Foto: Divulgação/Belize Tourism Board
Celebrações da independência, homenagens ancestrais e a cultura garífuna transformam o país em um espetáculo único para viajantes em busca de experiências autênticas
Belize, destino encantador situado na América Central, transforma a palavra festa em verbo, e por isso é conhecido por ser um povo vibrante e que leva muito a sério o aniversário do país. O Dia da Independência é, tecnicamente, em 21 de setembro, mas a celebração começa quando as 18 bandeiras são hasteadas no monumento nacional, em 1º de setembro. Este ano, o país completa 44 anos desde sua independência do Reino Unido, conquistada em 1981.
O Dia da Independência
Para provar que é um país orgulhoso e capaz de tudo, por menor que seja, todos os anos os belizenhos – dentro e fora do país – mergulham nas comemorações da independência. O mês de setembro é repleto de eventos, do dia 1º até os aguardados desfiles do dia 21. É uma das melhores épocas para visitar Belize, pois é quando se vê a população local em seu momento mais autêntico. A alegria é contagiante e impossível não se deixar levar pela vibração de celebrar o país. Desde as festas de rua com lançamento de tinta até o caleidoscópio de cores com plumas e glitter (geralmente acompanhados pelo balanço de quadris dançando ao ritmo de Belize), as cores vermelho, branco e azul tomam os edifícios, as ruas e até as pessoas.
Se isso não significa diversão para você, não sabemos o que significa! Se quiser fazer parte da história que ganha vida nas ruas de Belize a cada setembro, confira os eventos que não pode perder:
- Dia da Batalha de St. George’s Caye – Chegue cedo ao Belize City Memorial Park para assistir às cerimônias, um desfile e outras atividades emocionantes. Este evento comemora a batalha em St. George’s Caye, vencida por Belize contra os espanhóis em 1798.
- Carnaval – Uma explosão vibrante de cores e sons invade as ruas com carros alegóricos, que geralmente oferecem bebidas, colares e lanches para os espectadores. Garanta um bom lugar com sombra e vista privilegiada para ver os dançarinos e as alegorias.
- Pan Yaad – Um evento fascinante de steelpan (bandas de percussão de aço) que dá um tom vibrante às comemorações de setembro em Belize. Ao cair da noite, milhares de entusiastas se reúnem na Casa da Cultura, criando uma atmosfera eletrizante. O evento celebra o talento extraordinário das bandas locais, com sons hipnóticos que resumem a essência desta tradição. É um dos destaques imperdíveis do mês de setembro!
- 21 de setembro – Neste dia, todo o país vibra em um só ritmo: dos desfiles em Orange Walk às festas na cidade.
Honrando os mortos: Los Finados em Belize
À medida que outubro se aproxima, muitos se preparam para fantasias de Halloween, festas e a clássica caça aos doces. Enquanto isso, as comunidades maia-mestiças do norte e oeste de Belize se organizam para uma tradição solene: Finados. Também conhecido como Dia dos Mortos, o evento cultural mistura práticas e crenças indígenas e católicas, honrando os entes queridos falecidos entre 1º e 9 de novembro.
- Dia dos Angelitos
Originado na tradição iucateca mexicana do Hanal Pixan (“Comida para as Almas”), Los Finados consiste em oferecer alimentos aos mortos. Acredita-se que as almas retornam para visitar os vivos, vindas do purgatório. No dia 1º de novembro, chamado Dia dos Angelitos, celebra-se as crianças falecidas com altares decorados com pães doces, balas e guloseimas.
- Dia das Almas
Em 2 de novembro, é a vez de homenagear os adultos falecidos. Famílias preparam altares com comidas, doces e bebidas preferidas dos entes queridos, como compotas de abóbora, mamão, caranguejo e melancia, além do ix’pasha e bolinhos. Apenas o cozinheiro pode provar o ix’pasha; o restante é compartilhado após as orações. Cozinhar para Los Finados é um esforço familiar, num momento silencioso e sagrado, já que os espíritos estão a caminho.
Os altares são adornados com flores, fotos, imagens religiosas e velas de cera. Orações de agradecimento são oferecidas em honra aos falecidos. No dia 9 de novembro, último de Los Finados, as famílias colocam velas ao longo das estradas para guiar os espíritos de volta ao descanso. Em muitas comunidades, a celebração termina com missa e procissão ao cemitério, onde se levam orações, flores, coroas, comida e bebida às sepulturas.
Essa tradição mostra como as comunidades conectam-se de forma profunda e simbólica com os que partiram. Uma herança cultural sagrada, transmitida por gerações.
Batalha dos Tambores e Festival Gastronômico
Novembro é o mês nacional de celebração do povo garífuna e um período emocionante para os visitantes de Belize. As melodias hipnóticas dos tambores garífunas ressoam no sul do país. Em Punta Gorda, acontece anualmente a “Batalha dos Tambores e Festival Gastronômico”.
- Batalha dos Tambores – Prepare-se para uma noite inesquecível no vilarejo de Punta Gorda, onde competições garífunas emocionantes cativam todos. Conheça danças e ritmos tradicionais como Punta, Hungu, Paranda, Chumba e Wanaragua.
- Festival Gastronômico – Amante de sabores exóticos? Delicie-se com pratos típicos garífunas acompanhados de apresentações culturais ao vivo. Experimente delícias como pão de mandioca, pudim de mandioca, Hudut, Tapou e muito mais. E ainda assista ao concurso gastronômico “O Sabor Garífuna”.
Se você viajar para Belize nesta época, não perca estas oportunidades – uma experiência eletrizante de ritmos, tradições e sabores garífunas. Para chegar até lá, a partir do Brasil, há voos da Copa Airlines via Panamá, onde é o hub da companhia. Já para quem for viajar a partir dos Estados Unidos, há voos via Miami e Dallas com a American Airlines, via Houston com a United Airlines e de Atlanta com a Delta Airlines.