Crédito: divulgação Casa das Rosas
Show de luzes marca o início das comemorações e outras atividades, como visita temática, apresentação musical, lançamento de livro, oficinas e caminhada estão previstas entre 10/12 e 14/12; o horário de visitação será estendido até as 20h; a entrada é sempre gratuita
A Casa das Rosas celebra quase um século desde que seu edifício foi erguido na Avenida Paulista. Para festejar essa trajetória de 90 anos, que atravessa gerações e acompanha as transformações da cidade, o museu — equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social Poiesis — realiza uma programação especial que tem início em 09/12, com um show de luzes na fachada. A partir do dia seguinte e até 14/12, uma série de atividades convida o público a revisitar memórias, reconhecer o patrimônio e imaginar novos futuros para o espaço. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação.
“A Casa das Rosas chega aos 90 anos reafirmando sua capacidade de emocionar, inspirar e criar vínculos com quem passa pela Paulista. Este é um espaço que guarda memória, mas que também pulsa contemporaneidade. Celebrar essa data é fortalecer essa vocação e seguir ampliando o acesso para que cada vez mais pessoas possam se reconhecer aqui.”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A visitação ao museu também terá horário estendido até as 20h, ampliando o acesso às atividades culturais, educativas e artísticas preparadas para a ocasião. No primeiro dia, quarta-feira, (10/12), tem a visita temática “Histórias invisíveis: os colaboradores da Casa das Rosas”, que apresenta narrativas pouco conhecidas sobre as pessoas que fizeram parte da história do casarão, seguida pelo “Pegue-livros”, ação de incentivo à leitura.
Na quinta, o jogo “Casa em detalhes” estimula um olhar atento para os elementos arquitetônicos da construção, enquanto na sexta a Oficina de maquete da Casa das Rosas e a Oficina de estêncil propõem práticas criativas que dialogam com a arquitetura e com as linguagens urbanas.
No fim de semana, a programação se volta ao entorno da avenida e às relações entre patrimônio e cidade. No sábado, a caminhada “Palimpsesto urbano: o antes e depois na Paulista” convida o público a percorrer o território, seguida por apresentação musical “Poetas na Canção”, com o Coral Asa da Palavra.
Já no domingo, a oficina “Bomba de sementes” incentiva práticas de cuidado ambiental e tem ainda uma visita temática pelos cômodos do museu. Em todos esses dias, a fachada da Casa ganha destaque com um show de luzes, marcando de forma simbólica a celebração de seus 90 anos.
“Celebrar os 90 anos da Casa das Rosas é reconhecer a força simbólica que este casarão exerce sobre a cidade. Ao longo de quase um século, este espaço acompanhou grandes transformações da Avenida Paulista e de São Paulo, mantendo-se como testemunho vivo da memória urbana e dos modos de habitar a região. Hoje, como museu-casa, nosso compromisso é honrar essa história e, ao mesmo tempo, mantê-la em diálogo com o presente.”, comenta Renata Cittadin, superintendente dos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.
“A Casa das Rosas é um ponto de encontro entre o patrimônio arquitetônico, as linguagens artísticas e a vida cotidiana de milhares de visitantes que aqui circulam. É um lugar de afeto, reflexão e construção coletiva de conhecimento. Celebrar este aniversário é, sobretudo, reafirmar que preservar a Casa é preservar a própria cidade.”, completa Cittadin.
Sobre a Casa das Rosas
A Casa das Rosas, construída entre 1927 e 1935 pelo escritório Severo & Villares, é um dos últimos palacetes remanescentes da antiga fase residencial da Avenida Paulista. Com estilo eclético e influências da Renascença francesa, o casarão preserva cerca de trinta cômodos distribuídos em quatro pavimentos, escadaria em mármore, vitrais da Casa Conrado e um jardim de inspiração francesa, com roseiral e espécies nativas. O imóvel é tombado pelo Condephaat (1985) e pelo Conpresp (1990).
Transformado em museu em 2004, o espaço se consolidou como museu-casa ativo e palco de literatura, exposições, atividades educativas e manifestações culturais contemporâneas. Entre 2021 e 2023, passou por restauro, que revitalizou elementos originais e ampliou recursos de acessibilidade, reforçando sua missão de preservar a memória e dialogar com a cidade.
O Núcleo de Ação Educativa promove visitas mediadas, oficinas e ações formativas para públicos diversos, aproximando tradição e contemporaneidade no coração da Avenida Paulista.
PROGRAMAÇÃO – 90 PRIMAVERAS
DIA 2 | 10 de dezembro (quarta-feira)
10h30 | Visita temática “Histórias invisíveis: os colaboradores da Casa das Rosas”
11h – 17h | Pegue-livros
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 3 | 11 de dezembro (quinta-feira)
10h30 | Jogo “Casa em detalhes”
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 4 | 12 de dezembro (sexta-feira)
10h30 | Oficina de maquete da Casa das Rosas
15h | Oficina de estêncil
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 5 | 13 de dezembro (sábado)
10h30 | Caminhada “Palimpsesto urbano: o antes e depois na Paulista”
15h | Visita Temática Patrimônio Material e Imaterial
16h | Coral “Poetas na Canção” com Coral Asa da Palavra
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 6 | 14 de dezembro (domingo)
10h30 | Visita Temática Os cômodos da casa e seus usos.
14h30 | Oficina “Bomba de sementes”
19h – 21h | Show de luzes na fachada
A programação tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição, mas sujeita à lotação. No período, a visitação se estende até 20h.




