Chubut divulga suas ofertas turísticas na WTM Latin America 2025
byAK
-abril 23, 2025
Foto: Chubut Patagonia / Fotoplomer
A província patagônica argentina famosa pelo turismo de natureza com avistamentos de baleias e outros animais marinhos também tem no turismo de inverno, outro grande atrativo com uma das mais extensas temporadas de esqui, além de oferecer experiências únicas no segmento do enoturismo
Dando continuidade ao trabalho de divulgação das ofertas turísticas do destino junto ao mercado brasileiro, a província argentina de Chubut esteve presente na WTM Latin America 2025, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na ocasião, a Subsecretária de Turismo do Governo de Chubut, Magalí Volpi, representando o Ministério do Turismo e Áreas Protegidas na Argentina falou ao Viagem News, sobre o que o destino tem a oferecer.
Situada na Patagônia Argentina, a província de Chubut, apresenta uma grande beleza natural com fauna e flora muito ricas. Numa imensa área de 250 mil km² e cerca de 500.000 habitantes, há 2 parques nacionais e 17 áreas protegidas, por isso seus principais atrativos turísticos estão relacionados com a natureza, explicou Magalí. As principais cidades da província são: Puerto Madryn, Trelew, Comodoro Rivadavia e Esquel.
Puerto Madryn. Foto: Reprodução Chubut Patagonia
Um destino para se visitar o ano inteiro
A Subsecretária de Turismo informou que Chubut dispõe de atrações turísticas diversas que possibilitam a visitação durante o ano inteiro.
Destino de neve
Centro de Esqui La Hoya. Foto: Reprodução Chubut Patagonia
Chubut conta com o Centro de Esqui La Hoya, localizado a apenas 12km da cidade de Esquel, que tem muito a oferecer gastronomicamente e onde também é ponto de partida para o Parque Nacional Los Alerces a 20km da cidade.
Parque Nacional Los Alerces. Foto: Chubut Patagonia / Fotoplomer
“Nosso centro de esqui é pequeno, porém, suas características o fazem muito familiar, todas as suas pistas convergem ao mesmo lugar e é ideal para quem está iniciando no esqui, também tem uma escola antiga muito reconhecida, isto faz com que nos escolham e haja um número cada vez maior de visitantes”, contou a Subsecretária de Turismo.
Centro de Esqui La Hoya. Foto: Reprodução Chubut Patagonia
Ela também revelou que a tarifa de La Hoya é muito competitiva com relação a outros centros de esqui argentinos e há pista para todos os níveis de esquiadores, do iniciante ao avançado. E a qualidade de sua neve faz com que a temporada seja uma das mais extensas da Argentina, o Centro de Esqui fica aberto desde junho ao final de setembro, dependendo das condições climáticas e da qualidade da neve.
Avistamento de baleias e outros animais marinhos
Passeio embarcado para avistamento de baleias. Foto: Chubut Patagonia / Fotoplomer
A avistagem de baleias ocorre de junho a meados de dezembro. É uma avistagem que se faz em embarcações que saem de Puerto Pyramides, um município dentro da área protegida de puerto Valdés. O passeio leva de uma hora e meia a uma hora e quarenta minutos de duração.
“Temos temporadas de pinguins, de Orcas, de baleias, lobos marinhos, elefantes marinhos, no sul avistagem de baleia Sei, além de baleias Franca Austral. Da costa de Puerto Madryn pode-se avistar baleias também da orla da praia”, disse Magalí.
“Muitas vezes se vê as baleias com os filhotes, é um espetáculo inigualável, é uma atração imperdível de Chubut!” – Magalí Volpi, Subsecretária de Turismo do Governo de Chubut.
Patrimônio Mundial da Unesco
A Península Valdés, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco no ano de 1999. É uma das áreas protegidas de Chubut, com natureza bem preservada, assim como sua fauna e flora.
Localizada na península, a cidade de Puerto Pirámides oferece todos os tipos de serviços, gastronomia de frutos do mar frescos e nativos, praia no verão e é o ponto de partida para a observação da baleia franca austral a bordo de embarcações turísticas.
Lobos marinhos na Península Valdés. Foto: Chubut Patagonia / Fotoplomer
Enoturismo
Há muitas vinícolas que oferecem experiências enoturísticas e enogastronômica, em algumas delas é possível até mesmo pernoitar.
Nelas, os vinhos são harmonizados com a gastronomia típica da região, como por exemplo, o cordeiro patagônico. Amplitudes térmicas extremas, com temperatura muito alta no verão e muito baixa no inverno fazem com que a qualidade da uva seja muito particular. As principais castas são a pinot noir e a chardonnay, mas existem outros varietais e também há muitas vinícolas orgânicas na região.
Outras atividades
Foto: Chubut Patagonia / Ivan Larssen
Mergulho, caminhadas, voos panorâmicos, excursões aos Parques Nacionais, rafting, passeios de caiaque, cavalgadas, mountain bike, tours em plantações, entre outras.
Como chegar
A partir de Buenos Aires e Córdoba
De Buenos Aires partem voos aos aeroportos de Puerto Madryn, Esquel, Trelew e Comodoro Rivadavia, e durante o inverno deste ano, há também o voo de Córdoba para Esquel, a cidade mais perto do Centro de Esqui La Hoya.
Esquel. Foto: Chubut Patagonia / Fotoplomer
As quatro principais cidades de Chubut possuem aeroportos que conectam a província ao resto do país e a diferentes regiões.
“Atualmente no mercado brasileiro estamos trabalhando essa conectividade que necessitamos fortalecer para atingir esse mercado, sabemos que aos brasileiros interessam muito, por exemplo, o produto neve. Agora, a província conseguiu um voo novo com a cidade de Córdoba que é a segunda mais importante da Argentina, porque nossa conectividade está centrada com Buenos Aires, de onde teremos uma hora e meia a duas horas de voo (para Chubut)”, declarou Magalí.