berlim

Humboldt Forum © Fórum Humboldt. Foto: Sönke Schneidewind

 

Centro cultural e centro histórico

 

A capital da Alemanha sempre foi reconhecida por sua rica vida cultural. Sua peça central do histórico distrito de Mitte abriga muitos pontos turísticos marcantes – não apenas a Ilha do Museu, mas nada menos que duas casas de ópera e seis grandes teatros, bem como inúmeras galerias e locais de artes. Agora, uma série de novos projetos culturais estão sendo desenvolvidos, muitas vezes apenas alguns minutos de distância, emprestando uma nova qualidade a este fascinante distrito.

 

O palco foi montado em 2017 com a reabertura do Staatsoper Unter den Linden após um programa de reforma completa que durou sete anos. Esta visão marcante foi agora acompanhada pelo Palais Populaire, a Galeria James Simon e o Futurium, bem como um marco verdadeiramente marcante – o Fórum Humboldt, inaugurado no final de 2020. Aqui, é oferecida uma visão geral dos principais projetos culturais recentes e planejados no coração de Berlim.

 

Recém-inaugurado em 2021

 

Fórum Humboldt

 

Humboldt Forum

Humboldt Forum© Fórum Humboldt. Foto: Sönke Schneidewind

 

Em dezembro de 2020, o novo fórum de cultura, arte e ciência de Berlim foi inaugurado no coração da capital alemã. Devido à pandemia Covid-19, este novo local emocionante só poderia ser experimentado online. Recentemente, o Schlüterhof, a Passagem e o Spreeterrassen tornaram-se livremente acessíveis. No dia 20 de julho, os visitantes podem entrar no Fórum Humboldt, quando o primeiro andar e o segundo andar abrem.

 

Fórum Humboldt é um centro vibrante de investigações e encontros, um lugar de aprendizado e experiência global. Em exposições interativas de ponta, os visitantes podem explorar continentes, regiões, mundos de vida e ideias – em cerca de 30.000 metros quadrados em cinco andares. A arquitetura do Fórum Humboldt é informada pelos ricos contrastes criados conectando elementos altamente modernos com as fachadas barrocas escultóricas reconstruídas do antigo Palácio da Cidade de Berlim.

 

No primeiro andar, a exposição global permanente berlinense analisa como a cidade e seu povo estão conectados com o mundo. O mesmo andar também abriga o Laboratório Humboldt. Sob o Humboldt Universität Berlin, o Laboratório é um centro de pesquisa e ideias com workshops, discussões e novos formatos, além de uma extensa programação de atividades e eventos educacionais. Ao longo dos corredores sinuosos do Palace Basement, os traços de fundações antigas oferecem uma visão fascinante dos 800 anos de história do local. Nos meses seguintes, o segundo e terceiro andares abrigarão as renomadas coleções do Museu Ethnológico e do Museu asiático de Arte, apresentando objetos históricos e artefatos de diversas regiões da África, Ásia, Oceania e continente americano.

 

ANOHA – O Mundo Das Crianças do Museu Judaico de Berlim

 

ANOHA Kinderwelt im Jüdischen Museum Berlin

ANOHA – O Mundo Das Crianças do Museu Judaico de Berlim. © Museu Jüdisches Berlin. Foto: Yves Sucksdorffes

 

Em 27 de junho, MUNDO Infantil da ANOHA será inaugurado em frente ao Museu Judaico de Berlim. Convida crianças da pré-escola e da escola para brincar, descobrir e pensar sobre a vida e a convivência respeitosa das pessoas, animais e natureza.

 

Uma gigantesca arca de Noé de madeira circular fica no centro do museu. Tanto a arca quanto o museu foram projetados pelo escritório americano Olson Kundig Architecture usando matérias-primas sustentáveis de alta qualidade. Cerca de 150 esculturas de animais voam, ficam ou rastejam dentro e ao redor da arca, todas criadas por artistas selecionados usando materiais reciclados e objetos encontrados. As crianças podem brincar e cuidar de uma zebra, raposa ou orangotango, enquanto animais como ursos polares aumentam a conscientização sobre as muitas espécies ameaçadas, questões ambientais e a ação necessária para criar um mundo diverso e melhor. Várias salas de oficinas e estúdios oferecem espaço para que as crianças se tornem criativas, fazendo música e fazendo peças de teatro.

 

Em uma abordagem nova e surpreendente, a ANOHA também criou um Conselho Consultivo infantil. Em reuniões regulares, os membros do Conselho apresentaram ideias e sugestões para projetos de interiores e programas educacionais, desempenhando um papel ativo na formação do desenvolvimento presente e futuro da ANOHA.

 

Reabertura no verão: Nova Galeria Nacional

 

Neue Nationalgalerie

Nova Galeria Nacional. © visitBerlin. Foto: Wolfgang Scholvien

 

Outro destaque no verão é a reabertura da Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie) no Kulturforum em 22 de agosto. Após uma ampla modernização, a renomada construção de aço e vidro de Mies van der Rohe mostrará novamente obras-primas do século XX. A primeira exposição após a reabertura é dedicada ao modernista americano Alexander Calder, cujos celulares, stabiles e celulares em pé lhe ganharam uma reputação internacional. O tamanho, a escala e o movimento das esculturas monumentais de Calder, objetos em miniatura e construções cinéticas brincam com os espaços lineares do grande salão de vidro, transformando proporção e movimento em um diálogo poético.

 

Biblioteca Estadual de Berlim. O Museu.

 

A casa histórica da Biblioteca Estadual de Berlim (Staatsbibliothek Berlin) Unter den Linden também foi extensivamente modernizada nos últimos anos e agora está aberta ao público novamente. A Biblioteca Estadual de Berlim é uma das bibliotecas mais importantes do mundo, e entre outras coisas, as partituras originais da famosa 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven são mantidas lá.

 

Nos próximos meses, um novo museu será construído em cerca de 1.000 metros quadrados no edifício em Unter den Linden. O museu contará com exposições permanentes e temporárias. A abertura está prevista para 1º de dezembro de 2021.

 

Desenvolvimentos futuros

 

Em torno do Fórum Humboldt

 

Freiheits- und Einheitsdenkmal

Monumento à Liberdade e Unidade. Foto: © Milla und Partner

 

Monumento à Liberdade e à Unidade deve ser inaugurado na primavera de 2022. Situado em frente ao portal oeste do Fórum Humboldt, o memorial cinético de 50 metros de comprimento é dedicado à Revolução Pacífica e à Queda do Muro em 1989. Em 2020, iniciou-se o trabalho na base ampla para manter uma gigantesca tigela construída de componentes de aço. Esta escultura social "gangorra" deve ser aberta ao público. Quando metade da tigela tem vinte pessoas a mais do que a outra, a tigela começará a se mover, devagar e suavemente. A cerimônia de inauguração está marcada para a primavera de 2022.

 

A escadaria Schlossfreiheit

 

Desde o verão de 2020, o passeio à beira-mar do Canal Spree em frente ao portal oeste do Fórum Humboldt está sendo renascido. A partir de janeiro de 2022, este local será usado para o Schlossfreiheituma vasta escadaria ao ar livre de 38 metros de largura que leva até a água. A escadaria, que funciona como assento, é a primeira fase de construção do projeto futuro Fluss Bad Berlin e está prevista para ser concluída em 2024. Em uma etapa final, a área entre a Ilha Fischer e a ponta do Museu Bode na Ilha do Museu será transformada em uma piscina fluvial para natação. O projeto Fluss Bad é apoiado pelo Governo Federal e pelo Estado de Berlim. As obras estão previstas para começar em janeiro de 2022, com conclusão em 2024.

 

Igreja da Catedral de Berlim: Renovando a Cripta Hohenzollern

 

Com noventa internações, a Cripta Hohenzollern na Igreja catedral de Berlim (Berliner Dom) é o sepulcro dinástico mais importante da Alemanha. Refletindo eras estilísticas na história da arte ao longo de vários séculos, os caixões ricamente decorados e sarcófagos ornamentados são os últimos lugares de descanso de príncipes e reis da dinastia Hohenzollern. O extenso trabalho de reforma e conversão inclui um novo centro de informações e tornar a cripta totalmente acessível para cadeirantes. Um foco mais forte também será colocado nos elos históricos entre a cripta hohenzollern e o antigo Palácio da Cidade de Hohenzollern uma vez em pé no local próximo do Fórum Humboldt. O Hohenzollern Crypt está programado para reabrir no outono de 2023.

 

Museu Histórico Alemão (DHM): Reforma dos Zeughaus

 

O barroco Zeughaus, originalmente um arsenal e agora lar do Museu Histórico Alemão, está entre os edifícios mais impressionantes na famosa avenida Unter den Linden de Berlim. Hoje, os Zeughaus apresentam cerca de 2000 anos de história alemã. A partir de meados de 2021, os Zeughaus estarão fechados por cerca de quatro anos para uma grande renovação. A fachada do edifício barroco de 300 anos será restaurada, e o interior recebeu um moderno sistema de ar condicionado. Após a conclusão da obra, o Zeughaus deve reabrir no final de 2025. Durante a reforma, o Edifício Pei, o moderno salão de exposições do museu que complementa o histórico Zeughaus, permanecerá aberto ao público.

 

Museu pergamon: Reforma do Altar Hall de Pergamon e da Asa Norte

 

Pergamonmuseum. Das Panorama

Museu Pergamon. O Panorama.  © visitBerlin. Foto: Nele Niederstad

 

O Museu Pergamon de Berlim (Pergamonmuseum) atrai mais visitantes do que qualquer outro museu da cidade. Sob o Plano Diretor da Ilha do Museu, ele está sendo reformado em uma série de etapas. O altar monumental romano, com quase 2000 anos, é o coração do museu. Atualmente, o Salão do Altar de Pégamon e a Asa Norte, com outras exposições da Coleção de Antiguidades Clássicas, estão fechados. O altar pergamon original cobria uma área de cerca de 1200 metros quadrados. Os painéis esculpidos do friso de pedestal à mostra, cada um com dois metros e meio de altura, retratam a espetacular batalha entre os deuses olímpicos e os Gigantes. Em 2025, o Altar Hall reformado e modernizado e a Asa Norte serão reabertos. Até lá, o Museu Pergamon. O Panorama, uma exposição de 360 graus em frente à Ilha do Museu, oferece um sabor fascinante da experiência do Altar de Pégamon.

 

Ampliação do Fórum Cultural (Kulturforum)

 

O Museu do Século XX

 

Nos próximos anos, o Museu do Século XX será construído perto de Potsdamer Platz, no coração de Berlim. Localizado entre a Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie) e o renomado Salão Filarmônico de Berlim, o novo museu representa um grande passo para completar o Kulturforum. Após a inauguração, o museu terá cerca de 9.000 metros quadrados de espaço expositivo para mostrar grandes obras da segunda metade do século XX. O museu foi projetado pelo escritório de arquitetura suíço Herzog & de Meuron. O design de interiores impressionante inclui duas avenidas intersetoriais convidando os visitantes a explorar o museu. Em dois níveis diferentes, as avenidas correm norte-sul e leste-oeste, abrindo diversas vistas das salas de exposição e das obras de arte. O museu está previsto para ser concluído em 2026.

 

Desenvolvimentos no núcleo histórico de Berlim

 

A Casa de Um

 

House of One

© Casa de Um. Foto: Kühn Malvezzi Architekten

 

Casa Arqueológica na praça Petriplatz

 

Com escavações em Petriplatz descobrindo vestígios da história da cidade como um assentamento medieval, a praça é ideal para o novo centro de visitantes de Berlim para sítios arqueológicos. As exposições interativas no edifício moderno de vários andares tomam exemplos reais para explicar processos arqueológicos, desde a escavação de um objeto até a restauração e arquivamento. Excepcionalmente, com a Casa Arqueológica também um sítio arqueológico sob escavação, as tarefas dos arqueólogos podem ser apresentadas em oficinas de vitrine. A Casa Arqueológica não só exibirá achados arqueológicos, mas oferecerá eventos e seminários em um vibrante fórum de intercâmbio entre especialistas e público em geral. A cerimônia inovadora está marcada para 2023 com a abertura no final do mesmo ano.

 

Fonte: VisitBerlin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pin It