![]()
O porão abobadado no Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Marschall
A pacífica vila de Obertilliach está localizada em um vale alpino do Tirol Oriental. Aqui, tradições centenárias são vividas em harmonia com a natureza, mas a “Tilga”, como seus habitantes gostam de chamar a si mesmos, estão abertas a novas experiências. E também, Josef Lugger. É a terceira geração a comandar o Gasthof Unterwöger e, neste momento, está levando este estabelecimento tradicional para a era moderna.
Os três Josefs de Obertilliach
![]()
A família anfitriã Lugger. Foto: Meyer
“A família é o coração e a espinha dorsal do nosso estabelecimento”, diz Josef Lugger, um dos três Josefs do Gasthof Unterwöger. É uma história repleta de tradições que une um avô, um pai e um filho, porque o nome de Josef é tão característico deste negócio familiar quanto o aprendizado necessário para se tornar um açougueiro.
“Somos açougueiros, porque é importante para nós que possamos usar nossos próprios animais para nossos pratos”, explica o chef júnior, o segundo dos três Josef. Ele dirige o negócio da família junto com sua esposa, Helena, e com a ajuda de sua família de advogados.
“Música em família”: harmonia com o dulcémele
![]()
A recepção do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
O Gasthof Unterwöger é um negócio familiar por convicção: “o avô é responsável pela contabilidade, meu cunhado é o chef, nossas esposas cuidam dos convidados e meu filho está treinando como açougueiro e seguirá meus passos”, explica Lugger.
![]()
Quarto do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Juntos, a família garante que seus convidados se sintam em casa nesta propriedade de 270 anos. “Também gosto de sentar e conversar com eles à mesa, porque conheço muitos deles há anos”, diz Lugger. Mas os Luggers não só cuidam da hospitalidade, mas também muitas outras tradições do Tirol Oriental: se houver tempo, a família se reúne para tocar música. Com dulcémele, harpa, violino e contrabaixo, a aconchegante sala de jantar revestida de madeira se torna um palco uma vez por semana.
![]()
Sala de jantar do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Grafik Zlöbl
O caminho mais curto para a boa qualidade
![]()
Produtos produzidos no Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Não surpreende que os Luggers apostem em sua própria agricultura: “Para nós é muito importante saber de onde vêm os produtos que acabam nos pratos dos nossos hóspedes, e o melhor é, se os produzimos nós mesmos, como nossa carne”, diz Lugger com um sorriso. Raças locais como gado cinzento tirolesa e ovelhas tirolesas (Tiroler Bergschaf) brincam em seus pastos alpinos. “Essas raças podem não ser as mais rentáveis, mas estão acostumadas com o clima inclemente da montanha”, explica este homem nascido em Obertilliach, que gosta de passar seu tempo ao ar livre nas montanhas com os animais.
![]()
Nas pastagens alpinas da Família Lugger. Foto: Meyer
![]()
Ovelha na Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
É um trabalho árduo tanto no verão quanto no inverno, mas “vale a pena, porque o ar fresco da montanha faz com que as barrigas dos nossos hóspedes rosnem rapidamente e se alegram quando recebem comida de boa qualidade da região em seu hotel”, diz Lugger. O cardápio inclui principalmente a culinária caseira do East Tyrol com ingredientes regionais e a especialidade da casa é cordeiro em caçarola “Lammpfandl” com ervas frescas, batatas e feijões verdes envoltos em bacon.
![]()
Lammpfandl, cordeiro em caçarola, especialidade no Gasthof Unterwöger. Foto: Lugger
O selo de qualidade AMA GENUSS REGION confirma essa origem e a qualidade dos produtos que são processados no Gasthof Unterwöger.
Vá para baixo as rotações
![]()
Refresco de verão no Klapfsee perto de Oberttiliach. Foto: TVB Osttirol/ Wörgötter
“No verão, as montanhas são um ar condicionado natural, então você pode suportar o calor muito bem”, explica Lugger. “Aqui você pode andar ou andar de bicicleta por horas e, se você for corajoso, pular no lago frio da montanha.” E quando os hóspedes pegam um peixe, eles podem até levá-lo para a cozinha do Unterwöger para estar preparado.
![]()
Obertilliach. Foto: Markus Angerer
Quando a neve chega, a vila de Obertilliach se torna um paraíso de inverno, porque é um dos lugares onde mais neva na Áustria. Oferece um total de 140 quilômetros para esqui cross-country, esqui alpino e trilhas de caminhada snowshoe. “Por causa do nosso centro de biatlo, até atletas vêm de toda a Europa”, relata Lugger com orgulho. “Eles quase poderiam nos chamar de meca dos esportes nórdicos”, diz ele com um sorriso.
![]()
Esqui cross-country. Foto: Rio Lolin
Uma vila pitoresca com tradições centenárias
![]()
Hotel Gasthof Unterwöger em Obertilliach. Foto: Markus Angerer
“O lugar onde vivemos é realmente uma atração turística em si mesmo”, explica o orgulhoso Tilga Lugger, “muitas de nossas casas estão na aldeia há séculos e estão listadas como um edifício protegido”. Basta dar um passeio pela aldeia para admirar a arquitetura típica do Tirol Oriental. Normalmente, os andares inferiores têm paredes de pedra e os superiores são cobertos com madeira.
![]()
Visão exterior do Hotel Gasthof Unterwöger. Foto: Meyer
Os Lienz Dolomites e os Alpes Carnic ficam ao fundo e fazem a vila, a casa de Josef Lugger, parecer quase pequena. “Eu nunca estive em outro lugar e também não preciso disso, porque temos muitas coisas maravilhosas aqui”, diz Lugger.
Pequeno glossário para se orientar por um menu austríaco:
Marille = damasco
Erdäpfel = batatas
Paradeiser = tomates
Speckfisolen = feijão verde embrulhado em bacon
Karfiol = couve-flor
Kohlsprossen = Couve-de-Bruxelas
Marille = damasco
Erdäpfel = batatas
Hotel Gasthof Unterwöger
Dorf 26
9942 Obertilliach
Österreich
Tél.: +43 (0) 4847 5221
info@hotel-unterwoeger.at
https://www.hotel-unterwoeger.at




