Feriado do Dia da Consciência Negra deve intensificar fluxo de viagens e contribuir para o aumento da demanda no terminal
O Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo 20 de novembro, um dos feriados nacionais mais aguardados nos últimos meses, deverá impulsionar a movimentação deste mês no BH Airport. A expectativa é que mais de um milhão de passageiros circulem pelo terminal em novembro, o que representa um crescimento de 9,2% em relação a outubro de 2019, período pré-pandemia. No acumulado do ano, até outubro de 2025, o fluxo de passageiros já é quase 20% superior ao mesmo período de 2019. Entre pousos e decolagens, estão previstos mais de 9 mil movimentos de aeronaves no período.
“O feriado de 20 de novembro cai em uma quinta-feira e deverá ter impactos na movimentação do mês, em função da possibilidade de emenda. De 19 a 24 de novembro, estimamos a movimentação de mais de 200 mil passageiros, sendo mais de 40 mil apenas no dia de pico, 24 de novembro”, assinala o gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport, Fabiano Reis. Para atender a alta demanda, as companhias aéreas preparam 150 voos extras partindo do BH Airport. Entre os destinos mais procurados estão as cidades com praias e vocação para negócios, como Maceió (AL), Parauapebas (PA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Curitiba (PR), Vitória (ES) e Goiânia (GO).
Recorde de movimentação mensal
Vale destacar que o BH Airport alcançou mais um recorde, em toda história da concessão. Desta vez, na movimentação do mês de outubro, que chegou a 1.182.461 passageiros. Ao longo dos 11 anos de concessão, é a primeira vez que o BH Airport chega a esse patamar em outubro, representando um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2024, e 19,8%, quando comparado a outubro de 2019, período pré pandemia.
O BH Airport é o terceiro aeroporto com o maior número de destinos do Brasil e o segundo em domésticos. A malha aérea internacional contempla rotas para Europa, América do Norte, América Latina & Caribe, com voos para Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal), Orlando (EUA) e Santiago (Chile), em novembro. Regionalmente, as chegadas e partidas para o interior do estado já somam 13 destinos.
“Nosso compromisso é fortalecer o BH Airport como hub de conexões, negociando novas rotas diretamente com as companhias aéreas e reforçando nossa vocação para encurtar distâncias e conectar destinos”, destaca Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.
Desembarque 1
Vale reforçar que a reinauguração do Desembarque 1, reformado para aprimorar a experiência do passageiro, trouxe uma nova configuração operacional para as companhias aéreas O BH Airport recomenda atenção às mudanças e à sinalização: o Desembarque 1 está dedicado exclusivamente à Azul, enquanto o Desembarque 2 atende Gol e Latam. Caso o passageiro saia por uma sala diferente daquela destinada ao voo, poderá ter transtornos na recuperação da bagagem, como a necessidade de deslocamento para a sala correta. Passageiros sem bagagem despachada poderão desembarcar por qualquer uma das salas.
A nova infraestrutura, mais moderna e funcional, amplia a comodidade, a segurança, a eficiência operacional e a agilidade no fluxo de circulação, consolidando o aeroporto como referência em inovação tecnológica e arquitetônica. São 2 mil metros quadrados de layout totalmente renovado e diversas melhorias. Entre os avanços, destaque para as cinco esteiras adicionais de bagagem, os dois novos conjuntos de banheiros (masculino, feminino, prioritário e fraldário), as câmeras de monitoramento e sistemas eletrônicos de última geração, as melhorias em climatização, sinalização (wayfinding), elevador, escadas rolantes e área para carrinhos de bagagem.

