O Castelo de Edimburgo foi banhado por luz azul no Dia de Santo André. Foto: VisitScotland
Comemorar é algo que os escoceses fazem bem. No Dia de Santo André, os escoceses e os escoceses de coração reúnem-se para celebrar o santo padroeiro da Escócia e o seu dia nacional com um feriado e eventos fantásticos, que mostram o que há de melhor da cultura escocesa.
Atividades e eventos do Dia de Santo André
Amigos e familiares gostam de celebrar Santo André nas ruas da cidade. Foto: VisitScotland / © Conselho de Fife / Ryan Edy
O Dia de Santo André cai no dia 30 de novembro e você poderá desfrutar de uma programação variada de eventos e festivais, com apresentações exclusivamente escocesas de música, dança, cultura e muito mais.
VIOLINOS INCRÍVEIS
30 de novembro de 2023
Usher Hall, Edimburgo
Faça seus dedos baterem com esta performance extraordinária do poderoso quarteto de violinos Blazin’ Fiddles. Bruce MacGregor, Rua Macmillan, Jenna Reid e Kristan Harvey são acompanhados pela formidável Anna Massie na guitarra/violino e Angus Lyon no piano para proporcionar uma noite musicalmente inebriante. Participe desta celebração do Dia de Santo André com música ao vivo emocionante das Terras Altas e Ilhas Escocesas.
CELEBRAÇÃO DO DIA DE SANTO ANDRÉ EM MHARSANTA
30 de novembro de 2023
Rua Bell, Glasgow
Mharsanta tem o prazer de convidá-lo para as celebrações do Dia de Santo André. Desfrute de uma noite de comida e bebida tradicional escocesa, onde você será recebido por Chris, o flautista, e um gole de uísque Aberfeldy de 12 anos.
Castelo Brodie. Foto: © VisitScotland / Paul Tomkins
Perguntas frequentes sobre o Dia de Santo André
Catedral de Santo André. Foto: VisitScotland
O QUE É O DIA DE SANTO ANDRÉ?
O Dia de Santo André é a festa do Apóstolo André e é comemorado todos os anos na Escócia no dia 30 de novembro. Em 1320, Santo André tornou-se oficialmente o santo padroeiro da Escócia quando a independência do país foi declarada com a assinatura da Declaração de Arbroath.
O DIA DE SANTO ANDRÉ É FERIADO PÚBLICO?
Sim. Em 2006, o Parlamento Escocês declarou o Dia de Santo André um feriado bancário. Embora não seja lei, a maioria dos empregadores escoceses decide se concedem um dia de folga aos seus funcionários e fecham o dia. Se o dia 30 de novembro cair no fim de semana, os funcionários terão folga no trabalho na sexta ou segunda-feira.
QUAIS SÃO AS TRADIÇÕES MAIS COMUNS DO DIA DE SANTO ANDRÉ?
O Dia de Santo André celebra o melhor da cultura escocesa com muita comida e bebida deliciosa, música e dança ceilidh, com festas até altas horas da madrugada.
ONDE É O NASCIMENTO DA BANDEIRA NACIONAL DA ESCÓCIA?
Athelstaneford em East Lothian é o berço da bandeira nacional da Escócia. A Cruz de Santo André ou Saltire, como é chamada, é considerada a bandeira mais antiga da Europa.
Homem se dirigindo aos haggis em um Burns Supper. Foto: VisitScotland
O QUE SÃO OS JOGOS COMUNS DO DIA DE SANTO ANDRÉ?
Seja criativo em casa e embeleze sua sala com estes divertidos artesanatos do Dia de Santo André. Desde celulares Scottie Dog até fazer sua própria colagem de saltire. Há muito para manter as crianças pequenas e grandes entretidas!
QUAIS SÃO AS MÚSICAS COMUNS DO DIA DE SÃO ANDRÉ?
Do famoso Auld Lang Syne ao hino épico de Dougie Maclean, Caledonia. Aqui estão apenas algumas sugestões para começar o seu dia de Santo André cantando longamente.
Liberdade cantada por The Corries
Lago Lomond realizado por Runrig
Escoceses Wha Hae, escrito por Robert Burns, cantado por Dick Gaughan
Os Gansos Selvagens/Vento Norland cantada por Jim Reid
O QUE É A COMIDA DO DIA DE SANTO ANDRÉ?
A comida e a bebida da Escócia desempenham um papel importante no Dia de Santo André. Para começar, costuma-se servir o tradicional prato de sopa Cullen Skink; feito de hadoque defumado, batata e cebola. Quando se trata do prato principal, muitas pessoas celebram o santo padroeiro da Escócia com haggis, neeps (nabo) e tatties (purê de batata). Se você está procurando pratos alternativos para experimentar, por que não experimentar o cordeiro escocês? Quer você decida preparar uma tempestade em casa e comprar nos açougues locais ou optar por jantar fora, você encontrará uma grande variedade de pratos de cordeiro nos pubs e restaurantes da Escócia.
A sobremesa é um prato que se serve quente principalmente nas noites frias de inverno, termine o banquete com bolinho de clootie e creme. Uma sobremesa tradicional escocesa feita de frutas secas, especiarias, aveia ou pão ralado, farinha e sebo bovino. A palavra ‘clootie’ deriva da palavra ‘pano’ dos antigos escoceses, onde o bolinho era tradicionalmente fervido.