Iniciativa pioneira da GOL para compensação de SAF é reconhecida em evento em Brasília e será premiada durante a COP30

O projeto piloto de Book & Claim da Companhia está entre os 48 cases destacados pela SB COP – Sustainable Business COP30 na quarta-feira (15), na capital federal, e será condecorado durante o evento global sobre as mudanças climáticas, em Belém

O projeto piloto de compensação de SAF pelo modelo Book & Claim, da GOL Linhas Aéreas, realizado de forma pioneira no Brasil em junho de 2024, foi reconhecido na última quarta-feira (15), em Brasília, em evento promovido pela SB COP – Sustainable Business COP30 em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.

O encontro de nome “Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda do Clima”, além de promover painéis que debateram a bioeconomia, a transição energética e a descarbonização, entre outros temas, elencou 48 cases inovadores e escaláveis, oriundos do setor privado, que apresentam soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas.

A SB COP é um movimento de representação empresarial criado para a atuação antes e durante o grande encontro sobre as mudanças climáticas que acontecerá, em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Em agenda paralela à COP30, no evento denominado Diálogos Empresariais, no dia 12 de novembro, serão premiados os 48 cases. São iniciativas que geram resultados tangíveis e estão alinhadas ao Acordo de Paris, tratado internacional que visa limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius, com esforços para mantê-lo abaixo de 1,5 grau Celsius em relação aos níveis pré-industriais. No total, foram analisados 670 cases.

Pioneirismo na compensação de SAF

A iniciativa da GOL permitiu, no ano passado, a primeira compensação de SAF (Sustainable Aviation Fuel) no Brasil por meio do sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade, para uma operação robusta e com credibilidade, no processo de descarbonização da aviação. 

O piloto da GOL integrou o Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em SAF com sede na Holanda. Na ocasião, o projeto apoiou a GOL na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo o combustível sustentável de aviação para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permitiu à GOL inserir os benefícios ambientais na América Latina – região ainda sem disponibilidade de SAF físico.

“Estamos honrados com o reconhecimento dessa iniciativa pioneira da GOL e com o prêmio a ser anunciado durante a COP30. Com o piloto do Book & Claim, demonstramos como o método de reserva de SAF e reembolso em forma de créditos de carbono, de extrema importância para nossa indústria, poderia funcionar para o Brasil, contribuindo para a evolução do tema no país”, afirma Eduardo Calderon, diretor de Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL.

Mostrando como o compartilhamento de custos funcionaria, o piloto do Book & Claim trouxe à tona, ainda, a pauta sobre o impacto que o preço do SAF pode exercer no preço das passagens aéreas no Brasil. Mesmo com uma grande corporação internacional dividindo os custos do SAF – que custa mais de três vezes o preço do querosene de aviação (QAV) -, o valor ficou duas vezes maior do que o combustível tradicional.

“Esse projeto de compensação de SAF também corrobora para a construção colaborativa de medidas para apoiar os passageiros e as companhias, um tema que é tão necessário quanto urgente para garantir que a conectividade não seja afetada”, completa Eduardo Calderon.

Meta e desafio globais

O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 globais e está comprometido com a descarbonização. Desde a criação do CORSIA (programa de redução e compensação de CO2 na aviação) pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional), em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões da aviação internacional. 

O SAF é um dos pilares para atingir esse objetivo. O Brasil tem a oportunidade de apoiar o mundo todo com esse esforço, e isso deve ser feito sempre garantindo a viabilidade econômica para o fortalecimento contínuo da conectividade doméstica. 

A GOL e o Grupo ABRA, holding da qual a Companhia faz parte, apoiam o SAF verdadeiramente sustentável, tanto em termos ambientais, levando em consideração o impacto na água, na atmosfera e na biodiversidade em escala, quanto financeiramente, permitindo que o Brasil exporte SAF de alta qualidade, sem prejudicar a força e o desenvolvimento do seu transporte aéreo.

Related Posts:

Bem-vindos!

Fique por dentro das novidades do mundo do turismo!

Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Posts Populares

  • All Post
  • DESTINOS NACIONAIS
  • DESTINOS INTERNACIONAIS
  • DESTAQUES
  • CONECTADO

Instagram

Edit Template

© 2014-2024 Copyright