No calendário da Vindima, programação resgata tradições italianas no Salão da Comunidade de São Pedro
Entre cores, aromas e sabores, a celebração da Vindima na Serra Gaúcha virá com programação repleta de atrações que vão muito além da emblemática colheita das uvas nas videiras. Uma delas homenageia o legado cultural dos imigrantes italianos que colonizaram a região com muito charme e personalidade: a segunda edição do Baile de Máscaras Rider, Bever e Balar, no Caminhos de Pedra.
Agendado para o dia 24 de janeiro de 2026, promete conduzir os participantes por uma verdadeira viagem no tempo, movida a diversão e tradição. “Por meio de pesquisa, identificamos que, por volta da década de 1920, a comunidade promovia bailes de máscaras nas antigas casas do roteiro. Esses encontros eram momentos de alegria e descontração em meio ao intenso período de trabalho durante a colheita da uva. Tradicionalmente, os festejos antecediam a Quaresma, simbolizando um tempo de celebração antes da pausa e da reflexão religiosa”, conta Vanessa Cantelli, que integra o Comitê de Eventos da Associação Caminhos de Pedra, promotora do evento.
Nessa época, complementa Vanessa, as famílias adaptavam a festa às suas condições econômicas, transformando recursos limitados em expressão de arte e de diversão. Trazendo a tradição para os dias atuais, o uso de máscara, inspirado no Carnaval de Veneza, resgata esse costume antigo e incorpora-o às festividades do calendário oficial da vindima de Bento Gonçalves, mantendo viva a memória e a tradição da região.
Segunda edição com experiências mais completas
Realizado pela primeira vez em 2025, o Baile de Máscaras integrou a comunidade local aos turistas que visitam a região durante o período da vindima em dois momentos distintos: uma feira com produtos alusivos à época e, à noite, a festividade dançante. Para a segunda edição, a proposta oferece uma experiência ainda mais completa: o ingresso, no valor de R$ 150, inclui o baile, a máscara e a gastronomia, que será servida em formato de mesa de antepastos, com petiscos típicos da culinária local. A animação ficará por conta do Gruppo Girotondo, de Caxias do Sul. Durante a programação, estarão disponíveis para aquisição vinhos e espumantes das vinícolas dos Caminhos de Pedra.
“O Baile de Máscaras se consolida como uma experiência cultural autêntica, capaz de envolver o visitante em um mergulho na história, na gastronomia e na identidade da região. Essa vivência proporciona um encontro entre passado e presente, tornando-se parte do contexto vivo que compõe o Roteiro Caminhos de Pedra”, destaca Vanessa. Os ingressos poderão ser adquiridos na secretaria dos Caminhos de Pedra, localizada na Casa Merlin, ou com os noveneiros que serão indicados posteriormente pela comissão organizadora do evento. As atividades ocorrem no Salão da Comunidade de São Pedro.
SERVIÇO:
O quê: Baile de Máscaras Rider, Bever e Balar
Quando: 24 de janeiro de 2026, às 20h30 min
Onde: Salão da Comunidade de São Pedro
Ingressos: R$ 150 por pessoa – gastronomia e máscara inclusas
Atração: Gruppo Girotondo
Cardápio: Charchutaria, queijos coloniais, salgados, pratos quentes, doces, bolos e cucas





