A história começa em 1510 na Abadia de Fécamp, na Normandia, norte da França, quando o monge beneditino Dom Bernardo Vincelli criou um elixir secreto que obteve tanto sucesso, que continuou sendo produzido pelos monges beneditinos de Fécamp até a Revolução Francesa. Tempos difíceis durante o qual a receita deste famoso elixir foi perdida.
Mas, um dia em 1863, Alexandre Le Grand, um comerciante de vinhos de Fécamp, teria descoberto por acaso em sua biblioteca a composição deste elixir perdida durante a revolução. Intrigado, ele decidiu decifrá-lo e chegou a reconstruí-lo após um ano de esforço. O elixir tornou-se um licor que ele nomeou de Beneditino em homenagem ao Monge beneditino Dom Bernardo Vincelli.
Então, Alexandre construiu o suntuoso Palácio Beneditino para fornecer um cenário prestigiado na destilaria de licores (ainda em operação hoje) e sua coleção de obras de arte.
É essa incrível história antiga e contemporânea que se descobre no Palais Beneditino vivendo as experiências criadas para entusiastas e curiosos: experiências culturais (Descoberta beneditina), experiências sensoriais (experiência do conhecedor, oficina de coquetéis), gastronômica (Gourmet no Palácio).
O magnífico e atípico Salle des Abbés está à disposição para receber recepções e eventos privados.
Descoberta Beneditina
O Palácio Beneditino, uma obra arquitetônica de inspirações góticas e renascentistas, foi erguido no final do século XIX em homenagem ao licor beneditino por Alexandre Le Grand, comerciante de vinhos da Fécamp, que encontrou uma receita criada em 1510, por um monge beneditino em um grimório.
Coquetel de iniciação
Este edifício eclético promete aos visitantes uma experiência inesperada na descoberta de Bénédictine. O curso começa com a exploração do museu que abriga uma rica coleção de arte sacra e antiga, ligada ao legado dos beneditinos, e que também apresenta sua história industrial. O circuito então leva à única destilaria beneditina do mundo, onde estão localizados os alambiques de cobre martelado do século XIX e depois às adegas envelhecidas.
No final deste passeio, é ensinada a arte de coquetéis. Em 30 minutos, o Palácio oferece aos visitantes:
- • Uma degustação comentada das 3 expressões: bénédictine, B&B e Single Cask
- • Apresentação de coquetel beneditino e equipamento profissional
- • Preparação e degustação de um coquetel beneditino em uma coqueteleira
Conhecedor Beneditino
O conhecedor beneditino é uma experiência única, que permite aos participantes descobrir o processo de tomada de decisão beneditina. Essa experiência – destinada tanto aos curiosos quanto aos entusiastas do renomado licor – é uma oportunidade de aprender sobre a arte da destilação e até revela alguns dos seus segredos. Em um ambiente privilegiado, este excepcional workshop – desenvolvido em colaboração com o Mestre de Destilação – começa com uma apresentação de algumas ervas e especiarias beneditinas, antes de abordar as sutilezas da fabricação de licor.
Nas pegadas dos monges alquimistas, será oferecida aos participantes uma descoberta visual e olfativa dos alcoolatos, também conhecidos como Espíritos, em várias etapas da produção. Eventualmente, uma degustação de Bénédictine Expressions e um coquetel são oferecidos, além de iguarias beneditinas.
Workshop “O Coquetel Beneditino”
Puro ou com gelo, o licor beneditino é a bebida ideal após o jantar, mas também é um ingrediente-chave em muitos coquetéis, alguns deles famoso mundialmente. É por isso que tantos barmen e mixologistas ao redor mundo, em cidades como Paris, Londres e Nova York, o usa como base para coquetéis.
Agora, neste local de nascimento do Bénédictine, em uma sala privada em Le Palais Bénédictine em Fécamp, é oferecida a oportunidade de descobrir a arte da mixologia. A sessão começa com a descoberta gustatória e olfativa de 3 Expressões Beneditinas, os participantes aprendem como misturar seus próprios coquetéis usando duas técnicas diferentes: misturador de vidro e agitador.
Um especialista reconhecido, Marc Jean, barman chefe da 5 Normandia Barrrière em Deauville e Presidente da ABF Normandia (Association des Barmen de France), ou seu assistente, transmitirá suas habilidades de mixologia e compartilhará algumas de suas técnicas e dicas.
Delícias no Palácio
O Palais Bénédictine, torna-se o local ideal para fazer uma pausa. Os participantes irão tomar um café da manhã ou uma hora do chá em um dos locais emblemáticos da Fécamp.
Almoço leve
O Le Palais Bénédictine oferece um almoço leve para seus grupos.
Os participantes poderão desfrutar de um buffet em um espaço dedicado a antes ou depois de visitar o Le Palais:
- • medalhão de salmão
- • Frios: porco assado, carne assada, frango assado
- • Seleção de saladas e crudités
- • torta de maçã beneditina.
- • Pão, condimentos, água – ¼ vinho * ou café
Almoço no Palácio
Os participantes desfrutarão de um delicioso almoço no coração da excepcional Sala Abbots, em seguida, será convidado a descobrir os tesouros de Le Palais durante um passeio.
Sugestão de Menu
Cocktail DOM
Escolha de aperitivos:
- • Gravlax de salmão marinado, endro, limão e frutas cor de rosa, torradas grelhadas
- • Terrine do chef, salada mista de sementes de endívia, maçã e nozes
- • Terrine de peixe nobre e coração de São Jacques, pequeno pote de maionese mousseline de ervas, salada mesclun (uma salada feita a partir de uma seleção de alfaces com outras folhas comestíveis, como folhas de dente de leão, mostarda e radicchio)
- • Verrine fresca de guacamole, camarão e legumes da estação com manjericão
Escolha do prato (acompanhamentos opcionais)
- • Carne de panela confitada com cerveja e pão caseiro de gengibre, purê de batatas com avelãs picadas
- • Peito de frango fechado, flambado no B&B, molho cremoso com cogumelos, ramequins de dauphinois gratinado
- • Filé mignon com molho cremoso de mostarda velha, pequenas panquecas de batata com cebolinha
- • Bife de salmão grelhado, molho azeda cremoso ou alho-poró, arroz basmati com raspas de limão
- • Peixe do dia vestido de parma, pequeno gratinado de abobrinha com salsa de folhas planas
Queijo servido com salada e batatas cristalizadas
Coeur de Neufchâtel ou Camembert de Normandie ou Pont l’Evêque
Escolha de sobremesas
- • Suflê congelado com licor beneditino, trituração de amêndoa, coulis de laranja
- • Crumble de pêra, amêndoas grelhadas e chocolate, creme fresco da Normandia
- • Tarte de maçã com sabor no B&B, servido morno, creme da Normandia ou uma colher de sorvete de baunilha
- • Coração de chocolate, creme de baunilha e licor bénédictine ¼ vinho, água, café, pão
Gastronomia beneditina
O Palácio Beneditino, uma obra-prima arquitetônica do estilo gótico de inspirações renascentistas, foi erguido no final do século XIX em homenagem ao licor beneditino.
Este edifício eclético está agora hospedando uma nova experiência: uma excepcional refeição em uma decoração privilegiada.
Durante um almoço ou jantar excepcional preparado por um fornecedor de renome, os participantes descobrirão o casamento sutil de beneditino com altas especialidades normandas de qualidade. Primeiro, será servido um coquetel beneditino também com aperitivos, os participantes terão a oportunidade de provar pratos finos e criativos.
Seus eventos no Palácio
No coração do Le Palais Bénédictine, o prestigiado e altamente original Abbots Room está disponível para hospedar seus eventos privados (reuniões, coquetéis, jantares, shows, festas, casamento, etc.).
Proporcione a seus convidados alguns momentos exclusivos, permitindo-lhes desfrutar das experiências beneditinas de sua escolha.
O Palácio Beneditino oferece uma variedade de provedores de serviços cuidadosamente selecionados pela qualidade de seus produtos e serviços. Fornecedor não obrigatório.
FÉCAMP
A comuna de Fécamp está localizada no limite do mar, à 2h15 de Paris, 1h de Deauville, 1h de Rouen, 45 ‘du Havre, 20’ d’Étretat.
Palais Bénédictine
110, rue Alexandre Le Grand – 76400 Fécamp – Normandie – France
Tél. + 33 (0)2 35 10 26 10 – infos@benedictine.fr
Reserva: www.palaisbenedictine.com
*Fotos: Reprodução/ Palais Bénédictine