Aventuras de costa a costa na Escócia

Aliança de Destinos do Sul da Escócia/Clacks Active/Andy McClandlish

Nesta primavera, mergulhe no patrimônio escocês ao longo da rota Kirkpatrick Coast to Coast. A aventura de 402 km (250 milhas) pelo sul da Escócia se estende de Stranraer, em Dumfries e Galloway, na costa oeste, até Eyemouth, em Berwickshire, na costa leste. Batizada em homenagem a Kirkpatrick Macmillan, pioneiro do ciclismo no século XIX, a rota serpenteia por florestas e vilarejos históricos, passando por grandes mansões, e pode ser facilmente dividida em trechos menores. Os dias mais longos e as paisagens verdejantes da primavera criam o cenário perfeito para explorar de carro ou bicicleta, com diversas paradas para degustar produtos frescos da região e iguarias locais.  

Fronteiras Escocesas

Uísque de alta qualidade, tradição literária e cidades mercantis vibrantes aguardam seus clientes nas Scottish Borders, no sudeste da Escócia, onde a rota Kirkpatrick Coast to Coast encontra o Mar do Norte. Este trecho combina aventura ao ar livre com patrimônio literário, destilação em ascensão e uma cena gastronômica empolgante. De fácil acesso a partir de Edimburgo (uma a duas horas de carro, dependendo do destino), é um ponto de partida ideal para a rota Coast to Coast.

Kelso, Escócia. Foto: Fazenda e Cozinha de Wilson

O que fazer

  • Visita guiada à destilaria Borders, em Hawick  Situada às margens do rio Teviot, a Destilaria Borders(abre em uma nova aba)Em Hawick, a destilaria ocupa uma antiga fábrica elétrica da era eduardiana, uma conversão premiada, trazendo de volta a produção de uísque para a região pela primeira vez desde 1837. Visitas guiadas disponíveis para reserva.(abre em uma nova aba)Para até 12 visitantes (às 11h, 13h e 15h todos os dias), acompanhe o processo de criação, desde a cevada de origem local até a produção de diversas bebidas artesanais, como o Whisky Escocês Single Malt, o Gin Kerr’s e a Vodka Puffing Billy Steam. Observe os tetos de vidro vitorianos, repare nos detalhes preservados da oficina e descubra como o projeto do edifício conquistou importantes prêmios de conservação e arquitetura. Como chegar: Hawick fica a cerca de uma hora e meia de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)Como alternativa, pegue um trem de Edinburgh Waverley para Galashiels ou Tweedbank (cerca de uma hora) e, em seguida, siga de táxi para Hawick (aproximadamente 30 minutos). 

  • Abbotsford, Melrose   Entre direto em um conto de fadas em Abbotsford.(abre em uma nova aba)A antiga residência do escritor Sir Walter Scott é uma das casas históricas mais evocativas da Escócia. Com suas torretas, ameias e detalhes góticos, reflete o fascínio que Scott cultivou ao longo da vida pela história e folclore escoceses. No interior, explore suas coleções de móveis, objetos e curiosidades, bem como sua extensa biblioteca. Do lado de fora, os visitantes podem apreciar os primeiros sinais da primavera em um passeio pelos jardins formais e bosques, antes de terminar com uma caminhada ao longo do Rio Tweed. Como chegar: Abbotsford fica a cerca de uma hora e 20 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Tweedbank (cerca de uma hora), antes de continuar de táxi até Abbotsford, perto de Melrose (aproximadamente 15 minutos). 

  • Paxton House, Berwick-upon-Tweed Os fãs de dramas de época britânicos podem encontrar uma imersão completa na fantasia do século XVIII na Paxton House.(abre em uma nova aba)Às margens do Rio Tweed. Projetado pelo arquiteto John Adam, sua elegância palladiana é complementada por suas distintas coleções de móveis Chippendale e trajes georgianos. Na galeria de arte construída por Robert Reid em 1814, os visitantes podem admirar mais de 70 pinturas das Galerias Nacionais da Escócia, incluindo obras dos artistas escoceses Sir Henry Raeburn e Sir David Wilkie. Do lado de fora, explore 80 acres de diversão ao ar livre, incluindo trilhas na mata e um percurso de esculturas que transforma o terreno em uma galeria a céu aberto. Visitas guiadas disponíveis.(abre em uma nova aba)Com duração de uma hora e meia, oferece uma imersão na história da casa (reserva antecipada necessária). Como chegar: A Paxton House fica a cerca de uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Berwick-upon-Tweed (cerca de 45 minutos) e, em seguida, siga de táxi até Paxton House (aproximadamente 15 minutos). 

  • Porto de Eyemouth, Berwickshire  Porto de Eyemouth(abre em uma nova aba)Na costa de Berwickshire, encontra-se um dos destaques litorâneos da rota Kirkpatrick Coast to Coast. A vila foi construída em torno do porto ativo e gira em torno da pesca diária, com peixarias, defumadores e cafés à beira-mar. Os clientes podem passear pela cidade, seguir trilhas no topo das falésias em direção a St Abbs Head ou aumentar a adrenalina com um passeio de lancha rápida de uma hora até Eyemouth.(abre em uma nova aba)– deslizando sobre as ondas para explorar enseadas escondidas, faróis e a vida selvagem ao longo do caminho.  Como chegar: Eyemouth fica a cerca de uma hora e 20 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Berwick-upon-Tweed (cerca de 45 minutos) e, em seguida, siga de táxi até Eyemouth Harbour (aproximadamente 25 minutos). 

Onde comer

  • Restaurante com quartos THE GORDON ARMS, Yarrow ValleySituado no Vale do Yarrow, THE GORDON ARMS(abre em uma nova aba)É um restaurante com acomodações que se tornou um destino consagrado para a culinária da região de Borders. Selecionado por dois anos consecutivos como um dos 100 melhores restaurantes locais do Reino Unido pelo Guia Good Food, ele elabora seus menus com base em ingredientes provenientes de fazendas, rios e propriedades rurais próximas. Espere encontrar cordeiro, caça, peixe local e vegetais que refletem a estação. No andar superior, cinco quartos com banheiro privativo e classificação AA quatro estrelas facilitam a extensão da estadia e a exploração das colinas e vales ao redor. Como chegar: O Vale de Yarrow fica a cerca de uma hora e meia de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Galashiels (cerca de uma hora) e, em seguida, siga de táxi até o THE GORDON ARMS (aproximadamente 25 minutos). 

  • Fazenda e Cozinha Wilson, Kelso Volte às raízes, literalmente, na Wilson’s Farm & Kitchen.(abre em uma nova aba), onde a experiência gastronômica se integra aos campos ao redor do restaurante. Esta fazenda em funcionamento, transformada em restaurante, é conhecida por seus menus elaborados com ingredientes de sua própria criação de animais e cultivos sazonais. Os clientes podem ter uma experiência prática da agricultura moderna com o Wilson’s Field to Fork Farm Tour.(abre em uma nova aba)Durante a visita, os participantes podem percorrer a propriedade, conhecer o gado e terminar com uma refeição que destaca os produtos da própria fazenda. Na primavera, a experiência enfatiza o nascimento dos cordeiros e as primeiras colheitas, proporcionando uma visão sobre sustentabilidade e a cultura alimentar rural escocesa. Como chegar: Kelso fica a cerca de uma hora e 15 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Tweedbank (cerca de uma hora) e, em seguida, siga de táxi até Wilson’s Farm & Kitchen (aproximadamente 30 minutos). 

Onde ficar

  • Castelo de Roxburghe, Fronteiras EscocesasCastelo Roxburghe(abre em uma nova aba)É um castelo escocês transformado em um refúgio de bem-estar. Situado em meio à exuberante paisagem rural de Borders, o local conta com uma piscina infinita aquecida ao ar livre, saunas bio e finlandesa, banho de vapor aromático e uma academia totalmente equipada. A área termal e as zonas de relaxamento do spa convidam os hóspedes a relaxar após uma partida no campo de golfe de campeonato da propriedade ou uma revigorante caminhada pelo campo. As acomodações estão distribuídas entre a mansão histórica, com 20 quartos e suítes, a Casa da Propriedade, com mais 58 quartos e suítes, e 51 chalés independentes espalhados pelos bosques da propriedade. Como chegar: O aeroporto internacional principal mais próximo é o Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)A propriedade fica a cerca de uma hora e meia de carro. Como alternativa, os hóspedes podem pegar um trem para Berwick-upon-Tweed ou Tweedbank, ambas a aproximadamente 30 minutos do hotel de táxi. 

  • O Wheatsheaf, Swinton Hospede-se no The Wheatsheaf.(abre em uma nova aba)– Uma pousada tradicional com fachada de pedra em Swinton, perto do Rio Tweed e com fácil acesso a Kelso. Oferece um pequeno número de quartos, além de um bar e restaurante. A cozinha trabalha com fornecedores locais, com menus que destacam produtos sazonais da região de Borders, incluindo carnes e vegetais de fazendas próximas. Por dentro, o estilo é clássico e descomplicado, com pisos de madeira, mesas simples e um bar. Os quartos no andar superior são decorados em um estilo igualmente leve e arejado. Como chegar: Swinton fica a cerca de uma hora e 10 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Berwick-upon-Tweed (cerca de 45 minutos) e, em seguida, pegue um táxi até The Wheatsheaf em Swinton (aproximadamente 20 minutos). 

Mais informações para o setor de turismo:

Turismo | Sul da Escócia – A Escócia Começa Aqui(abre em uma nova aba)

Kirkpatrick C2C, a travessia costeira do sul da Escócia | Sul da Escócia – A Escócia começa aqui(abre em uma nova aba)

Dumfries e Galloway

Dumfries e Galloway fica no canto sudoeste da Escócia, estendendo-se do Solway Firth até as colinas de Galloway. Na primavera, a região ganha vida com colinas verdejantes e um litoral que serve de cenário para passeios em fazendas, visitas a destilarias e casas históricas. Os clientes podem desfrutar de experiências práticas com o gado das Terras Altas, explorar como o uísque e o gim são feitos, fazer uma peregrinação aos locais históricos de Robert Burns, jantar em restaurantes à beira-mar e hospedar-se em pousadas tradicionais ou hotéis de luxo com foco em bem-estar.

Newton Stewart, Escócia. Foto: VisitScotland / Kenny Lam

O que fazer

  • Vacas e ovelhas da cozinha, Fazenda High Airyolland, perto de Newton Stewart A High Airyolland Farm, uma fazenda em funcionamento perto da cidade mercantil de Newton Stewart, transforma a vida rural da Escócia em uma experiência interativa com vacas e ovelhas.(abre em uma nova aba)Os clientes podem conhecer de perto o gado das Terras Altas em uma variedade de passeios temáticos de safári, desde caminhadas até passeios com chá da tarde, e degustar bolos caseiros depois. Situado dentro da Reserva da Biosfera da UNESCO de Galloway e Southern Ayrshire .(abre em uma nova aba)Além das vacas de pelos longos, há muitas oportunidades para observar a vida selvagem, bem como inúmeras trilhas para caminhadas pelas colinas de Galloway. Como chegar: A fazenda fica a cerca de duas horas e meia de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Glasgow Central para Newton Stewart (cerca de duas horas e meia), depois continue de táxi até High Airyolland Farm (aproximadamente 10 minutos). 

  • Destilaria Galloway, Newton Stewart   Os clientes podem explorar um capítulo moderno da história do whisky escocês na Destilaria Galloway.(abre em uma nova aba)A destilaria Sassenach, localizada em Galloway, está de volta à região após décadas de destilação. Inaugurada em 2025 e com o apoio de Sam Heughan (Jamie Fraser de Outlander), a destilaria oferece um tour de noventa minutos que abrange a maceração, a fermentação, os alambiques de cobre e o amadurecimento em barris. As degustações destacam o premiado whisky Sassenach, e na primavera de 2026 a destilaria adotará processos de emissão zero, além de inaugurar uma nova sala de degustação com vista panorâmica para as colinas de Galloway.   Como chegar: Newton Stewart fica a cerca de duas horas e 45 minutos de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, viaje da estação Glasgow Central até Newton Stewart (aproximadamente duas horas e meia) e, em seguida, continue de táxi até a destilaria (cerca de 10 minutos). 

  • Visita guiada e degustação na destilaria Moffat, Moffat  Destilaria Moffat(abre em uma nova aba)Especializada em bebidas destiladas artesanais, a destilaria oferece visitas guiadas e degustações que proporcionam aos clientes a oportunidade de aprender sobre os botânicos do gin e a produção de uísque. A destilaria estará aberta ao público entre março e novembro, e todas as experiências incluem uma degustação guiada com algumas das criações mais populares. Localizada na histórica cidade termal de Moffat, às margens do Rio Annan, a destilaria permite que os clientes combinem a visita com passeios por lojas independentes e, em seguida, se hospedem no Famous Star Hotel and Restaurant, considerado o hotel mais estreito do mundo, com 6 metros de largura e 49 metros de comprimento, segundo o Guinness Book of Records.  Como chegar: Moffat fica a cerca de uma hora e 40 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Edinburgh Waverley para Lockerbie (aproximadamente uma hora e 20 minutos), antes de continuar de táxi até a Destilaria Moffat (cerca de 15 minutos).

  • Casa de Robert Burns, Dumfries  Reviva a Escócia do século XVIII na Casa de Robert Burns.(abre em uma nova aba), onde o poeta nacional passou os últimos anos de sua vida, de 1791 até sua morte em 1796. Percorra os cômodos que um dia foram seu lar, explore manuscritos originais, cartas e objetos pessoais, e descubra histórias que dão vida ao mundo de Burns. A poucos passos do Rio Nith, os visitantes também podem visitar o Mausoléu de Burns no cemitério da Igreja de São Miguel. Como chegar: Dumfries fica a cerca de duas horas de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, viaje da estação Glasgow Central para Dumfries (aproximadamente uma hora e 40 minutos), sendo que a casa fica a apenas cinco minutos a pé da estação. Do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)São aproximadamente duas horas e 15 minutos de carro. 

Onde comer

  • Restaurante Henrys Bay House, Stranraer Situada perto de Stranraer, a Henrys Bay House(abre em uma nova aba)Oferece aos clientes lugares privilegiados com vista para o Loch Ryan. A cozinha, liderada pelo chef local John Henry, elabora menus com base em produtos frescos de Galloway e frutos do mar provenientes da região, com pratos que variam de acordo com a estação e a pesca, desde lagosta grelhada a mexilhões cozidos no vapor. No exterior, o terraço ensolarado proporciona um local panorâmico para refeições ao ar livre e para apreciar a vista costeira. Como chegar: Stranraer fica a cerca de duas horas e meia de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, viaje de Glasgow Central para Stranraer (aproximadamente duas horas e 45 minutos), sendo que a Henry’s Bay House fica a apenas cinco minutos de carro da estação.

  • Visita guiada ao Globe Inn, Dumfries Faça um brinde ao poeta nacional da Escócia, Robert Burns, no Globe Inn.(abre em uma nova aba)Em Dumfries. Fundado em 1610, provavelmente era a taverna favorita de Burns e é considerado um dos estabelecimentos mais antigos da Escócia. Semanas antes de sua morte, em 21 de julho de 1796, Burns escreveu sobre o The Globe: “…meu lugar favorito, onde meu amigo Clarke e eu tivemos muitos momentos alegres juntos”. Visitas guiadas .(abre em uma nova aba)Revela-se a cadeira do poeta e os aposentos onde ele compunha versos e recebia amigos. Artefatos históricos se misturam a um bar animado que oferece 150 uísques single malt de barril único, além de cervejas artesanais. O restaurante 1610, listado no Guia Michelin, serve releituras contemporâneas da culinária escocesa. Como chegar: Dumfries fica a cerca de duas horas de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, viaje da estação Glasgow Central para Dumfries (aproximadamente uma hora e 40 minutos), sendo que o Globe Inn fica a apenas cinco minutos a pé da estação. 

Onde ficar

  • The Ship Inn, Galloway A pousada Ship Inn, do século XVIII(abre em uma nova aba)Situado junto ao estuário do rio Fleet, em Gatehouse of Fleet, o hotel dispõe de um jardim de cerveja à beira-rio e um restaurante premiado que serve frutos do mar frescos e carnes da região de Galloway. Os quartos acolhedores oferecem uma base confortável para explorar praias próximas, como a Praia de Sandgreen, ou as ruínas dos Castelos de Cardoness e Threave. A poucos passos de distância, a casa de campo do moinho do século XVIII, pertencente à pousada, oferece uma estadia independente com dois quartos para cinco adultos e duas crianças, além de uma cozinha americana integrada à sala de jantar e de estar, repleta de charme de época. Como chegar: Stranraer fica a cerca de duas horas e meia de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, pegue o serviço de Glasgow Central para Stranraer (aproximadamente duas horas e 45 minutos), depois uma curta viagem de cinco minutos de carro ou táxi até o The Ship Inn.  
     
  • O Hotel e Spa Cairndale, em Dumfries O Hotel e Spa Cairndale(abre em uma nova aba)Oferece uma base luxuosa no coração de Dumfries, onde os hóspedes podem escolher entre 86 acomodações, desde aconchegantes Quartos Clássicos até espaçosas Suítes Deluxe. O spa conta com piscina termal, sauna, banho turco e seis salas de tratamento, enquanto o restaurante apresenta pratos de inspiração escocesa e britânica elaborados com produtos da região. Os golfistas podem aproveitar retiros exclusivos em campos próximos, como Dumfries and County, Southerness e Powfoot. Como chegar: O hotel fica a cerca de 90 minutos de carro do Aeroporto de Edimburgo.(abre em uma nova aba)ou a uma hora e 50 minutos de carro do Aeroporto de Glasgow.(abre em uma nova aba)De trem, são pouco mais de duas horas da estação Glasgow Central até a estação Dumfries, seguidas de uma curta viagem de táxi até o hotel.  

Informações de viagem

Fronteiras escocesas 

De Hawick a Melrose: Cerca de 30 a 35 minutos de carro (30 km); cerca de três horas de bicicleta.

De Melrose a Berwick-upon-Tweed: cerca de uma hora e 15 minutos de carro (76 km); cerca de quatro a cinco horas de bicicleta.

De Berwick-upon-Tweed a Eyemouth: cerca de 30 minutos de carro (27 km); cerca de duas horas de bicicleta.

De Eyemouth a Selkirk: Cerca de uma hora de carro (61 km); cerca de quatro a cinco horas de bicicleta.

De Selkirk a Kelso: Cerca de 35 a 40 minutos de carro (32 km); cerca de três horas de bicicleta.

Dumfries e Galloway 

De Newton Stewart a Moffat: Aproximadamente uma hora e 30 minutos de carro (62 milhas / 100 km).

De Moffat a Dumfries: Cerca de 45 a 50 minutos de carro (55 km); cerca de três a quatro horas de bicicleta.

De Dumfries a Galloway: Cerca de 45 a 50 minutos de carro (55 km); cerca de três a quatro horas de bicicleta.

De Galloway a Stranraer: Aproximadamente uma hora e 30 minutos de carro (72 milhas / 116 km) 

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página