Museu bate marca histórica de público e anuncia programação especial de férias, com abertura às terças-feiras em janeiro e meia-entrada
Às vésperas de completar 20 anos de abertura ao público, o Instituto Inhotim alcançou, em 2025, o maior número de visitantes de sua história. Ao longo do ano, o museu localizado em Brumadinho (MG) já recebeu 657.684 mil pessoas e projeta chegar a 361.000 até o fim de dezembro, um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior, afirmando sua posição de destaque no cenário cultural e turístico nacional.
O recorde de público ocorre em um momento simbólico para a instituição, que em 2026 celebra duas décadas de atuação com um calendário especial de programação, atravessando as frentes de arte, natureza e educação. Guiado pela ideia de que é sempre tempo de Inhotim, o próximo ano inaugura um ciclo comemorativo que revisita a trajetória do museu e projeta seus próximos passos.
Como parte da programação de férias e com foco na ampliação do acesso, o Inhotim anuncia uma ação especial no mês de janeiro: excepcionalmente, o museu também funcionará, nesse mês, às terças-feiras, dia em que oferecerá meia-entrada para todos os públicos. A medida amplia a oferta de dias de visitação durante o recesso escolar e cria novas oportunidades para que famílias, turistas e moradores da região vivenciem o museu em período de alta temporada.
Reconhecido como o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim oferece uma experiência singular ao integrar arte contemporânea, paisagem e biodiversidade, em um território que reúne galerias imersivas, obras comissionadas, jardins botânicos e ações educativas voltadas a públicos diversos.
ANO DE ANIVERSÁRIO
Em 2026, ano em que completa 20 anos, o Inhotim realiza oito inaugurações, além de uma exposição comemorativa que revisita marcos da história da instituição e propõe um olhar para o futuro. Entre os destaques estão uma escultura monumental inédita de Lais Myrrha, o retorno da emblemática The Murder of Crows (2009), de Janet Cardiff & George Bures Miller, a requalificação da Galeria Cildo Meireles e a festa de aniversário do museu, com programação especial e entrada gratuita.
Mais do que um dado quantitativo, o resultado expressa um período de transformação institucional, marcado pela ampliação da oferta cultural, pelo fortalecimento da gestão e pelo compromisso com o acesso público, elementos que orientam a atuação do Inhotim neste novo ciclo de sua história.
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO EM JANEIRO
De terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
ENTRADA
Inteira: R$ 65,00 | Meia-entrada*: R$ 32,50.
*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos
ENTRADA GRATUITA
Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.
Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras do Inhotim não pagam entrada;
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;
Domingo Gratuito: todo último domingo do mês é gratuito;
LOCALIZAÇÃO
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.



