Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

  • Com pouco mais de dois anos sob gestão da Aena, aeroportos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará avançam no programa de sustentabilidade

  • Com essa conquista, todos os 17 aeroportos administrados pela Aena no país passam a contar com a certificação do programa Airport Carbon Accreditation

  • Ações integram o Plano de Ação Climática da concessionária, que prevê investimentos de mais de R$ 260 milhões para alcançar o objetivo de neutralidade de carbono até 2035

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam de receber um importante reconhecimento pelo avanço do projeto de sustentabilidade da concessionária no Brasil. Todos os aeródromos agora possuem a certificação Nível 1 do programa Airport Carbon Accreditation (ACA), concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). De abrangência internacional, o selo atesta a realização da medição e do inventário das emissões de carbono nas operações aeroportuárias.

Os aeroportos certificados foram os de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Santarém (PA), Altamira (PA), Marabá (PA) e Carajás (PA).

A conquista consolida uma trajetória consistente da concessionária rumo a operações mais sustentáveis e à transparência ambiental. “A certificação ACA Nível 1 nos aeroportos da Aena no Brasil é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e a gestão climática. Em pouco mais de dois anos desde que assumimos esses aeroportos, conseguimos estruturar processos e indicadores que nos permitem medir com precisão as emissões de carbono e traçar caminhos para reduzi-las. Isso demonstra liderança e alinhamento com as melhores práticas internacionais. Seguimos avançando com o trabalho para atingir os demais níveis”, afirma o diretor de Comunicações, Relações Institucionais e ESG da Aena Brasil, Filipe Reis.

A nova leva de certificações se soma ao progresso já obtido pela Aena nos aeródromos do Nordeste, onde os seis aeroportos administrados pela concessionária também conquistaram a certificação ACA de Nível 1. Com isso, todos os 17 aeroportos da rede Aena no Brasil já estão certificados no âmbito do programa Airport Carbon Accreditation. Trata-se de um reconhecimento da maturidade e consistência das práticas de gestão ambiental da concessionária em âmbito nacional.

O ACA é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Ele avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de níveis de certificação. O Nível 1 atesta que os aeroportos mapeiam suas pegadas de carbono, identificam as fontes e calculam as emissões anuais. São passos fundamentais para futuros avanços na gestão climática.

A certificação é parte integrante do Plano de Ação Climática (PAC) da Aena Brasil, lançado em abril de 2025, que estabelece metas ambiciosas para fortalecer a sustentabilidade de sua operação e seguir conquistando novos patamares de certificação. Entre os principais compromissos do PAC, estão:

  • Neutralidade de carbono até 2035 e Net Zero até 2040 (emissões próprias).
  • Investimentos superiores a R$ 260 milhões em ações de sustentabilidade nos próximos anos;
  • Substituição de grande parte da frota de veículos nos aeroportos por modelos de energia limpa, como veículos elétricos e híbridos. Exemplo disso é a implantação de dez ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas, que promovem a redução de cerca de 25% das emissões de combustão móvel da operação da Aena no Brasil.

O plano também contempla iniciativas transversais em energias renováveis, eficiência energética, tratamento de efluentes, compensação de emissões e gestão de resíduos, além de ações de governança e conscientização interna sobre mudanças climáticas, assim como de incentivo à descarbonização de terceiros, especialmente das companhias aéreas, que são a principal fonte de emissões.

“É motivo de grande orgulho vermos Aena Brasil alcançar a certificação de mais 11 aeroportos no programa Airport Carbon Accreditation. Essa conquista, que integra o plano de ação climática da empresa, garante que 100% dos aeroportos da rede no Brasil estejam agora certificados, reforçando uma postura responsável diante dos desafios que as mudanças climáticas impõem. Trata-se de um passo significativo, que fortalece o desenvolvimento sustentável da indústria aeroportuária na América Latina e Caribe. Como um dos principais atores globais do setor, Aena reafirma sua liderança e inspira toda a região a avançar rumo a uma aviação mais inovadora, resiliente e comprometida com o futuro”, celebra o diretor-geral da ACI-LAC, Rafael Echevarne.

Related Posts:

  • All Post
  • CONECTADO
  • DESTAQUES
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTINOS NACIONAIS
  • Home

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

fevereiro 2, 2026

Dias 4 e 5 de novembro

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright

Você não pode copiar conteúdo desta página