De decorações encantadoras e aconchegantes a atividades ao ar livre, a Grã-Bretanha é um dos destinos que mais brilha na temporada de inverno
O Natal pode já estar quase aqui, mas a temporada do inverno britânico ainda se estende até março, e essa época festiva e acolhedora convida os visitantes a se inspirarem, aproveitando o clima mais frio para viverem experiências aconchegantes e inesquecíveis.
Trilhas iluminadas em florestas encantadas ou iluminações em centros urbanos vibrantes, compras em lojas icônicas como Selfridges e Fortnum & Mason e visitas a grandes centros de arte, cultura e museus não podem ficar de fora.
Para quem procura atividades ao ar livre, patinar em uma pista de gelo ou até uma descida de esqui pelas montanhas da Escócia são opções perfeitas para o inverno. Essa estação também cria a atmosfera perfeita para conhecer algumas tradições locais, como desfiles de barris em chamas em Northumberland ou os mergulhos congelantes do Ano Novo no sul do País de Gales.
Preparamos, abaixo, uma lista de experiências surpreendentes para tornar inesquecível uma visita à Grã-Bretanha durante o inverno.
As instalações do Bute Park que iluminam o caminho e aquecem os passeios de inverno. Foto: Christmas at Bute Park
Passeio por trilhas iluminadas
No Bute Park, em Cardiff, um espetáculo hipnotizante de luz e som acontece sob a sombra do castelo da cidade. Criada por designers de iluminação renomados, essa trilha premiada oferece 15 zonas distintas para uma experiência multissensorial que vai até o mês de janeiro.
O mundo bruxo pode ficar ainda mais incrível sob a neve! Até o mês de janeiro, o especial “Hogwarts in the Snow” transforma a Warner Bros. Studio Tour London em um verdadeiro conto de inverno, com árvores de Natal gigantescas, guirlandas festivas e decorações encantadoras. A icônica maquete de Hogwarts ganha um visual gelado, e você ainda pode procurar os pequenos bonecos de neve escondidos pelo castelo.
Esqui em terras britânicas, na Escócia. Foto: VisitScotland/Kenny Lam
Deslizando pelo gelo e pela neve
Aventurar-se na patinação e no esqui é um jeito divertido e deslumbrante de conhecer a Grã-Bretanha, tanto para iniciantes como para aqueles que já conhecem os esportes de inverno. A pista de patinação de Canary Wharf, em Londres, recebe o público até fevereiro, enquanto o parque nacional de Cairngorms, nas terras altas da Escócia, exibe um resort perfeito para quem gosta de esquiar. Outra pedida muito interessante é a Chill Factore, em Manchester, que é a maior pista de esqui coberta do Reino Unido.
Caminhadas de inverno
Com um bom chocolate quente em mãos, caminhar no inverno britânico é um passeio inesquecível. É possível escolher tours guiadas por experts em parques, centros urbanos ou vilarejos, além de ser o momento perfeito para registrar a viagem ou tirar aquela selfie icônica de inverno! As opções são muito diversas: Windsor Great Park, em Windsor; Pollok Country Park, em Glasgow (com direito às charmosas highland coos, as vaquinhas escocesas); Pittville Park, em Cheltenham e a Derby Heritage Walk, em Derbyshire, são só algumas delas. As walking tours nas capitais – Londres, Cardiff e Edimburgo – também não podem faltar nessa lista!
Eletronic Travel Authorisation (ETA) para brasileiros
A partir do dia 8 de janeiro de 2025, brasileiros que viajarem para o Reino Unido precisarão de uma autorização eletrônica de viagem, o ETA. O processo é simples e rápido, feito totalmente online, e será necessário para todos os visitantes de todas as nacionalidades que não precisam de visto de entrada no país. A taxa do ETA é de £10 e a autorização é válida para múltiplas viagens por um período de dois anos ou até a data de vencimento do passaporte, caso seja anterior a esse prazo. Para realizar esse processo, a maneira mais indicada é o aplicativo oficial “UK ETA” – disponível para iOS ou Android. Também é possível fazê-lo através do site.