Com o uso de inteligência artificial e dados colaborativos, a companhia aérea aprimora a precisão das previsões e eleva o padrão de segurança e conforto a bordo
Foto: Divulgação / Emirates
À medida que a turbulência se torna um desafio cada vez mais sério para as companhias aéreas devido ao aumento da sua frequência e intensidade, a Emirates adotou uma abordagem proativa e baseada em dados para minimizar os inconvenientes causados por elas, planejando voos mais tranquilos.
A companhia aérea adotou uma estratégia multifacetada, utilizando diversas fontes de informação para fornecer dados de turbulência precisos e em tempo real. Essa abordagem ajudou a reduzir os encontros inesperados com turbulência severa em voos em toda a sua rede.
“Reconhecemos que a turbulência continua sendo um desafio constante que não pode ser completamente eliminado, mas estamos comprometidos em fazer tudo o que for possível para minimizar os encontros inesperados com turbulência severa, trabalhando com parceiros que compartilham nossa visão de usar tecnologias avançadas e adotar inteligência artificial para aprimorar as operações. Embora ainda estejamos nos estágios iniciais, já estamos vendo a validação dos benefícios potenciais que esses sistemas podem oferecer.
Embora não possamos prometer voos sem turbulência, essas iniciativas contribuíram para uma redução significativa nos incidentes desse tipo no último ano, ajudando a tornar as viagens mais seguras e confortáveis para nossos clientes.
Nossa abordagem multifacetada com parceiros de previsão meteorológica e tecnologia, e a participação ativa no programa IATA Turbulence Aware, nos permite contribuir com dados e informações valiosas para o setor da aviação em geral, enquanto trabalhamos coletivamente para enfrentar esse crescente desafio meteorológico”, afirma o Vice-Presidente Sênior da Divisão de Operações de Voo da Emirates, Capitão Hassan Alhammadi.
A configuração atual de detecção de condições meteorológicas da Emirates reúne o SkyPath, o Lido mPilot da Lufthansa Systems e o IATA Turbulence Aware em uma configuração complementar, oferecendo inovação revolucionária por meio de IA, aprendizado de máquina, dados de turbulência em tempo real obtidos por meio de crowdsourcing, bem como relatórios de pilotos:
SkyPath: A Emirates fez uma parceria com a SkyPath no ano passado para desenvolver e aprimorar previsões meteorológicas baseadas em IA e aprendizado de máquina que identificam áreas de turbulência que os métodos convencionais não detectam. A plataforma da SkyPath integra relatórios de turbulência em tempo real de milhares de aeronaves, com análises de ponta usando IA avançada e aprendizado de máquina para gerar previsões precisas, mesmo para áreas sem atividade de voo atual ou turbulência de “céu claro”.
A SkyPath coleta informações de várias fontes de dados: dados de Taxa de Dissipação de Energia (EDR) para medições universais de turbulência, dados de transponder de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADSB) e a tecnologia patenteada de acelerômetro para iPad da SkyPath, que traduz o movimento do dispositivo em medições precisas de turbulência, fornecendo aos pilotos informações práticas. Essa abordagem multifonte e baseada em inteligência artificial garante cobertura global e precisão de previsão líder do setor.
Previsões meteorológicas do Lido mPilot: A parceria de longa data da Emirates com a Lufthansa Systems oferece um aplicativo de navegação móvel personalizado, adaptado às necessidades operacionais da companhia aérea. Por meio de parcerias com fontes como o Serviço Meteorológico Alemão, o Lido mPilot fornece relatórios meteorológicos de alta precisão, dados em tempo real sobre nuvens e convecção, além de previsões de turbulência e formação de gelo para uma maior consciência situacional dos pilotos. A Emirates colabora continuamente com a equipe do Lido para melhorar a qualidade dos dados meteorológicos e a cobertura global.
IATA Turbulence Aware: Desde que aderiu ao Programa Turbulence Aware da IATA no ano passado, a Emirates tem contribuído ativamente e utilizado dados de turbulência em tempo real de sua extensa rede no Oriente Médio, África, Ásia e Austrália. Esses dados alimentam a plataforma global de turbulência da IATA, que agrega informações de companhias aéreas participantes em todo o mundo para fornecer uma visão abrangente e em tempo real das condições atmosféricas.
Ao integrar essas informações em seu aplicativo de cartas de navegação eletrônicas, a Emirates equipa seus pilotos com visualizações de turbulência em tempo real e no local. Isso permite uma tomada de decisão mais informada na cabine, permitindo que as tripulações antecipem e evitem certas áreas, melhorando, em última análise, o conforto dos passageiros, a segurança operacional e a eficiência de combustível.



