A República Tcheca consolida-se como referência global em segurança ao alcançar o 6º lugar na última edição do Travel Safety Index e o 11º lugar no Global Peace Index. Esses resultados reforçam sua reputação como um destino de paz e estabilidade diante da atual incerteza internacional.
Com indicadores excepcionais em saúde, baixa criminalidade e solidez institucional, a República Tcheca supera a maioria de seus vizinhos europeus. Essa segurança é o pilar da estratégia de turismo 2026-2030, voltada para um crescimento sustentável e de qualidade.
Esta é uma vantagem competitiva significativa para o turismo, bem como para estadias de longa duração. A República Tcheca é regularmente classificada como um dos países mais confortáveis para se viver e as avaliações de viagens de verão há muito a recomendam para famílias com crianças.
“Para o viajante latino-americano, a segurança é a base de uma experiência de viagem inesquecível. O fato de a República Tcheca ser um dos países mais seguros do mundo nos permite oferecer aos nossos visitantes tranquilidade absoluta: a liberdade de passear pelas nossas cidades a qualquer hora e desfrutar da nossa cultura sem preocupações. Este ambiente de paz e estabilidade nos distingue como o destino líder e mais confiável no coração da Europa”, afirma Petr Lutter, diretor da CzechTourism para a América Latina.
Destino seguro em dois rankings globais
O Travel Safety Index 2025 classifica os países de acordo com 35 critérios diferentes, incluindo níveis de criminalidade, estabilidade política, assistência médica e riscos de desastres naturais. Nesta comparação, a República Tcheca ficou em 6º lugar entre 180 nações.
Uma imagem igualmente positiva é apresentada pelo Global Peace Index 2025, elaborado anualmente pelo Institute for Economics and Peace, uma organização australiana. Este índice utiliza uma metodologia acadêmica reconhecida internacionalmente e 23 indicadores sociais e de segurança em três áreas. Este ano, a República Tcheca subiu para a 11ª posição entre 163 Estados independentes.
E uma prova disso: novo recorde para o Castelo de Praga
Em 2025, o Castelo de Praga recebeu 2,7 milhões de visitantes em suas visitas guiadas, o número mais alto registrado até agora em toda a história, superando o recorde de 2019, quando receberam um milhão a menos.
De acordo com a Rádio Praga Internacional, a maioria dos visitantes pagantes foram, como nos anos anteriores, turistas estrangeiros, enquanto por todo o recinto do castelo, incluindo os jardins e outras áreas públicas, passaram mais de nove milhões de pessoas.
As receitas do turismo são reinvestidas na conservação do monumento e em melhorias na segurança e iluminação do recinto.




