Visitantes aproveitam o rio em Bolton Abbey, próximo a Skipton, no norte da Inglaterra. Foto: Visit North Yorkshire / Tom Arber
Quando se trata de dramas de época, o Reino Unido rouba a cena – e uma nova onda de produções cinematográficas e televisivas convida o público a ver o destino com novos olhos
Com as estreias de peso nas telinhas e telonas em 2026, o Reino Unido
se apresenta como um cenário vivo, repleto de experiências que ligam narrativas clássicas a viagens culturais ligadas a dramas de época.
Ao seguir os passos dessas produções, os viajantes podem
explorar paisagens naturais, patrimônios históricos, gastronomia local e atividades que conectam passado e presente, transformando o turismo em uma jornada de descoberta contínua.
Na véspera da estreia da aguardada adaptação d’O Morro dos Ventos Uivantes, que chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (12), o VisitBritain prepara uma seleção especial de inspirações para
roteiros com o tempero irresistível dos dramas de época – com direito a uma experiência exclusiva gratuita do Airbnb. Confira!
Morro dos Ventos Uivantes – Yorkshire
A ousada reinterpretação de Morro dos Ventos Uivantes estreia nos cinemas no dia 12 de fevereiro. Para seguir os passos de Cathy e Heathcliff, mas sem o sofrer por amor, os visitantes podem explorar as paisagens que moldaram a imaginação de Emily Brontë e que também serviram de cenário para o longa.

Rua histórica de Haworth, em Bradford, com a clássica cabine telefônica vermelha britânica. Foto: West Yorkshire LVEP/James Mulkeen
Exclusivo: fique no quarto da Cathy de Wuthering Heights
no Airbnb, em West Yorkshire
Uma estadia exclusiva e gratuita dentro do quarto de Cathy, em Thrushcross Grange, foi criada para celebrar a estreia do filme e já está disponível no Airbnb, no coração da região onde o filme foi gravado.
Em clima de romance de Valentine’s Day (o Dia dos Namorados do hemisfério norte), o Airbnb oferecerá uma experiência completa para três casais, com passeio a cavalo, jantar à luz de velas, chá da tarde, tour até a casa das Brontë e muito mais. O quarto de Cathy estará disponível entre 27 de fevereiro e 4 de março de 2026 para até duas pessoas por estadia. As reservas começam em 20 de fevereiro, e são por ordem de chegada. Saiba mais através deste link
Inspirações em Yorkshire
No The Angel at Hetton, uma estalagem do século XV próxima a Skipton, a culinária com estrela Michelin se une a interiores elegantes de inspiração nórdica.
O The Devonshire Arms, em Bolton Abbey Estate, oferece elegância georgiana em meio a uma área de mais de 12 mil hectares de paisagens naturais, com ruínas de um antigo convento, jardim murado, serviço de quarto e experiências de degustação de vinhos, criando um cenário de forte atmosfera gótica.
Em Haworth, onde as irmãs Brontë viveram e escreveram, o restaurante The Hawthorn serve produtos locais e sazonais em um edifício do século XVII. O Brontë Parsonage Museum, nas proximidades, oferece exposições imersivas e guias digitais sobre o legado da família.
Ao ar livre, o drama continua com caminhadas guiadas do Yorkshire Dales Guides, explorando os campos que inspiraram o romance, além da experiência na North Yorkshire Moors Railway, um trem a vapor que liga Pickering a Whitby, atravessando vales e colinas cinematográficas.
Ao chegar a Goathland, reconhecida como a estação de Hogsmeade em Harry Potter, o trajeto segue pela costa acidentada que já apareceu em diversas adaptações de Drácula, criando uma experiência de viagem totalmente cinematográfica.

Viagem pela North Yorkshire Moors Railway, em North Yorkshire, Inglaterra. Foto: VisitBritain/Hayley Andersen
Bridgerton (Temporada 4) – North Yorkshire
Na quarta temporada de Bridgerton, o conto de fadas de Benedict e Sophie se desenrola em meio às vastas paisagens naturais de North Yorkshire. Grande parte da estética Regencial da série foi filmada em casas históricas da região e, embora o Castle Howard tenha estrelado como a propriedade londrina do Duque de Hastings nas temporadas anteriores, ele continua sendo uma parada imperdível para fãs que desejam se aprofundar no universo de Bridgerton.
Nas proximidades, o Saltmoore, um retiro de bem-estar e vice-campeão do National Geographic’s 2025 Hotel Awards, propõe uma experiência de autocuidado sofisticada. Localizado a apenas dez minutos de carro de Whitby, entre paisagens cobertas de arbustos floridos típicos do Reino Unido e a costa do Mar do Norte, o espaço oferece uma base tranquila para explorar Yorkshire, com tratamentos de spa, sessões de bem-estar e gastronomia inspirada em
ingredientes locais.
Outra opção de hospedagem é o Middleton Lodge, uma propriedade campestre georgiana cujos jardins bem cuidados, spa em meio à floresta e quartos elegantes evocam a sofisticação do universo de Bridgerton.
A experiência gastronômica na região também é um destaque. No Mýse, em Hovingham, sustentabilidade e sofisticação se encontram, com ingredientes coletados e cultivados na propriedade de Castle Howard transformados em menus degustação elaborados. Para uma experiência mais rústica e igualmente refinada, o estrelado Michelin Star Inn at Harome serve uma cozinha moderna de Yorkshire ao lado de uma lareira aconchegante.
Quando a noite chega, troque os lustres pelos céus estrelados no Dark Skies Festival (de 13 de fevereiro a 1º de março de 2026), nos Parques Nacionais North York Moors e Yorkshire Dales, onde o romance continua sob um verdadeiro espetáculo de estrelas.
Os fãs podem estender a experiência Bridgerton com uma viagem a Bath, cidade georgiana em Somerset que também serviu como locação para a série. A hospedagem no The Royal Crescent Hotel & Spa combina luxo contemporâneo com a grandiosidade histórica. Já o tour Behind the Scenes of Bridgerton permite explorar as locações de filmagem espalhadas pela cidade. Para uma experiência ainda mais imersiva, o Bath & Bridgerton Tour with Music recria cenas icônicas e bailes da série com trilha sonora cuidadosamente curada.

Piscina ao ar livre do Thermae Bath Spa, em Bath, Somerset, Inglaterra. Foto: VisitBritain
Orgulho e Preconceito – The Peak District
Com a Netflix preparando uma adaptação de Orgulho e Preconceito para uma nova geração, nunca houve um momento tão oportuno para mergulhar no universo de Jane Austen, agora ambientado nas colinas de Derbyshire. O Peak District National Park continua sendo um cenário onde romance e clima imprevisível caminham lado a lado.
A trilha Hathersage to Stanage Edge oferece formações rochosas e vales cinematográficos, cenário da Elizabeth Bennet de Keira Knightley no filme de 2005. Os visitantes podem caminhar pelos jardins da Chatsworth House, que serviu como Pemberley no cinema, contemplar as paisagens de Stanage Edge com o vento varrendo os campos e visitar a vila próxima de Bakewell.
Entre trilhas, caminhadas pelas colinas, campos abertos e rotas de bicicleta, é fácil imaginar Mr. Darcy surgindo no horizonte. Para se hospedar envolto nessa atmosfera, o The Cavendish Hotel, em Baslow, localizado na borda da propriedade de Chatsworth, combina lareiras de pedra e móveis antigos com tecidos de designers locais e obras contemporâneas de artistas como Phyllida Barlow, Elizabeth Peyton e Jeremy Deller.
O restaurante do hotel valoriza produtos de origem local em um menu cuidadosamente elaborado. Para quem busca algo diferente, o Wildhive Callow Hall oferece uma experiência singular: quartos belíssimos na casa principal ou hospedagem em casas na árvore e “colmeias” escondidas entre as árvores, com observação de estrelas, jantares na floresta e passeios de e-bike pelas colinas ao redor.
Na gastronomia, o The Blind Bull, em Little Hucklow, uma hospedaria do século XII transformada em restaurante de padrão Michelin, une história e alta gastronomia. Já o Bakewell Pudding Shop convida os visitantes a participarem de uma experiência prática de produção do tradicional pudim local, onde tradição culinária e diversão se encontram. Ainda assim, o verdadeiro protagonista segue sendo a própria paisagem.

Experiência gastronômica no Garden Room Restaurant, no Cavendish Hotel, em Baslow, Derbyshire. Foto: The Cavendish Hotel/Anna Batchelor
Outlander (Temporada 8) – Scottish Lowlands e muito mais
Nas Scottish Lowlands – as Terras Baixas da Escócia -, a saga de Jamie e Claire retorna com a oitava temporada no início de 2026, trazendo também novas oportunidades de vivenciar cenários tão grandiosos quanto a própria série. No recém-reformado Crossbasket Castle Hotel, próximo a Glasgow, a gastronomia estrelada Michelin de Michel Roux se une à grandiosidade do século XVII, com quartos luxuosos e suítes com camas de dossel.
Os visitantes podem explorar os jardins e bosques do castelo, praticar atividades como golfe ou reservar tours privados por castelos e casas históricas da região. Mais a leste, o Thirlestane Castle, em Lauder (a uma hora de carro de Edimburgo) transforma cada estadia em uma verdadeira experiência de drama histórico, com salões majestosos e jantares à luz de velas.
Em Melrose, o Provender apresenta uma culinária escocesa contemporânea baseada em ingredientes locais e sazonais. Para quem prefere experiências ligadas a bebidas, a Destilaria Galloway, apoiada pelo ator Sam Heughan (Jamie Fraser), oferece degustações do premiado whisky Sassenach.
Em Edimburgo, o ateliê Araminta Campbell, instalado em um castelo senhorial do século XIX, transforma o tartan tradicional em moda contemporânea. Para uma imersão completa, os tours de locações de filmagem de Outlander da Rabbie’s levam os visitantes a locais como Midhope Castle (Lallybroch) e Dysart Harbour, apresentados na segunda temporada da série.

Passeio pelos jardins históricos do Castelo de Midhope, em Abercorn, na Escócia. Foto: VisitBritain/Daniel Wildey
Hamnet – The West Midlands e muito mais
Hamnet leva o premiado romance de Maggie O’Farrell às telas, retratando Shakespeare não como o bardo famoso, mas como um pai em luto. O filme, um dos favoritos ao Oscar, coloca Stratford-upon-Avon e West Midlands em destaque, convidando os visitantes a explorar ruas históricas, casas tradicionais e paisagens à beira do rio que moldaram o mundo do dramaturgo.
Na Destilaria Shakespeare é possível produzir gin ou rum em Judith’s,
a antiga casa da filha de Shakespeare. Já o restaurante no topo da Royal Shakespeare Company oferece menus sazonais com vista panorâmica para o rio Avon, ideal para uma refeição antes do teatro e da temporada 2026 da RSC.
O tour Becoming Shakespeare percorre a trajetória do dramaturgo da infância à fama, enquanto o Shakespeare Reading Retreat 2026 reúne atores, acadêmicos e diretores para explorar a obra do bardo por meio de debates e performances.
Para hospedagem, o THE PIG – on the farm, um solar do século XVI
em meio a 53 acres de campo, oferece uma experiência “da horta para a mesa”, com ingredientes cultivados na própria propriedade.
Em Londres, o Museu de Shakespeare, inaugurado no final de 2025 no local original da Curtain Playhouse, propõe uma experiência imersiva
e tecnológica sobre a obra do dramaturgo, provando que, séculos depois, o mundo continua sendo o seu palco.

Experiência na Destilaria Shakespeare, em Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra. Foto: VisitBritain/Nemorin




