Na cozinha, no jardim, no lago, no restaurante e na vinícola, o vinho, a gastronomia, a natureza e o bem-estar estão conectados em vivências únicas
A Vinícola Madre Terra, no interior de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, floresceu e amadureceu um universo de experiências para quem quer viver intensamente o que a cultura do vinho proporciona. Tem vivência que acontece na cozinha, onde se aprende a ser chef para depois saborear o próprio prato. Tem imersão na natureza, que alia corpo, mente e espírito na catedral verde com domo feito de árvores. Tem ainda o brinde no barco em um dos cinco lagos naturais da propriedade de 45 hectares. Tem a degustação guiada com passeio pelo jardim, entre árvores frutíferas e plantas ornamentais. E, ainda, um brunch ao ar livre sob encomenda. O destino une vinho, gastronomia e bem-estar para transformar o tempo em presença — e cada momento em memória. Tudo isso sempre na companhia dos vinhos e espumantes das linhas AuraZ, CicloZ e VentreZ.

A Madre Terra é um refúgio que celebra a força feminina da natureza, onde o tempo é contado em luas, a agricultura é regenerativa, e o enoturismo ganha uma dimensão sensorial, espiritual e acolhedora, unindo arte, propósito e contemplação. É um lugar para estar e sentir. Para cozinhar, respirar, caminhar, navegar, brindar, meditar, celebrar e se reconectar. Um destino que surpreende pela diversidade e profundidade das vivências, pela beleza do território e pela filosofia que conduz cada detalhe.

“Aqui, cada experiência nasce de uma intenção: honrar a natureza e criar espaços onde as pessoas possam sentir. A Madre Terra não é um lugar para visitar, é um lugar para viver — para respirar mais fundo, se reconectar e permitir que a energia da terra faça parte da sua própria jornada. Criamos experiências que realmente representam o que acreditamos: um enoturismo vivo, regenerativo e sensorial,”, destaca Tainá Zaneti, fundadora e diretora criativa da Vinícola Madre Terra.
Com a diversidade de opções, é possível passar o dia na propriedade em uma verdadeira imersão com o lugar. O dia pode começar com uma experiência de pura conexão com a natureza e consigo mesmo. O Winefulness é para quem deseja uma jornada rumo ao bem-estar físico e mental. Agora, se o desejo é unir aromas e sabores o melhor é fazer o ‘Cozinhar, Beber e Comer’, um ritual na cozinha da Madre Terra onde cada um, guiado pela própria Tainá, cozinha em meio a muita conversa e prova de vinhos. Agora se a vontade é viver algo mais privativo, longe de processos, uma boa dica é o Brinde no Barco, uma espécie de piquenique em dos lagos da propriedade. Ali, somente os sons da natureza embalam o momento.

Mas tem, ainda, o Brunch no Jardim, uma opção leve e saborosa feita sob encomenda, e o Wineday, o programa mais completo da vinícola, que, além de reunir o Winefulness a um passeio guiado e almoço harmonizado, ainda tem o SolstícioZ – Replantio de Garrafas. O visitante, literalmente, enterra uma garrafa com uma mensagem própria e, luas mais tarde, recebe a garrafa em sua casa. A vinícola também oferece o DNA Madre Terra – Degustação Guiada.

Todas as experiências devem ser agendadas com antecedência diretamente com a vinícola, através do WhatsApp (54) 3500-0260.
Cozinha Aymá
Movida pela brincadeira de colher vegetais com os filhos, Tainá sempre imaginou como seria legal fazer um restaurante dentro de uma estufa, dentro de uma horta. Assim nasce a Cozinha Aymá, seguindo a filosofia de regenerar. Se trata de um ‘hortorante’, onde as mesas e cadeiras dividem espaço com canteiros de temperos e chás – uma horta literalmente. Quem chega no local, logo se depara com uma parede de terra, o alicerce principal do espaço de onde tudo floresce, tudo nasce. Almoços e jantares autorais são feitos mediante reserva.
AS EXPERIÊNCIAS
Cozinhar, Beber e Comer — quando a cozinha vira ritual
Não é uma aula: é um laboratório afetivo. Durante 2h30min, o visitante prepara entrada, prato principal e sobremesa, aprende técnicas culinárias, conversa, prova e harmoniza tudo com vinhos Madre Terra. Com grupos reduzidos de até seis pessoas, a experiência é criativa, intimista e sensorial — um encontro entre sabor, afeto e aprendizagem.
Winefulness — respirar, alinhar, sentir
Uma das vivências mais emblemáticas da filosofia Madre Terra. Guiado por movimentos de yoga e tai chi chuan, óleos essenciais, alinhamento dos chakras, respiração consciente, reiki e vinho, o visitante percorre uma jornada profunda de bem-estar físico, mental, emocional e energético. Inclui tábua de frutas e degustação de dois rótulos, em um momento de total presença e conexão.
Brinde no Barco — flutuar é outra forma de meditar

No lago privativo da vinícola, rodeado de natureza viva, o visitante embarca em um passeio contemplativo, brinda com o Espumante Rosé Brut VentreZ e recebe uma tábua especial com frutas, pães e delicadezas. Sem música, sem pressa — apenas água, vento, luz e silêncio. Uma das experiências mais bucólicas e memoráveis da Madre Terra.
DNA Madre Terra — Degustação Guiada
Uma imersão no território e na alma da vinícola. A experiência apresenta quatro rótulos das linhas AuraZ, CicloZ e VentreZ, seguidos de uma caminhada guiada pelos jardins e vinhedos em patamares. O visitante conhece a filosofia lunar, o trabalho agrícola regenerativo, a história da propriedade e os espaços que dão vida ao projeto.
Brunch no Jardim — celebrar a abundância da estação
Entre vinhedos e lago, o brunch reúne frutas frescas, pães artesanais, croissants, cream cheese com salmão, massas frescas, mimosas e delícias da horta. Em cenário charmoso e descontraído, é perfeito para grupos que desejam viver um momento leve, saboroso e ao ar livre.
Wineday — a experiência total Madre Terra
O Wineday é a vivência mais completa da vinícola — um dia dedicado à conexão com o território e consigo mesmo. Inclui Winefulness, passeio guiado, almoço harmonizado (entrada, prato principal e sobremesa), descanso no jardim e o SolstícioZ – Replantio de Garrafas: um ritual em que o visitante escreve suas intenções, enterra uma garrafa junto à terra e recebe esse mesmo vinho meses depois, respeitando o ciclo das luas. Uma jornada que mistura propósito, gastronomia, espiritualidade e contemplação.
A VINÍCOLA

Situada na Capela São João, em Flores da Cunha, , a 847 metros de altitude, a propriedade se dedica a agricultura regenerativa, com práticas sustentáveis capazes de restaurar os ecossistemas, promovendo a biodiversidade com o cultivo de plantas de cobertura e o manejo integrado de pragas. Assim, a preservação e reestruturação da vegetação nativa do entorno integra de forma harmônica o vinhedo à paisagem, além de proporcionar um melhor equilíbrio térmico das áreas e reduzir o impacto dos ventos no início do ciclo vegetativo.
A Madre Terra cultiva hoje 3,7 hectares próprios, sendo 1,5 hectare em produção, com Cabernet Franc, Merlot, Teroldego, Pinot Noir, Chardonnay, Riesling e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 e 8 mil quilos por hectare. A vinícola também processa uvas de parceiros da Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste, sempre com foco em agricultura regenerativa e práticas que revitalizam o ecossistema local. Com microlotes de alta qualidade e experiências sensoriais únicas, a Madre Terra se consolida como um dos destinos mais completos da Serra Gaúcha — onde a natureza guia cada ciclo, cada vinho e cada vivência.
A propriedade é um convite a interagir com a natureza. São mais de 500 árvores ornamentais de 80 diferentes espécies, todas catalogadas e que poderão ser visitadas e conhecidas por todos que visitarem a propriedade. Com múltiplas cores, diferentes origens e tamanhos, que transformam o cenário em cada estação do ano, as plantas formam um ‘oásis’ da biodiversidade com bosques que se encaixam nas ondulações da geografia. Em um deles, um verdadeiro santuário batizado com o nome de Catedral Gótica da Natureza. Cinco lagos naturais deixam a paisagem ainda mais encantadora. Para completar, duas trilhas em meio a mata nativa ampliam as possibilidades de experiências junto a natureza.



