2018 atingiu 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho), conta com mais de 500 leitos na rede hoteleira e projeta expansão para os próximos anos.
“Por meio de roteiros consolidados, de empreendimentos bem estruturados e da força da comunidade em prol do setor, Flores da Cunha vem obtendo destaque e é um dos destinos mais procurados da região em diferentes épocas do ano. Com os Caminhos do Alfredo, o município qualifica e incrementa sua oferta. O turismo é uma cadeia produtiva em rede, por essência, e quando novos atrativos se somam, multiplicamos os resultados”, avalia Tiago Mignoni, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha.
Paradouro do Suco conta com elevador panorâmico para os vinhedos. Foto: Arthur Deboni / Divulgação
Conheça os empreendimentos:
1 - Caldart Graspa Artesanal
Graspa e cultura local são os diferenciais da Sociedade de Bebidas Caldart. A elaboração da graspa e dos vinhos é uma tradição passada de geração em geração e, por isso, se tornou parte do memorial da Família Caldart. As visitações incluem degustação de graspa no varejo temático e muitas histórias do cotidiano da colônia. Um local relaxante, ao ar livre, para fugir dos grandes centros urbanos.
:: Atendimento: terça a sábado, das 9h às 17h; domingos somente com agendamento.
2 - Paradouro do Suco
Local que oferece degustação de suco e harmonização com tábuas de frios e de doces, além de possuir uma área de lazer, com pergolado e música ao vivo. Também há passeio de caminhão personalizado; elevador com vista panorâmica para os vinhedos e para mais de cinco cidades; e mirante para descanso, com varejo dos produtos da Vinícola Malacarne. Um ponto exclusivo para se deliciar com o verdadeiro Suco de Uva Puro.
:: Visitação: sábados e domingos, das 13h30 às 19h00; durante a semana, mediante reserva.
3 - Vinhos Fabian
Fundada em 1985, é uma vinícola familiar que une a paixão pelo cultivo da uva e elaboração de vinhos. Localiza-se entre colinas de 780m de altitude, que proporcionam amplitude térmica para uma boa formação de componentes que determinam a qualidade do vinho. Em 2003, inseriu a produção de vinhos finos em seu catálogo. Investe constantemente em equipamentos modernos e aplica uma enologia com profissionalismo e dedicação, com o objetivo de extrair ao máximo as virtudes de cada variedade de uva à vinificar.
:: Visitação guiada: segunda a sexta, às 10h, 14h e 16h; aos domingos, às 15h30, sob agendamento.
:: Visita com degustação: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h; sábados, das 9h às 12h; feriados, sob agendamento.
4 - Terrasul Vinhos Finos
Localizada no coração do Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha, ao lado da Capela São João Batista. Sediada no histórico prédio que abrigou a empresa Neo Costamilan, depois foi sede da Companhia Vinícola Rio-Grandense e foi adquirido pelo atual proprietário, Volmar José Salvador, em 1996. A repaginação do espaço buscou preservar as características originais, assim acomodar a tecnologia necessária para a melhoria da produção de vinhos.
:: Visitações e degustações: mediante agendamento.
5 - Vinhos Viapiana
Destaca-se pela produção de vinhos e espumantes diferenciados de altíssima qualidade. Elaborados com cuidado em cada detalhe, surpreendem por saírem do óbvio. Viognier, Nebbiolo, Pinot Noir, vinho laranja, espumante tinto e espumantes com passagem em carvalho são alguns dos produtos que evidenciam a busca pelo novo, que orienta as ações da vinícola sem perder a essência da tradição da família, há mais de um século elaborando vinhos em Flores da Cunha. Conta ainda com o Gazoldo Trattoria, restaurante com menus que mudam a cada temporada.
:: Degustação no Wine Bar: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 10h às 16h; domingos e feriados, das 10h às 14h. É possível pedir tábua de frios para acompanhar.
:: Visita com degustação: segunda a sábado, às 10h30 e às 15h; domingos e feriados, às 10h30.
:: Horários do restaurante: almoços de quinta a domingo, das 12h às 14h. Jantares exclusivos para grupos acima de 15 pessoas, mediante reserva.
6 - Vinícola Bebber
A união entre a tradição familiar no setor vitivinícola e o caráter de inovação nasce com a nova geração da Bebber. Buscando o melhor de cada terroir no estado do Rio Grande Sul, a vinícola já mostrou que seus vinhos possuem identidade única. A proposta da Bebber é fazer vinhos que caiam no gosto do consumidor brasileiro, jovens, leves e elegantes. A vinícola disponibiliza visitas com degustações, além de um varejo para a compra de seus produtos.
:: Loja: segunda a domingo, das 10h às 17h.
:: Wine Bar: sexta a domingo, das 11h às 17h.
:: Degustação orientada: segunda a sexta, às 10h30, 14h e 16h; sábados e domingos, às 10h30, 11h30, 13h30 e 15h.
7 - Vinícola Scortese
Criada em 2016, a Vinícola Scortese nasceu da necessidade dos seus sócios de processar a própria uva cultivada, transformando-a em uma linha de vinhos de mesa, finos, espumantes e suco de uva tinto e branco.
:: Atendimento comercial: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
8 - Gran Nero Presunto Cru
A primeira empresa de presunto cru do sul do Brasil é de Flores da Cunha. O produto é o resultado de quase uma década de pesquisas do enólogo Edegar Scortegagna que, junto com o sócio Elton Antunes, decidiu produzir no país uma de suas iguarias prediletas do tempo em que estudava na Itália. Comercializado em lojas especializadas de todo o Brasil, o presunto cru Gran Nero une a qualidade da matéria prima nacional com um sofisticado método de fabricação europeu.
:: Visitações: sob agendamento.
9 - Sucos Della Famiglia
Agroindústria familiar que surgiu em 2017, com o intuito de produzir um suco de uva tinto e branco saudável e diferenciado, 100% integral, para as crianças nas escolas e demais consumidores. São oferecidas visitas para conhecer o processo de produção dos sucos Della Famiglia, que revelam a alma da terra.
:: Visitações: sob agendamento.
10 - Cantina Gelain
Um sonho realizado de Armindo Gelain, que depois de muitos anos de trabalho, teve sua primeira vindima em 1990. Com uma vista privilegiada, o empreendimento viu no turismo uma oportunidade de investir e receber o turista com visitações guiadas, espaço ao ar livre para descanso e restaurante para eventos para até 75 pessoas.
:: Visitações e eventos: sob agendamento.
:: Atendimento na vinícola e varejo: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
:: Wine Bar: sábados e domingos, das 14h às 18h.
11 - Colônia Família Bordin
Propriedade de sete gerações da família Bordin, o empreendimento oferece o sossego necessário da vida urbana. Com trilhas ecológicas em meio à mata nativa da região, é possível desfrutar o melhor da natureza, em paz e harmonia, apreciando vistas exclusivas da Cascata Bordin e mirantes para o vale do Rio das Antas e os vinhedos da propriedade.
:: Atendimento: segunda a domingo, das 8h às 18h.
:: Trilha: necessário agendamento.