Görlitz – a cidade mais ao leste e para muitos a mais bonita da Alemanha. A cidade surpreende o visitante apresentando orgulhosamente seus mais de 3.500 monumentos arquitetônicos erigidos há 500 anos, grande parte deles restaurados cuidadosamente. Entre fachadas ricamente ornamentadas, robustas fortificações e igrejas veneráveis, você vai descobrir uma cidade maravilhosa, jovem e hospitaleira

g 8788

Görlitz: Compras na Brüderstrasse. Foto: ©Europastadt Görlitz Zgorzelec GmbH

 

 

É verdade que Görlitz é uma cidade dividida – seu lado oriental fica na Polônia e chama-se Zgorzelec –, mas ninguém aqui percebe essa divisão. O lema de Görlitz e Zgorzelec bem poderia ser "construir pontes". Isso fica evidente principalmente nas grandes festas realizadas na cidade: no festival de filmes de curta-metragem "Dreiland-Kurzfilm-Festival", com produções da Alemanha, da Polônia e da República Tcheca, ou no festival de teatro de rua "Via Thea", ponto de encontro de artistas e grupos de teatro vindos de toda a Europa, e, é claro, na festa da cidade em Zgorzelecer, que acontece sempre no final de agosto, no mesmo fim de semana da festa no centro histórico de Görlitz. Uma festa municipal dupla como não há em nenhuma outra cidade, razão dobrada para uma alegria sem fronteiras.

 

Idade Média, "art nouveau" – e 4.000 brinquedos

 

Mas o charme de Görlitz, que sobreviveu à guerra quase intacta, não se deve apenas a seu toque medieval, nem só às festas e festivais. São também as ruas e praças elegantes do período de prosperidade conhecido como "Gründerzeit", no início do século XIX, e os belos prédios em estilo "art nouveau", com detalhes encantadores, que fazem qualquer visita valer a pena. Um paraíso especial para compras é a loja de departamentos na praça Demianiplatz: uma joia em puro estilo "art nouveau" que sobreviveu às mudanças e à passagem do tempo praticamente intacta, com um grande pátio coberto e áreas de venda na forma de uma galeria. Bem pertinho fica também o "Schönhof", uma antiga cervejaria e um do prédios mais bonitos da cidade. Hoje ele é sede do Museu da Silésia: artesanato e manufatura artística dos séculos XVII a XIX, produtos artesanais e industrializados do século XIX e do início do século XX. Já no museu de brinquedos, Görlitzer Spielzeugmuseum, a diversão não é só para crianças: mais de 4.000 brinquedos da região montanhosa de Erzgebirge transportam o visitante para um mundo só de brincadeiras, de 1850 até hoje.

 

header Goerlitz Peterskirche 66

Gorlitz. Foto: ©Europastadt GörlitzZgorzelec GmbH (Sabine Wenzel)

 

O que Brad Pitt foi fazer em Görlitz

 

Görlitz é também uma excelente locação para filmagens. Uma cena rodada em frente à prefeitura, por exemplo, com seu relógio de 1524, cria na tela a perfeita ilusão do Renascimento. Já durante o governo da Alemanha Oriental, diversos filmes históricos e de fantasia foram rodados aqui; depois da reunificação, Görlitz foi até cenário para Paris no século XIX e recentemente, Brad Pitt e seus "Bastardos Inglórios" tomaram conta da cidade, sob a direção de Quentin Tarantino. Mas talvez eles tenham escolhido Görlitz também devido aos típicos pratos populares da cozinha alemã que a cidade tem para oferecer. "Zur schwarzen Kunst" (a arte negra), é um desses típicos restaurantes antigos, com lareira, uma adega original e mesas ao ar livre, onde a qualidade da comida é tão boa que concorre com a beleza de Görlitz.

 

 

Pin It